Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mesa redonda discute formação para o trabalho

Mesa redonda discute formação para o trabalho

IV Seminário de alinhamento do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ocorre no auditório da Câmara Municipal de Goiânia

• Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 11h14
  • Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 20h48

Mesa redonda de abertura do IV Seminário Nacional de Alinhamento do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) discutiu na quarta-feira, 7, o tema "Formação para e no trabalho", no auditório da Câmara Municipal de Goiânia. A atividade foi realizada no encerramento do primeiro dia de evento e contou com a participação de representantes do programa de pós-graduação de todo o país. O tema foi trabalhado pelas professoras Sandra Soares Della Fonte, da Universidade Federal do Espírito Santi (UFES) e Carla Comerlato Jardim, que é reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha).

A exposição foi iniciada com apresentação da docente da UFES, Sandra Soares. Para ela, o trabalho consiste numa ação criativa e criadora do ser humano com a natureza e com outros seres humanos, ao passo que sua definição central é ser fundante do ser humano. "Relacionar educação e trabalho significa recuperar a nossa condição de agentes da história. Qualquer teoria educacional contra-hegemônica precisa abraçar a emancipação humana", afirma.

Para Sandra, o local mais apropriado para a prática desta educação transformadora se trata dos Institutos Federais, pela proposta de trabalhar com educação profissional, mas com perspectiva de formação integral do ser humano.

Após a exposição da docente da UFES, a reitoria do IFFarroupilha completou as proposições teóricas demonstrando a evolução da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica e suas abordagens educacionais para a formação. Para ela, os Institutos são uma ruptura histórica na educação brasileira. "O modelo proposto visa quebrar a dicotomia histórica da educação brasileira onde escolas profissionais e universidades dividiam-se entre o fazer e o pensar", afirma.

As palestrantes também ressaltaram a necessidade do programa em se manter fiel às bases conceituais de sua criação, demonstrando seu valor científico de produção de conhecimento.

O IV Seminário de Alinhamento do ProfEPT segue até a sexta, 10, com atividades na Câmara Municipal de Goiânia e no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Confira o álbum de fotos.

Leia outras notícias sobre o evento:

Produto educacional é tema de debate

Coordenadora da Capes aponta para fortalecimento dos programas profissionais

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos/IF Goiano