Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Consciência Negra debate espaços de lutas, transformação e currículo antirracista
Encontro de Culturas Negras

Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais apresenta trabalhos científicos

• Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 11h38
  • Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 15h05
Apresentação de trabalhos no Encontro de Culturas Negras

Na manhã desta sexta-feira, 20, trabalhos científicos foram apresentados no Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Instituto Federal de Goiás. A atividade faz parte da programação do Encontro de Culturas Negras, que se iniciou na noite de ontem, 19. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do youtube/ifgcomunidade e marca uma data importante no dia de hoje, o Dia Nacional da Consciência Negra.

Trabalhos selecionados para o GT1 - Relações Étnico-Raciais e Políticas Educacionais no Brasil -, foram apresentados na manhã de hoje: A educação étnico-racial no ensino superior do Brasil: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Luciana Bigolin e Miguel Rego), Relações Étnico-raciais nos cursos de licenciatura do IFG (Marcella Suarez e Marcos Silva), Lei 10.639 de 2003: finalidades e implementações no município de Cristalina-GO (Michele dos Passos Nascimento) e Ciência e produção de saber por pesquisadoras e pesquisadores negros: descobertas de um licenciado em Química (João Paulo Rodrigues e Tânia Sampaio). Os trabalhos foram selecionados por meio de chamada pública do evento, publicada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Segundo a pesquisadora Luciana Bigolin, “todas as questões relacionadas às questões étnico-raciais são delicadas. O combate ao racismo é um problema de todos e precisa ser uma fala amorosa. O evento é importante para olharmos aos nossos pares, para vermos as pesquisas sendo feitas, isso nos faz olhar para nossas atividades em sala de aula. Isso vai fortalecendo os núcleos regionais de cada Instituto Federal, e isso vai pulverizando”, destaca.

A pesquisadora Marcela afirma, baseada na pesquisa realizada por ela, que ainda “não temos como assegurar que os estudantes estão concluindo seus cursos com uma educação antirracista. Se queremos um debate antirracista, uma escola antirracista, ele deve perpassar, de fato, por todo o currículo, todas as áreas. Como se constrói ou não um currículo antirracista? Currículo é um campo de disputa, ele reforça e reproduz estereótipos, preconceitos e racismos, reflete a história do seu país, seja de lutas ou disputas”, pontua.

Tânia Sampaio, que também apresentou seu trabalho, afirma que, se o IFG “assume nos seus documentos que as ações afirmativas são parte do seu eixo estruturante, então vamos ter que encarar os currículos”, diz. Para ela, as relações antirracistas, de gênero, de poder de gênero, precisam ser discutidas por todos e não apenas por negros ou mulheres.

Na manhã de hoje esteve presente no evento o professor Neville Júlio de Vilasboas e Santos, do Câmpus Anápolis, que atualmente é coordenador da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR). Ele chamou os participantes para uma reflexão sobre os desafios para se compreender a diferença que ainda existe entre o currículo prescrito e o currículo efetivamente praticado na Instituição, dentre outras questões. A mediação do GT foi realizada pela professora do Câmpus Aparecida de Goiânia, Keith Daiani da Silva Braga.

Programação

No período da tarde, estão previstos outros dois GTs com apresentação de trabalhos científicos: às 14 horas, o de História e cultura afro-brasileira e indígena, e, às 19 horas, sobre Estética, identidade e juventude negra. As transmissões do evento estão disponíveis no canal IFG Comunidade, no YouTube (acesse o canal). Durante a manhã, às 11 horas, estão previstas, ainda, apresentações artísticas a serem exibidas no canal.

Acesse o GT realizado na manhã de hoje: https://www.youtube.com/watch?v=GMNeygsLXqY

GT (tarde): https://www.youtube.com/watch?v=HlBwtviKJwc

GT (noite): https://www.youtube.com/watch?v=MbiFV3i0qKs

Acesse todos os trabalhos aprovados no evento.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.