Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “IFG pela Paz” surge em caráter permanente e para estabelecer ações coordenadas
Segurança nas Escolas

“IFG pela Paz” surge em caráter permanente e para estabelecer ações coordenadas

Reunião técnica para a construção de ações e intervenções no contexto da insegurança escolar é uma das ações iniciais

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 13h49
  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 10h28
“IFG pela Paz” surge em caráter permanente e para estabelecer ações coordenadas na Instituição

O Instituto Federal de Goiás (IFG) definiu nesta quarta-feira, dia 12 de abril, o desenvolvimento de um programa institucional intitulado IFG pela Paz, de caráter permanente e que prevê a realização de ações coordenadas. Algumas iniciativas já estão sendo realizadas e outras serão planejadas com o objetivo de promover a segurança nos espaços escolares, o acolhimento de estudantes, pais e servidores, além da formação da comunidade acadêmica para compreender os desafios inerentes ao momento de insegurança vivenciado por todas as regiões do país.

O IFG pela Paz  foi uma das pautas abordadas em uma reunião realizada no início da manhã de hoje, dia 12, que foi coordenada pela reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, e contou com as presenças de gestores da Reitoria. Na ocasião foram delineadas outras ações iniciais, a exemplo de uma reunião técnica que já ocorreu nesta tarde com a pró-reitora de Ensino, com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e com o pró-reitor de Extensão, além das chefias de departamento de Áreas Acadêmicas, representantes das coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente, das gerências de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e das coordenações de Assistência Estudantil de todos os câmpus.

Nesta reunião técnica estiveram em pauta diálogos para a construção de ações e de intervenções no contexto da insegurança escolar, com foco em dois grandes eixos: 1) ênfase às ocorrências do momento, como mecanismo de dimensionar os últimos acontecimentos e 2) abordagem e intervenções sobre as ações a serem desenvolvidas, tais como rodas de conversa, momentos de acolhimento, espaços para o diálogo e outros. Esses dois eixos serão trabalhados numa perspectiva multidisciplinar e com o cuidado necessário para não mobilizar os sujeitos para o fenômeno, bem como para tratar o tema sem ampliar os medos e sem menosprezar a preocupação legítima da comunidade.

Além das ações que integram o escopo pedagógico, o IFG atuará também de maneira administrativa, a partir de algumas diretrizes já definidas e que compreendem: reforçar o diálogo e as orientações sobre segurança com as empresas terceirizadas que são contratadas para realizar o serviço de vigilância das unidades do IFG; elaborar documentos norteadores para gestores e para a comunidade acadêmica em geral; e definir procedimentos específicos.

Codir

O assunto também será dialogado na reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) que está marcada para esta sexta-feira, dia 14 de abril. O Codir possui caráter consultivo, sendo instância de apoio ao processo decisório da Reitoria, e é composto pela reitora do IFG, que o preside, pelo diretor executivo, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos câmpus.

Conif

Atentos à situação de insegurança vivida pelas comunidades, os dirigentes das instituições que integram a Rede Federal estão reunidos desde ontem, 11, na 121ª Reunião Ordinária do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), em São Luís (MA), onde já foram deliberados alguns encaminhamentos: o Conif solicitará ao Ministério da Educação (Mec/Setec), com urgência, um protocolo de segurança para as instituições da Rede Federal, com base no que já foi apurado no relatório do GT de Transição do Governo; realização de uma campanha nacional de combate à cultura do ódio e para promoção da cultura a paz e da humanização, sendo esta uma ação permanente; ações de formação de gestores para atuação em situações extremas; além de outras ações que serão divulgadas em breve pelo Conif.

Outras iniciativas

Cabe ressaltar que o IFG já realiza ações rotineiras sobre diversos temas do contexto das relações interpessoais e do convívio na escola e em sociedade, sobre os espaços escolares, a cidadania, a saúde mental, os direitos humanos, o combate ao bullying, ao discurso de ódio, ao preconceito, à discriminação, ao racismo e pelo respeito às diversidades.

Essas ações também estão presentes nas semanas pedagógicas, em inúmeros eventos presenciais e virtuais, em reuniões pedagógicas, administrativas e com parceiros institucionais, nas atividades que são desenvolvidas em sala de aula e em projetos de ensino, pesquisa e de extensão que são realizados por servidores e estudantes do IFG. Sendo assim, o IFG pela Paz amplia essas ações rotineiras, constituindo-se como ação permanente institucional.

Escola Segura

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceira com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura e que teve início na última quinta-feira (6) e é coordenada pelo Governo Federal. As orientações para essas denúncias estão no link:  http://www.mj.gov.br/escolasegura.Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

O Ministério da Educação (MEC) integra o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Combate à Violência nas Escolas, que realizou a primeira reunião na semana passada, ocasião em que foi definido um cronograma de trabalho e foi realizado um debate com sugestões de ideias em relação às ações de enfrentamento ao problema da violência nas escolas.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.