Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG é um dos três finalistas de premiação internacional promovida pela WFCP
Internacionalização

IFG é um dos três finalistas de premiação internacional promovida pela WFCP

Premiação será realizada no Canadá, entre os dias 23 e 25 de abril. IFG também participará do Guia Mundial de Boas Práticas da WFCP

• Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 15h32
  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 10h28

O Instituto Federal de Goiás é um dos três finalistas de uma premiação promovida pela World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP). O IFG submeteu o programa Lapassion em Rede, Metodologia Brampssol, ao Awards of Excellence 2023 da WFCP, na categoria Global Citizenship (Cidadania Global), que trata de experiências, estratégias e ferramentas para preparar estudantes para a cidadania global. A premiação ocorrerá no Congresso Mundial da WFCP, em Montreal, no Canadá, entre os dias 23 e 25 de abril. Além disso, devido à premiação, o IFG estará presente na quinta edição do Guia Mundial de Boas Práticas da WFCP. A premiação é um feito inédito tanto para o IFG quanto para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Como destaca Luciano Perilo, assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, “essa premiação internacional é um acontecimento sem precedentes nesta Instituição, o que dialoga diretamente com a máxima propagada: uma instituição pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. Esse reconhecimento do trabalho produzido no IFG escancara o sucesso da intersecção entre os corpos docente, discente e o quadro técnico-administrativo para um fim: a formação de sujeitos emancipados, autônomos e conectados ao mundo do trabalho”.

De acordo com Luciano, “isso significa que o programa Lapassion foi agraciado com uma premiação internacional de altíssima relevância, posto que a WFCP é uma referência na discussão de Educação Profissional no mundo”. Ainda segundo o gestor, “este é um trabalho feito a muitas mãos. Um trabalho coletivo e cooperativo, fundamental para nossa instituição e para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, agora, uma referência para o mundo. A metodologia Brampssol, desenvolvida no câmpus Itumbiara pelos professores Marcelo Escobar e Ghunter Viajante, e os discentes, agora egressos, João Eduardo Costa, Matheus Cabral e Nelson Rodrigues, é o pilar de sustentação e desenvolvimento do programa Lapassion em Rede, pois a partir desta ótica que se modelou a proposta à realidade e às necessidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica."

Painel

Além de ser um dos finalistas na categoria “Cidadania Global” e ser uma das instituições que estará presente na quinta edição do Guia Mundial de Boas Práticas da WFCP, o IFG também submeteu a experiência do Lapassion em Rede para relato no painel do Congresso Mundial da WFCP. A proposta foi aceita pela organização do evento e será exibida ao longo do congresso e, posteriormente, distribuída para toda a rede de instituições que compõem a WFCP.

Lapassion e WFCP

Tendo em sua base o protagonismo estudantil, o programa Lapassion em Rede, metodologia Brampssol, tem o objetivo de desenvolver conjuntos de projetos e práticas multidisciplinares, orientados ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, desenvolvidos por equipes de alunos de áreas e países diferentes. Como explica Luciano, “a metodologia foi concebida por alunos e para alunos sob uma ótica de verticalização do ensino. Essa experiência, oriunda de um projeto internacional, que se viabilizou por meio de uma cooperação voltada às boas práticas, evidencia não só a fundamental importância das relações internacionais e da internacionalização como eixo transversal ao tripé ensino, pesquisa e extensão, mas como prospectar oportunidades e projetar a instituição é uma estratégia sobretudo política para o desenvolvimento institucional”.

A  World Federation of Colleges and Polytechnics, por sua vez, é uma rede internacional de associações nacionais e regionais de instituições de ensino superior que concentra esforços na liderança da educação da força de trabalho para a economia global e que, também, conecta as instituições de ensino superior a outros atores do mundo do trabalho, como empregadores, conselhos setoriais, indústria, governo e agências de financiamento, para colaborar na ênfase da Educação Profissional em um ecossistema de competências.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.