Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Cidade de Goiás > Notícias do Câmpus Cidade de Goiás > Construção de galinheiro agroecológico mobiliza estudantes
Agroecologia

Construção de galinheiro agroecológico mobiliza estudantes

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2024, 11h01 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 11h05

A ação é uma parceria com a UFG

Estudantes aproveitaram a manhã para iniciar a construção do galinheiro agroecológico

Hoje, dia 02 de agosto, foi dia de mutirão no IFG para a construção de um galinheiro agroecológico em sistema de piquetes rotacionados. A ação mobilizou estudantes do Bacharelado em Agronomia e do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia, além dos estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Goiás (UFG). Essa primeira etapa inclui a construção das paredes laterais feitas de tijolo de adobe, posteriormente será realizado fechamento com taipa e o telhado, na última etapa está previsto a construção de ao menos cinco piquetes com alambrados para a rotação das aves.

A professora de agroecologia Iara Pina que acompanhou a atividade explicou que a ação está ligada à disciplina de Zootecnia 2 da Agronomia e de Produção Animal Agroecológico do curso de Agroecologia. " O espaço é planejado para uma média de 50 a 70 aves, a ideia é que aqui os estudantes acompanhem como funciona o sistema de criação de galinhas caipiras, e que nós também possamos ocupar e aproveitar melhor essa área do IFG, onde já desenvolvemos experimentos com plantações diversas".

O coordenador do curso de Agronomia Gabriel Caymmi disse que a ação é uma parceria com o curso de Arquitetura da Universidade Federal de Goiás (UFG) que inclusive tem alguns estudantes egressos do extinto curso de Edificações do IFG. "O pessoal da UFG produziu os tijolos de adobe no laboratório do curso, dentro da disciplina canteiro experimental, e aqui poderão colocar em prática as técnicas de adobe e taipa, muito utilizada nas construções vernaculares do centro histórico, também temos o apoio do projeto de extensão Ybipitanga ligado á UFG e ao IPHAN, a ação é um laboratório aberto para as duas Instituições".

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás