Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Papel da arte no ensino médio integrado é o tema do segundo debate do festival
Início do conteúdo da página
15º Festival de Artes de Goiás

Papel da arte no ensino médio integrado é o tema do segundo debate do festival

Amanhã haverá mais um debate e apresentações artísticas. Inscrições para participação continuam abertas

  • Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 17h36
  • Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 08h50
Professora Mônica Mitchell, do IFG, apresentou os avanços já conquistados na Instituição
Professora Mônica Mitchell, do IFG, apresentou os avanços já conquistados na Instituição

 

“A arte é importante na vida e no mundo do trabalho.” Esse foi o argumento assertivo que a professora Andrezza Campos Moretti, do Instituto Federal de São paulo (IFSP) utilizou para defender que as diretrizes curriculares dos cursos técnicos integrados ao ensino médio fortaleçam o ensino da arte. Na mesma linha, a professora Mônica Mitchell, do Instituto Federal de Goiás (IFG) defendeu a garantia de espaço para a arte nos currículos.

As duas foram as convidadas da mesa-redonda realizada nesta quarta-feira, 4, que teve como tema “Diretrizes curriculares da Arte no ensino médio integrado do IFG”. O debate, mediado pela professora Luciana Bigolin Martini, do IFG, foi a atividade do dia do Festival de Artes de Goiás, que se estende até amanhã, quinta-feira.

A professora Mônica Mitchell fez questão de ressaltar a importância do Festival de Artes de Goiás, que neste ano chega à sua 15º edição. Segundo ela, ainda que realizado de forma virtual (em razão da pandemia do novo coronavírus), o festival é fruto de um trabalho coletivo dos professores de arte do IFG e revigora a comunidade acadêmica.

Mônica apresentou um trecho do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFG, no qual o Festival de Artes de Goiás está caracterizado como evento institucional. Também apresentou trecho do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) no qual a disciplina Arte está contemplada.

Segundo ela, essas foram conquistas muito importantes e, atualmente, o IFG está debatendo a reformulação das diretrizes curriculares de seus cursos. Os debates, comentou, iniciaram-se em 2018, avançaram em 2019, mas ainda não foram concluídos. Mas a proposta de reformulação aponta mais espaço para o ensino da arte, que está restrito ao primeiro ano dos cursos e passará a constar da grade curricular do segundo ano. “Um ganho fantástico”, disse.

Currículos de referência

A professora Andrezza Moretti contou os caminhos percorridos pelo IFSP para a sua reformulação das diretrizes curriculares, já em vigor, e para a elaboração dos currículos de referência dos cursos, em fase de consulta pública. Segundo ela, processos complexos, com muitos debates e embates na comunidade acadêmica.

No IFSP, as discussões sobre as diretrizes curriculares começaram em 2015, quando o governo federal lançou a proposta de reforma do ensino médio, fragilizando a arte, a filosofia, a sociologia e a educação física. O processo encerrou-se em 2017, quando as diretrizes curriculares foram aprovadas. Mas segundo ela, o fato de a arte ter sido contemplada dentro das linguagens não foi o suficiente.
Andrezza contou que, no IFSP, um mesmo curso pode ter matriz diferente dependendo de onde é ofertado (são 37 câmpus), porque as matrizes das cargas horárias devem levar em conta os objetivos dos cursos e há autonomia para os câmpus definirem esses objetivos.

O desafio, afirmou, é reforçar a importância da arte nos currículos de referência, elaborados com ampla participação dos professores e atualmente em consulta pública. Para a definição dos currículos foram observados o perfil do egresso, os objetivos dos cursos e os conhecimentos essenciais e conhecimentos potencialmente integradores.

A programação do 15º Festival de Artes de Goiás continua nesta quinta-feira, último dia do evento. Às 15h, será realizada uma nova mesa-redonda virtual. Conduzida pelo professor do IFG, Julio Vann, a mesa tratará o tema “Desafios e possibilidades no Ensino Remoto de Arte”. Fechando o Festival de Artes de Goiás, às 19h30, o palco virtual do evento dará espaço para o “Arrisque-se”, que trará apresentações artísticas e culturais da comunidade acadêmica do IFG.

A Comissão Organizadora Executiva do Festival de Artes 2020 prorrogou as inscrições para participação no evento. Elas podem ser feitas pelo link https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/7fea4dda-8e98-4461-9ebe-227652a42016/inscricao.

 

Assista ao vídeo da mesa-redonda.

Faça sua inscrição

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

Fim do conteúdo da página