Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Plenária encerra o 5º Seminário de Assistência Estudantil do IFG

Plenária encerra o 5º Seminário de Assistência Estudantil do IFG

Evento iniciou na quarta-feira, 12 de abril, e foi realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line

• Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 18h04
  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 10h28

Nos últimos três dias, o Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou a quinta edição do Seminário de Assistência Estudantil. Com o tema “Da assistência estudantil que temos à assistência estudantil que queremos”, o evento, que foi feito de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line, contou com uma ampla programação voltada a discussões sobre a assistência estudantil dentro do IFG.

Nesta sexta-feira, 14 de abril, foi realizada uma mesa de diálogos com o tema “A materialidade da Assistência Estudantil pelos diferentes setores do IFG: entre o que temos e o que queremos”. Dela participaram a pedagoga do Câmpus Inhumas, Gracielle Ferreira Valério; o professor do Câmpus Anápolis, Neville Julio de Vilasboas e Santos; e a assistente social do Câmpus Formosa, Paula Gonçalves Rezende dos Santos, que também mediou a atividade. Ao longo da mesa de diálogos, foi apresentado um pouco do que é realizado nos câmpus do IFG na área de assistência estudantil. Como destacou Paula dos Santos, “a assistência estudantil vai muito além dos auxílios”. A mesa de diálogos pode ser conferida inteiramente no canal do IFG Comunidade no YouTube.

Plenária

Neste último dia do evento, foi realizada também uma plenária com a apresentação de relatos de participantes dos grupos de trabalho que participaram do Seminário. Além dos membros dos GTs, participaram da atividade o pró-reitor de Extensão, Willian Santos; a pró-reitora de Ensino, Maria Valeska; e o diretor de Ações Sociais da Proex, Fernando Carneiro, que foi o responsável pela mediação da plenária.

Membros de grupos de trabalho participam da plenária do Seminário de Assistência Estudantil

Ao longo da atividade, os grupos de trabalho que, na quinta-feira, 13, dialogaram sobre diversos aspectos da assistência estudantil do IFG apresentaram relatos, questões e propostas sobre o que pode ser melhorado na Política de Assistência Estudantil. Como destacou o pró-reitor de Extensão, Willian Santos, “o seminário é muito importante por seu caráter propositivo”. O gestor ainda salientou a importância de os alunos fazerem parte desse processo e ressaltou que é fundamental a análise dos estudantes a respeito da Política de Assistência Estudantil: “essas questões e proposições que são apresentadas envolvem não só o aspecto administrativo da Instituição, mas também o âmbito pedagógico. E isso é muito importante para o IFG”.

Apresentaram proposições sobre a área de Assistência Estudantil do IFG os seguintes grupos de trabalho: GT1 – A Assistência Estudantil para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE); GT2 – O atendimento das interseccionalidades/ ações afirmativas na Assistência Estudantil; GT3 – A Política de Assistência Estudantil e sua articulação com as diferentes instâncias e políticas da Instituição; GT 4 – Como a Assistência Estudantil pode ser melhor estruturada e as estratégias e metodologias para seu financiamento; GT 5 – Restaurantes estudantis e direito à alimentação; GT 6 – A importância das parcerias com governo municipal e estadual para atendimento aos estudantes; GT 7 – Articulação e apoio aos movimentos estudantis. A plenária com o relato dos participantes dos GTs pode ser conferida na íntegra aqui.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.