Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia tem ponto de coleta para descarte correto de resíduo eletrônico
IFG Sustentável

Câmpus Goiânia tem ponto de coleta para descarte correto de resíduo eletrônico

Comunidade interna pode depositar computadores, celulares, aparelhos domésticos entre outros itens para descarte correto

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 16h47
  • Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 15h41
Estagiárias do IFG descartam teclado e mouse inutilizados

Sabe aquele computador antigo, celular que não funciona mais, televisão de modelo ultrapassado que você quer jogar fora, mas não encontra um lugar próprio para isso? Agora, no IFG – Câmpus Goiânia, você consegue fazer o descarte correto desse tipo de material e, de quebra, ajuda o meio ambiente. A empresa RR Gestão de Resíduos, em parceria com a Gerência Administrativa e de Manutenção (GAAM) do câmpus, instalou ponto de coleta, que está situado ao lado da Cinemateca, logo após as escadas do bloco central.

Nele, a comunidade interna poderá descartar: equipamentos de informática (computadores, fontes alimentadoras, monitores, notebooks, netbooks, teclados, por exemplo), sucatas de informática (processadores, memória, placa telefônica, HD), equipamentos e suprimentos de impressão (impressoras, copiadoras, cartuchos de tinta, tonner), equipamentos de telefonia, utensílios eletrônicos domésticos (como TVs, rádio relógio, aparelhos de som, cafeteira, batedeira, micro-ondas), material eletrônico (cabos, pilhas, ar-condicionado, ventilador, exaustor), além de metais não ferrosos (como cobre, alumínio, metal, bronze, inox, etc).

A iniciativa tem o objetivo de facilitar o descarte de resíduos eletrônicos e criar soluções para esse material, dando a ele destinação ambiental e legalmente correta. Ao ser preenchido com os resíduos, a empresa ficará responsável por destinar o lixo eletrônico de forma adequada, evitando assim que as substâncias nocivas que tais equipamentos possuem – chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio, por exemplo – contaminem o meio ambiente.

De acordo com a GAAM, a ideia é incentivar alunos, servidores e trabalhadores terceirizados do câmpus a depositarem seus respectivos lixos eletrônicos em local específico, facilitando assim o encaminhamento correto desse tipo de material. Uma vez que o container estiver cheio, os resíduos serão encaminhados para o descarte, liberando espaço para que outros materiais sejam depositados.

Veja o que poderá ser descartado no ponto de coleta localizado no IFG – Câmpus Goiânia:

Equipamentos de Informática: computador, fonte alimentação, monitor (Crt, LCD e LED), notebook, netbook, teclado, mouse, caixa de som, no-break, estabilizador, cabos de energia, usb, rede, e etc.

Sucatas de Informática: processador, memória, placa telefônica, placa de celular, aparelho de celular, placa mãe, placa de notebook, placa marrom, HD.

Equipamentos e Suprimentos de Impressão: impressora (Deskjet, laser), copiadora, cartucho de tinta, tonner e fita de impressora matricial.

Equipamentos de Telefonia: central telefônica, telefone de mesa, celular, iPad, iPod, iPhone, smartphone, carregador e cabo telefônico.

Utensílios Domésticos: televisor (Tubo, Plasma, LCD e LED), rádio relógio, aparelho de som, batedeira, cafeteira, micro-ondas, vídeo game, geladeira, vídeo cassete, DVD e ferro de passar roupa.

Material Eletrônico: cabos e fios, pilhas, placa eletrônica, ar condicionado, ventilador, exaustor, baterias de no-Break, carro, caminhão e moto.

Metais não Ferrosos: cobre, alumínio (perfil, chaparia, bloco), metal, bronze, inox, etc,.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.