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GESTÃO

Sistema SUAP ganha novas funcionalidades

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 10h19 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 14h02

Foram alterados os alguns módulos: geral, documento eletrônico, processo eletrônico e outros

Layout e outros módulos foram melhorados
Layout e outros módulos foram melhorados

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) passou a contar desde o último sábado, 19, com novas funcionalidades, após uma atualização realizada com a versão mantida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Com a nova versão, foram feitas mudanças no layout, disponibilizando novos módulos e funcionalidades, além de correções de erros e implementação de melhorias.

Segundo a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal de Goiás (IFG), “O trabalho de atualização, realizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas e Coordenação de Infraestrutura e Redes da Diretoria de Tecnologia da Informação, durou cerca de oito meses para que todo o código customizado pelo IFG pudesse ser integrado a uma versão mais recente disponibilizada pelo IFRN. Destaca-se ainda que todas as funcionalidades em uso pela Instituição foram testadas para garantir o pleno funcionamento do sistema após essa complexa atualização”.

A DTI informa que, caso a tela do SUAP apresente alguma desconfiguração, é preciso pressionar as teclas Ctrl + F5 para atualizá-la. Entre as principais funcionalidades incluídas nesta atualização estão:

Geral:

- Melhorias na interface de usuário e correção de erros internos;

- Disponibilização de novo tema: Gov.br;

- Tela de notificações para alertar o usuário de prazos e ações do sistema. Nesta tela, o usuário pode gerenciar quais notificações quer receber;

- Logins realizados em dispositivos desconhecidos passam a ser notificados por e-mail ao usuário;

- Acesso de pessoa estrangeira por número do passaporte;

- Foram disponibilizadas funcionalidades em diversas páginas para melhoria de acessibilidade;

- Permissão do usuário de informar erro em tela do SUAP diretamente pelo sistema, para que seja atendido pela equipe de TI;

 

Documento Eletrônico:

- Disponibilização da opção de favoritar documento (marcando o ícone estrela). Os documentos favoritados ficam agrupados no menu Favoritos do Dashboard;

- A funcionalidade Registro de Emissão permite realizar o registro de documentos emitidos, podendo cadastrar a data de emissão, o código verificador, o documento em pdf e gerenciar a validade do mesmo;

- Ao realizar o registro de emissão de documento, será possível a verificação de autenticidade do documento em página pública;

- Exibição da informação do tamanho, em Mb, atual e máximo permitido pelo SUAP para criação de um documento eletrônico;

- Permissão para solicitar assinatura de alunos (login pela matrícula) não precisando mais cadastrar o aluno como prestador de serviços.

 

Processo Eletrônico:

- Permissão de exportar a relação de processos para uma planilha;

- Mais filtros para pesquisar na caixa de processos;

- Melhorias na interface de visualização de documentos do processo;

- Permissão ao servidor de visualizar em tela única todas as permissões que possui no módulo de documento e processo eletrônico, onde o próprio servidor poderá retirar a permissão quando for necessário.

 

Gestão de Pessoas:

- Disponibilização do módulo de Pagamentos, que realiza processos de cálculos de pagamento. Neste momento foram disponibilizados 15 tipos de cálculos;

- Reativação temporária de servidores, para casos em que o servidor não possui mais vínculo, porém necessita ter acesso ao sistema por mais um período;

- Importação de dados dos servidores do SIAPE via Webservice, permitindo atualizar dados dos servidores de forma mais facilitada e sem necessidade de aguardar a rotina semanal de atualização;

- Novo submódulo para gestão de servidores em licença capacitação;

- Novos relatórios de gestão de pessoas disponíveis.

 

Contratos:

- Novos cadastros de tipos de anexos e tipos de documentos comprobatórios.

 

Central de Serviços:

- Novos filtros na tela de Indicadores (menu Central de Serviços > Relatórios > Indicadores).

 

Atividades Estudantis:

- Melhorias no perfil do aluno e na tela de inscrição, em Programa Estudantil.

 

Ponto Eletrônico:

- Novo relatório: Abonar Frequências por Setor.

 

Extensão:

- Demandas Externas - Nova funcionalidade que para abrir um canal de comunicação com a comunidade externa para possibilitar a apresentação de demandas.

 

Plano de Trabalho Docente:

- Disponibilização do portal público para acesso aos planos e relatórios de atividades docentes;

- Melhorias nas notificações aos usuários.

 

Novo Módulo: Gerenciador de Projetos:

- Módulo que substituirá o sistema Redmine (projetos.ifg.edu.br) para gestão de projetos institucionais.

 

Outros módulos disponibilizados para análise e implantação de acordo com a priorização do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e setores demandantes:

- Gestão de eventos

- Tesouro Gerencial

- Boletim de Serviço

- Catálogo Digital / Integração com Gov.br

- Demandas de TI

- Desenvolvimento Institucional / Acompanhamento do PDI e Planejamento Estratégico

 

Histórico

Desde a adoção do SUAP, em 2012, diversos módulos foram implantados no IFG para automatizar processos institucionais, gerir informações e subsidiar a gestão na tomada de decisão. Segundo a DTI, são mais de 50 mil acessos por mês no sistema, mais de 30 módulos implantados e em utilização no IFG. Dentre os módulos em uso, destacam-se: Gestão de Pessoas, Atividades Estudantis, Projetos de Pesquisa, Ações de Extensão, Central de Serviços, Processo e Documento Eletrônico, Encceja, Ponto Eletrônico, Frota, Contratos, Visitantes, CENSUP, Reserva de Ambientes, Cursos e Concursos, Enquetes, Comunicador/Ensino, CNPQ; Afastamento e Plano de Trabalho Docente.

A DTI afirma que os próximos módulos do SUAP a serem implantados seguirão a priorização de demandas de sistemas contida no PDTI 2021-2023, que está disponível no link: https://www.ifg.edu.br/dti?showall=&start=3 

 

Acesse o SUAP IFG e conheça as novas funcionalidades.

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria

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