Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG abre chamada pública para credenciamento de docentes para mestrado profissional
Pós-Graduação

Há oportunidades para professores atuarem como docente permanente e colaborador do curso de mestrado

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 15h16
  • Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 12h16

O Instituto Federal de Goiás, por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Câmpus Jataí, divulgou Chamada Pública com informações sobre os critérios e os procedimentos para solicitação de credenciamento de novos docentes para atuação no quadro do curso de mestrado profissional nas categorias docente permanente e colaborador.

As inscrições começam no dia 20 de março e terminam no dia 24 do mesmo mês.

De acordo com a Chamada Pública, para participar da seleção, o docente deverá ser portador de título de doutor ou de livre docente, obtido em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. Além disso, deverá apresentar produção científica (pelo menos, duas publicações acadêmicas nos últimos três anos), em conformidade com as exigências mínimas expressas no Documento da Área de Ensino da Capes, vigente no período da solicitação.

Para solicitar o credenciamento na categoria de docente permanente, é preciso que o candidato ocupe cargo de professor do quadro efetivo do IFG. Os docentes permanentes serão enquadrados e declarados anualmente pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) na Plataforma Sucupira e devem atender a todos os pré-requisitos elencados na Chamada Pública.

Podem solicitar credenciamento como docente colaborador professores do quadro efetivo de uma instituição de Ensino Superior Federal que preencherem os requisitos dispostos no documento de seleção. Da mesma forma que o docente permanente, além de ser enquadrado e declarado anualmente pelo programa de pós-graduação na plataforma Sucupira, a atuação do colaborador precisa ser limitada a 40 horas semanais (levando em conta a soma dos dois PPG em que este pode atuar).

Inscrições

As inscrições para o credenciamento estarão abertas no período de 20 a 24 de março, das 13h às 18h, na sala da Coordenação da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Câmpus Jataí. Os candidatos residentes em outras cidades poderão fazer a inscrição por meio de procuração cartorial ou por Sedex. No segundo caso, toda documentação deverá ser encaminhada para o Câmpus Jataí (ver o endereço na Chamada) até a data limite do período de inscrição.

Os interessados poderão se inscrever para uma das linhas/sublinhas do Programa:

Linha de Pesquisa     Sublinhas

Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade
 -----
Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática . Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
. Educação Matemática
. Ensino de Física
. Ensino de Química
Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática  . Currículo e avaliação
. Linguagem, cultura e sociedade
. Políticas e gestão da educação e da sala de aula

A seleção dos docentes será realizada por Comissão de Avaliação, composta por professores permanentes do Programa de Mestrado Profissional em Educação para as Ciências e Matemática do IFG, designada pela coordenação do curso.

Depois das inscrições, entre os dias 28 e 30 de março, a Comissão de Avaliação irá analisar as propostas. Segundo o cronograma, a critério da Comissão, entrevistas e esclarecimentos sobre a linha/sublinha poderão ser realizadas no dia 31 de março. O resultado do processo de credenciamento será divulgado no dia 5 de abril.

Acesse a Chamada Pública.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.