Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores do Câmpus Formosa publicam livro de literatura e artes visuais sobre emergências climáticas e conexão criativa com a natureza
Lançamento

O lançamento virtual do livro Sobras do mundo será neste sábado, 16 de dezembro, às 20 horas, em live no perfil @lemuelgandara, no Instagram

• Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 08h10
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 12h33
O livro já está disponível e tem acesso gratuito

O mercado editorial está disponibilizando para os adoradores da literatura um livro recheado de contos e pinturas, nascido a partir de uma exposição de dois professores do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), Janaina Fernandes e Lemuel Gandara, no XVI Festival de Artes de Goiás, realizado pelo IFG, na cidade de Goiás, em setembro deste ano.

“Esta é uma obra de encontros”, é o que afirma a professora, escritora e antropóloga, Janaína Ferreira Fernandes, nas páginas de Sobras do mundo. O “encontro” entre Janaína e Lemuel aconteceu no Câmpus Formosa, onde se tornaram amigos desde 2016 e passaram a compartilhar experiências.

Professora Janaína Fernandes

Janaína, autora dos textos literários, é professora de Sociologia no IFG, doutora e mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e graduada em Direito e em Ciências Sociais – Antropologia também pela UnB. A docente tem experiência em Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, participa de conselhos editoriais, realiza produções técnicas e artísticas, dentre outras atuações.

Professor Lemuel Gandara

Por sua vez, Lemuel, professor de Literatura no Câmpus Formosa, artista plástico e cineasta, é doutor e mestre em Literatura pela UnB e graduado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O docente guarda, em seu extenso currículo, prêmios e títulos nos campos da literatura, cinema e artes visuais.

Inspiração

Sobras do mundo é resultado do encontro de profissionais multifacetados e dispõe de 12 contos de autoria de Janaína Fernandes e 12 pinturas de Lemuel Gandara. É um livro que trata de Antropoceno, meio ambiente e emergências climáticas. O prefácio traz palavras do doutor em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Marcus Vinícius Matias, e o posfácio é escrito pelo professor da UnB e poeta, Augusto Niemar.

Conforme relatam Gandara e Fernandes, o trabalho teve início com a produção das artes visuais, que provocaram sensações na escritora para a produção dos contos. “Com o Lemuel, eu sempre usei a mesma técnica, que é olhar a obra e deixar fluir alguns sentimentos que ela me traz”, explicou Janaína.

Exposição Sobras do Mundo, no SESC Goiás

Com o título definido, o trabalho artístico, composto inicialmente por cinco contos e cinco pinturas,  foi submetido e selecionado para fazer parte da exposição de artes no Festival de Artes de Goiás 2023. Em outro formato, os textos literários e as pinturas digitalizadas e impressas em tela, produzidas em tinta acrílica, giz pastel, aquarela e grafite sobre papel, foram apreciados no SESC Goiás, de 19 a 22 de setembro.

"Portal", de Lemuel Gandara. p. 27 /  Conto "Esperança", de Janaína Fernandes. p. 28

Passada a exposição, Sobras do mundo foi ampliado para 12 contos e 12 pinturas e publicado pela editora paranaense Atena, no mês de novembro. O livro já está disponível eletronicamente no link https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/sobras-do-mundo e tem acesso gratuito. A decisão de manter apenas a versão eletrônica tem a ver com a proposta dos autores ligada ao meio ambiente. “Essa obra, especificamente, nós queríamos que não agredisse a natureza, que ela utilizasse dos recursos digitais”, justificou Lemuel Gandara. Devido a esta função social de conscientização, os autores optaram pelo livre acesso, permitindo a quem desejar, uma leitura de qualidade e transformadora.

Live de Lançamento do livro Sobras do mundo

Data: 16 de dezembro de 2023 - sábado

Local: perfil @lemuelgandara no Instagram

Leia aqui o livro “Sobras do mundo”, de Janaína Fernandes e Lemuel Gandara.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa