Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Ensino prepara alunos para concursos nacionais de redação

Projeto de Ensino prepara alunos para concursos nacionais de redação

Projeto Caminhos da Escrita atua na construção da identidade pessoal e social e prepara alunos para Olimpíada e concurso

• Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 11h04
  • Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 10h44
Alunos do ensino médio integral e EJA são participantes das oficinas

Oficinas de redação integram projeto de ensino Caminhos da Escrita, realizado no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). As atividades são para alunos dos cursos do ensino médio técnico das modalidades integral e Educação para Jovens e Adultos (EJA) e tem por objetivo, além de contribuir para a construção da identidade pessoal e social, a preparação de alunos para o 11º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU) e para a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa.

O projeto é coordenado pela professora de língua portuguesa, Gláucia Mendes da Silva, e as oficinas tiveram início na semana passada, no Câmpus Formosa, com o objetivo selecionar as redações que irão participar do 11º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU) deste ano, com o tema Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!.  O concurso está com inscrições abertas até 23 de agosto.

Além disso, as oficinas de redação também visam eleger os textos participantes da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, com o tema O lugar onde vivo, que disputarão na categoria artigo de opinião e documentário.

Detalhes

O projeto de ensino consiste na realização de quatro oficinas preparatórias, duas ainda em maio e outras duas no mês de junho, explorando os temas com leituras diversas, debates e outras metodologias. Com as inscrições já encerradas, a professora Gláucia se diz satisfeita com a procura pelas oficinas. “Temos 30 alunos inscritos e há 10 na lista de espera”, relata a docente. (Acesse aqui a lista).

Os alunos aprenderão técnicas e estratégias de escrita de textos dissertativo-argumentativos e roteiros. A seleção dos textos que irão participar dos concursos será feita até 26 de julho, pelos professores da área, Ana Paula Melo Saraiva Vieira, Daniele Gonçalves Dias, Lemuel Gandara, Tássia Gabriela Delgado da Silva e Gláucia Mendes. Os selecionados serão premiados no dia 9 de agosto.

No ano passado, o resultado da oficina apresentou bons frutos: a aluna de Biotecnologia Joana Silveira Endres, que cursava o 2º ano, venceu o concurso nacional de redação da CGU na sua categoria, defendendo a tese “o mundo não é dos espertos”. Acompanhada pela mãe, Elda Vicente da Silveira, e pela professora Tássia Gabriela Delgado da Silva, Joana foi a Goiânia receber a premiação no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás.

ETAPA

PERÍODO

13 a 22 de maio

16 a 22 de maio

Oficina 1: Temas e textos: explorando os temas propostos.

24 de maio

Oficina 2: Técnicas de escrita para elaboração do texto dissertativo-argumentativo.

31 de maio

Oficina 3: Estratégias de leitura e escrita: do rascunho ao roteiro.

7 de junho

Oficina 4: Formosa: que “buraco” é esse? A cidade onde vivo, uma construção identitária.

15 de junho

Recepção das produções (textos e documentários)

15 a 29 de junho

Seleção dos textos para a CGU

22 a 26 de junho

Seleção dos textos e documentários para a OLP

22 a 26 de junho

Divulgação dos resultados da seleção local

Premiação local

Submissão dos textos e documentários às plataformas da CGU e da OLP

Até 19 de agosto

Lançamento das horas-atividades e certificação aos participantes

Até 30 de agosto

Acesse aqui a Lista de Alunos Sorteados e  a Lista de Espera das Oficinas.

Leia aqui matéria sobre a aluna do IFG/Câmpus Formosa, vencedora do 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU.

Acesse aqui a página da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Acesse aqui a página do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa