Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG e Secretaria de Segurança Pública assinam termo de cooperação para oferta de cursos de formação
Extensão

Nova etapa do curso para guardas civis municipais será realizada no Câmpus Valparaíso, a partir de julho

• Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 20h31
  • Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 10h45
Guardas municipais em formação durante cerimônia de conclusão do curso, no Centro de Formosa

Foi assinado, na manhã desta sexta-feira, 09, pelo reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, e o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Ricardo Balestreri, um Termo de Cooperação Técnica que oficializa a parceria já consolidada entre o Estado de Goiás e o IFG na oferta de cursos de formação de guardas civis municipais em várias cidades do Estado. A assinatura foi feita durante o evento de formatura dos alunos do curso de Formação de Guardas Municipais do Câmpus Formosa, realizado na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.

Antes do Câmpus Formosa, o curso foi ofertado pelo IFGoiano/Câmpus Cristalina e pelos Câmpus Valparaíso e Câmpus Luziânia do IFG. Na etapa de Formosa foram formados 158 guardas civis dos cinco municípios, mediante aulas teóricas e práticas, ministradas por dez professores do IFG e sete de outros órgãos e instituições, em um curso com aproximadamente quatro meses de duração e carga horária de 1.172 horas.

Com a certeza de que o IFG contribui para a formação de uma nova sociedade, o reitor salienta a importância do trabalho do Instituto. “Estamos entregando aos cinco municípios não só guardas civis, estamos entregando pessoas que estão capacitadas para fazer as intervenções necessárias: agentes de intervenção, mediadores e até mesmo educadores”, afirmou.

O trabalho realizado pelos IFs é fundamentado na Lei nº 11.192, de 29 de dezembro de 2008, que versa sobre a criação dos Institutos Federais. “A lei diz ser obrigação dos institutos o trabalho com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão em todas as modalidades de ensino, isso tudo visando contribuir com o desenvolvimento regional e econômico dos arranjos produtivos, sociais e culturais”,  explicou Jerônimo.

“A educação tem que estar em qualquer lugar. Este é o papel dos institutos federais”, disse o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues.

Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Balestreri, a contribuição do Instituto na qualidade da formação é inquestionável. “O Instituto Federal nos traz um aporte acadêmico de conteúdos de absoluta qualidade, tem sido um grande parceiro”, constatou.

Além das partes envolvidas, participaram também os prefeitos e representantes das cinco cidades: de Formosa, o prefeito Ernesto Roller; de Cabeceiras, o prefeito Everton Francisco de Matos; de Cidade Ocidental, o prefeito Fábio Correia de Oliveira; de Luziânia, o representante do prefeito Cristóvão Tormin, Padre Hildo; e de Santo Antônio do Descoberto, o prefeito Adolfho Roberto Souza Von Lohrmann.  Também participaram da solenidade o representante do Ministério da Justiça, Fernando Cesar Zarantonello, o deputado federal João Campos e outras autoridades presentes.

Formatura

Os concluintes entraram em formação ao som da banda do Projeto Guarda Mirim, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Parque Laguna, em Formosa, e, após juramento dos alunos, Almira Souza Silva dos Santos dirigiu algumas palavras aos colegas e público presente. Emocionada, a oradora falou das dificuldades encontradas pelos cursistas durante a formação. “Não foi fácil chegar até aqui. Superamos nossos limites em treinamentos de todas as espécies ao lado de excelentes profissionais. Hoje estamos celebrando a nossa vitória”, afirmou.

O gerente do Projeto de Formação de Guardas Municipais, Hernany Bueno, apresentou um breve histórico do curso e do projeto à comunidade, mencionando a importância da segurança pública feita entre os vários segmentos da sociedade.  “Minha missão aqui foi apenas ser o gerente deste projeto. Executado por várias mãos, orientado pelas áreas técnicas das instituições”, disse.

Após a leitura da ata de conclusão de curso pelo diretor-geral do Câmpus Formosa, Murilo de Assis Silva, foram anunciados os primeiros alunos com melhor aproveitamento das cinco cidades de cada município: guardas Welton Antonio dos Santos, de Formosa; Fernando Manoel  Neto de Paiva, de Cabeceiras; Michel Henrique Maciel de Oliveira, de Santo Antonio do Descoberto; Vicente de Paulo e Silva, de Luziânia; e André Luiz Araújo Avelino, de Cidade Ocidental. Os guardas receberam das mãos dos prefeitos e representantes, kits do IFG.

Saiba mais sobre o curso de Formação de Guardas Civis Municipais acessando o vídeo em nosso canal do Youtube.

Veja mais fotografias do evento no Facebook do IFG

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa