Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programa De Volta ao IFG busca estreitar laços entre servidores aposentados e a Instituição
Evento

O lançamento do programa foi realizado durante evento na manhã desta sexta, 30, no Câmpus Goiânia

• Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 12h45
  • Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 14h37
Programa "De Volta ao IFG" foi lançado na manhã de sexta, 30, e visa integrar os servidores aposentados.

Trazer de volta à casa os servidores aposentados da Instituição e integrá-los novamente ao espaço que tanto contribuíram com seus trabalhos é um dos objetivos do programa De Volta ao IFG que foi lançado na manhã desta sexta-feira, 30, durante evento realizado no auditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia. O evento marcou o início do novo programa, que integra a Política de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Goiás.

O programa De Volta ao IFG visa promover ações contínuas para a integração dos servidores aposentados do IFG, valorizando suas experiências e conhecimentos, bem como almeja aproximá-los dos professores e servidores técnico-administrativos que estão na ativa. Para tanto, a Instituição pretende desenvolver uma série de atividades, como: banco de talentos, projeto de inclusão digital, de comunicação e de redação, projeto de educação financeira, realização de uma feira para o resgate de memórias, encontros de servidores aposentados, dentre outras ações que serão articuladas pela Instituição em diálogo com os servidores aposentados.

O novo programa é fruto de parceria interinstitucional entre o Instituto Federal de Goiás e o Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef – GO). A iniciativa é gerida pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do IFG, com apoio da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, por meio das Coordenações de Atenção à Saúde do Servidor, de Aposentadoria e Pensões e de Gestão de Pessoas, da Reitoria do IFG, e do Sintef-GO.

Lançamento

O lançamento do programa contou com apresentação cultural da Cia. de Teatro Senhora do Cerrado.
O lançamento do programa contou com apresentação cultural da Cia. de Teatro Senhoras do Cerrado.

Esse primeiro evento do programa De Volta ao IFG foi marcado pela apresentação cultural da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, que é composta por mulheres da terceira idade e visa empoderar mulheres com mais de 60 anos e atuar no enfrentamento real da velhice. A companhia teatral goiana é dirigida pelo diretor Wadson Arantes Gama e está vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Goiânia. Numa apresentação cultural cheia de gingado com influência das congadas e também marcada por declamações de poemas, o grupo de senhoras abrilhantou a abertura do programa e mostrou que a idade e a aposentadoria não são empecilhos para se usufruir o melhor da vida.

No lançamento do programa, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, disse que considera relevante que os servidores aposentados possam voltar à Instituição para contarem suas histórias e contribuírem com suas experiências. “ Uma Instituição que tinha entre 200 a 300 servidores e hoje tem mais de 2 mil servidores, houve uma mudança muito significativa, houve uma renovação, isso no período de Cefet para o Instituto Federal de Goiás, sem contar a Escola Técnica. Então, não podemos perder esse elo. Acredito que essa ação tem uma grande importância para a história da nossa Instituição”, frisou o professor Jerônimo Rodrigues.

Além do reitor, participaram da mesa de abertura do evento o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do IFG, Amaury França Araujo; a diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Maria de Lourdes Magalhães; o presidente do Sintef-GO, professor Marcelo Lira. Na solenidade, os detalhes da programa foram apresentados pela coordenadora de Assistência ao Servidor da Reitoria do IFG, Bruna Borges.

Mesa de abertura de lançamento do programa
Mesa de abertura do lançamento do programa "De Volta ao IFG".

Aposentados

Entre os servidores que prestigiaram o lançamento do programa estava a professora aposentada Laudelina Batista. Ela, que é mãe da servidora do Câmpus Goiânia do IFG Martha Araújo do Prado, revela que sente muita saudades da Instituição, onde trabalhou por 30 anos, sendo 25 dedicados a lecionar nas áreas de Geografia e História e depois atuou no serviço de orientação pedagógica na época da antiga Escola Técnica Federal de Goiás. “Aqui marcou muita a minha vida”, destacou.

Professora aposentada, Laudelina Batista, e sua filha e servidora do Câmpus Goiânia do IFG, Martha Araújo.

Para a senhora Laudelina, é com muito orgulho que vê a filha trabalhando hoje na mesma Instituição. A servidora Martha Araújo lembra que, desde criança, ela e seus irmãos vinham para onde hoje é o Câmpus Goiânia do IFG e participavam de atividades no espaço. “Quando minha mãe fazia um curso de especialização aqui dentro, ela estava grávida de mim. Então, eu estou aqui desde o ventre”, enfatiza Martha.

Um dos participantes do evento, o servidor aposentado do Câmpus Goiânia do IFG, Antônio José de Mendonça, mais conhecido como “Toninho”, disse que ficou emocionado com o encontro e sente saudades de seus mais de 30 anos de trabalho na Instituição. Ele sugeriu ainda criação de um grupo institucional para manter a comunicação entre os servidores aposentados.

Servidor aposentado Antônio José de Medonça, mais conhecido com
Servidor aposentado Antônio José de Mendonça, mais conhecido com "Toninho", disse que ficou emocionado com o encontro.

Veja mais fotos na página do Facebook do Câmpus Goiânia

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia