Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado Profissional em Artes do IFG inicia defesas de dissertação de sua primeira turma
Pós-Graduação

A primeira pesquisa defendida foi a do agora mestre Igor Viana Monteiro, que abordou o multiculturalismo na educação musical coletiva

• Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 12h28
  • Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 09h43
Igor Viana Monteiro em sua defesa de dissertação do PROFARTES/IFG

O Mestrado Profissional em Artes -- Rede PROFARTES teve nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, a primeira defesa de dissertação de sua primeira turma no Instituto Federal de Goiás (IFG), iniciada em 2020. O agora mestre Igor Viana Monteiro apresentou o resultado de sua pesquisa intitulada “O Desabrolhar dos Cajuzinhos: a educação musical coletiva com instrumentos musicais como abordagem multiculturalista”. As defesas da primeira turma seguem até abril de 2023, até quando deverão ser apresentados os processos e resultados de outras pesquisas.

Educador musical e violinista, Igor Viana Monteiro destaca que a abordagem multiculturalista presente em sua pesquisa não se limita ao uso diversificado de repertório, prática comum nas escolas e que foi tomada como o problema de partida em sua pesquisa. Diferente disso, Igor investiga e propõe o multiculturalismo no sentido de dar voz a múltiplos grupos e de considerar a realidade social e cultural da turma com quem trabalha o professor de música. Em sua pesquisa, o novo mestre valeu-se de suas experiências pessoais e profissionais e buscou preencher lacunas existentes na área da Educação Musical com relação ao multiculturalismo. Ele é idealizador e responsável pelo Projeto de Ensino Coletivo de Violino intitulado "Orquestra Cajuzinhos do Cerrado".

Como produto de sua pesquisa no Mestrado Profissional, Igor Monteiro apresenta dois e-books com proposta diferenciada para professores e para estudantes da Educação Básica. A proposta foi idealizada a partir da verificação de que falta muito material bibliográfico nessa área nas escolas da rede básica de ensino. Nesse sentido, os e-books foram sistematizados não para funcionarem como métodos pelos professores, mas sim como condutores para a ação pedagógica multiculturalista, aplicando-a à realidade do grupo de alunos. Apesar de ter sido elaborado para violino, o material pode ser adaptado para outros instrumentos. O e-book destinado aos alunos trazem links no sentido de estimular a autonomia de leitura e pesquisa por parte dos estudantes.

A pesquisa “O Desabrolhar dos Cajuzinhos: a educação musical coletiva com instrumentos musicais como abordagem multiculturalista”, de Igor Viana Monteiro, teve como orientador o professor Me. Eliton Perpétuo Rosa Pereira. A banca avaliadora foi composta também pelos professores Dra. Gilka Martins de Castro Campos (UFG), Dra, Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral (UFG/IFG) e Dr. Cristiano Aparecido da Costa (IFG). Igor e seu orientador foram parabenizados pela banca de defesa, que considerou a pesquisa importante para o ensino da Arte e por contribuir com o enfrentamento do desafio da perspectiva multicultural na educação.

Agenda de defesas do PROFARTES

Outras 23 pesquisas realizadas pela primeira turma do Mestrado Profissional em Artes no IFG serão avaliadas por suas respectivas bancas até o final do mês de abril de 2023. Os mestrandos vão defender seus trabalhos abordando temas diretamente relacionados à prática docente em Arte na Educação Básica. A agenda dos exames de qualificação e defesa pode ser acompanhada pelo link http://www.ifg.edu.br/profartes?showall=&start=1

Para o coordenador do ProfArtes no IFG, professor Dr. Alexandre José Guimarães, essa etapa inclui o Câmpus Aparecida de Goiânia no contexto da pesquisa stricto sensu em Artes de alta qualidade e sua aplicabilidade direta no campo de trabalho dos discentes pesquisadores.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia