Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre Gênero e Sexualidade marca o mês do orgulho LGBT
Diversidade

Palestra sobre Gênero e Sexualidade marca o mês do orgulho LGBT

A apresentação será feita pela professora Keith Braga, do IFG Aparecida, estudiosa do tema

• Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 09h07
  • Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 19h39

Marcando o mês nacional da visibilidade LGBT e com o objetivo de promover uma reflexão acadêmica e conceitual sobre a homofobia em espaços escolares, a professora Keith Daiani da Silva Braga ministrará no dia 30 de junho, às 20 horas, a palestra “Gênero e Sexualidade: a problemática da homofobia na escola". Keith é estudiosa de gênero e sexualidade na educação e professora no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Sua apresentação será transmitida pelo YouTube, no canal Sabores em Libras, que pode ser acessado no link.

O evento é aberto a toda a comunidade interna e externa do IFG e a professora Keith destaca a importância de participação dos estudantes dos cursos de licenciatura, visando a “contribuir com uma formação docente na perspectiva da democracia, da inclusão e do respeito às diferenças”, afirma em sua proposta da palestra. A palestra será mediada pelos professores Alciane Barbosa Macedo Pereira e Thiago Cardoso Aguiar, além de contar com a participação de intérpretes de Libras.

Keith e os professores mediadores explicam, com referência a estudiosos da área a ser abordada na palestra, que pesquisas e estudos quantitativos sobre a diversidade sexual nos mostram que o Brasil é um dos países mais homofóbicos do ocidente. A homofobia diz respeito a um conjunto articulado de atitudes, posicionamentos, restrições e violências direcionadas às pessoas que não vivenciam sua sexualidade e/ou seu gênero em consonância com o padrão heterocentrado e, segundo esses estudos, a violência de natureza homofóbica opera na escola de maneira complexa, desde as formas visíveis, como as agressões, até os mecanismos mais sutis de silenciamento e apagamento da diferença.

As atitudes homofóbicas impactam na permanência e êxito de estudantes LGBTs na escola. Para os propositores do evento, uma das possibilidades pertinentes de enfrentamento da homofobia é o investimento em educação para a diversidade, perspectiva em que se insere a palestra.

Acesso à palestra no canal Sabores em Libras

Inscrições para receber certificado de participação

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia