Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFG participam de competição de drones
Início do conteúdo da página
FÓRMULA DRONE

Estudantes do IFG participam de competição de drones

SAE Brasil Fórmula Drone acontece em Itajubá (MG) e reúne estudantes do ensino profissional técnico de nível médio de todo país

  • Criado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 17h54
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h44
Competição de drones acontece em Itajubá (MG) de 1 a 4 de agosto
Competição de drones acontece em Itajubá (MG) de 1 a 4 de agosto

Sete estudantes dos cursos técnicos integrados do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG), acompanhados pelos professores Renato Veloso e Bruno Rodrigues, participam do projeto SAE Brasil Fórmula Drone, que ocorre em Itajubá, Minas Gerais, de 1 a 4 de agosto.

A competição, que acontece desde 2016, fica a cargo da Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade. Voltada a estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio de todo país, a iniciativa possui caráter educacional e visa incentivar a pesquisa e o empreendedorismo.

Para garantir a participação na competição deste ano, a equipe teve que desenvolver o detalhamento do projeto, a construção do drone e testes, até colocá-lo efetivamente à prova diante de outros projetos congêneres.

Em Itajubá, os estudantes terão que fazer apresentação oral para comissão avaliadora e, em seguida, haverá quatro missões a cumprir: decolagem, medição de alvo, alijamento dinâmico de objeto em alvo, passagem por frames, e transporte de carga entre dois pontos.

O professor Renato Veloso reafirma a importância da participação no evento, que busca estimular novos conhecimentos na área de pesquisa e inovação tecnológica: “Cada parte do projeto, desde a construção até o voo foi um aprendizado, no qual apoiamos os alunos e aprendemos, sobretudo, com os nossos erros”.

Na montagem e planejamento, os estudantes fizeram uso de diversas áreas de conhecimento, como geoprocessamento, mecânica, robótica, língua inglesa e matemática. Um importante auxílio também foi dado pelo engenheiro agrícola Gustavo Veloso, que contribuiu com as peças e orientação do projeto.

Quem irá pilotar o drone será o estudante Lucas Enri, que admite sentir vontade de logo montar o seu próprio aparelho. “Alguns dias foi preciso ficar até tarde estudando no câmpus, e é muito compensador ver algo que a gente montou pegando voo”, declara.                                                                                           

O capitão da equipe, Vitor Moraes, conta que desenvolver o equipamento trouxe uma ampla aprendizagem à equipe: “tivemos pouco tempo, então foi necessário dividir o grupo, o que possibilitou o conhecimento em diversas áreas”, afirma.

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página