Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Levantamento para planejar ações futuras sobre funcionamento na pandemia tem prazo prorrogado
GESTÃO

Dados subsidiarão Plano de Retorno Presencial Gradual e Seguro

• Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 10h07
  • Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 07h18
Servidores e estudantes podem preencher o formulário

O Instituto Federal de Goiás (IFG) prorrogou até o dia 6 de setembro o levantamento para planejar ações em relação ao funcionamento da Instituição na pandemia. Esse levantamento possibilitará ao IFG o acesso às informações preliminares para amparar o planejamento das ações futuras relacionadas à elaboração do Plano de Retorno Presencial Gradual e Presencial na Instituição.

O levantamento surgiu após o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) ter expedido o documento “Reflexões do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE/Conif) sobre o Retorno Gradual às Atividades nas Instituições da Rede Federal” (leia aqui), tendo em vista o avanço da vacinação no país e outros fatores que ensejam reflexões das instituições sobre o tema, o que inclui o Instituto Federal de Goiás (IFG). Os Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde também publicaram a Portaria Interministerial nº 5, com diretrizes para o retorno à presencialidade, desde que atendidas as condições de biossegurança. Nessa perspectiva, o IFG inicia um levantamento para a coleta de dados sobre a vacinação de servidores, estudantes e estagiários contra a Covid-19.

Levantamento

O levantamento realizado pelo IFG soma-se às ações realizadas desde o início da pandemia, que estão sendo desenvolvidas pelas instituições que integram a Rede Federal, em todo o país, e aos documentos norteadores existentes, a exemplo também das “Diretrizes para a Elaboração de Planos de Contingência para o Retorno às Atividades Presenciais nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” do Conif.

Devem preencher os questionários, até dia 6 de setembro, os servidores (técnicos e docentes), professores substitutos/temporários, estudantes e estagiários. Através destes questionários, de fácil preenchimento, o IFG espera levantar os dados referentes à vacinação contra a Covid-19, bem como identificar qual a vacina, quantas doses e qual o prognóstico futuro de vacinação dos integrantes da comunidade acadêmica.

Servidores e estagiários

Para o preenchimento do formulário, os servidores e os estagiários deverão, primeiro, realizar login em sua conta de e-mail institucional (nomedoservidor@ifg.edu.br) e, depois, clicar no link do Google Forms, realizando então o preenchimento do questionário: https://forms.gle/eo1ZZLjULQ9QWRRZ7

Estudantes

Já os estudantes deverão acessar o Q-Acadêmico, local onde o questionário destinado aos alunos estará disponível para o preenchimento. Cabe ressaltar que é muito importante que todos participem do levantamento que permitirá ao IFG conhecer o cenário atual de vacinação de sua comunidade acadêmica e, posteriormente, planejar e elaborar as ações futuras, dentre elas o Plano de Retorno Presencial Gradual e Seguro às Atividades no IFG.

[ATUALIZAÇÂO] O documento “Reflexões do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE/Conif) sobre o Retorno Gradual às Atividades nas Instituições da Rede Federal” do Conif foi publicado dia 10 de agosto, pelo Conselho, e pode ser acessado no site do Conif, por meio do link:  https://portal.conif.org.br/images/pdf/2021/8_Agosto/Reflex%C3%B5es_Retorno_Gradual_Atividades_Presenciais_-_FDE_-_vers%C3%A3o_final.pdf

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria