Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programa Mulheres Mil do IFG realizará primeiro ciclo formativo

Programa Mulheres Mil do IFG realizará primeiro ciclo formativo

O evento é voltado às equipes do Programa e às gerências de Pesquisa e Extensão dos câmpus que ofertarão curso neste semestre

• Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 15h29
  • Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 14h59

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do Programa Mulheres Mil (PMM), realizará nos dias 28 e 29 de fevereiro um ciclo formativo. O evento, que é o primeiro realizado pelo Projeto nesta nova fase, tem como público-alvo as equipes do Programa e as gerências de Pesquisa e Extensão dos câmpus Águas Lindas, Formosa e Luziânia. O ciclo será realizado de forma online e será transmitido pelo canal do YouTube IFG Comunidade.

De acordo com a diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas (DAPT) da Pró-Reitoria de Extensão, Marluce Silva Sousa, “o Ciclo contará com a presença especial de convidadas de outros institutos federais e será transmitido pelo canal IFG Comunidade”. Aos integrantes do Projeto, servidores da Gepex dos câmpus e da DAPT/Reitoria, o link das atividades será enviado por e-mail .

Na programação da formação online, está presente uma roda de conversa intitulada “Conectando pessoas a partir do Programa Mulheres Mil”. Nessa atividade, terá apresentações e relatos de experiência sobre o PMM no IFG.

Durante o Ciclo Formativo, os participantes também terão a oportunidade de conhecer o Guia Metodológico do Sistema de Acesso, Permanência e Êxito, desenvolvido por docentes e servidores dos 13 institutos federais de educação profissional e tecnológica que participaram dos projetos pilotos do PMM. O Guia será apresentado pelas professoras Jussara Maysa Campos, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO); e Lídia Maciel Gonçalves, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Além disso, serão apresentadas no evento orientações gerais sobre os cursos, o processo didático-pedagógico, a sistematização dos horários de aula. (Confira a programação no card acima).

Aula inaugural

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, acontecerá a aula inaugural do Programa MM no Câmpus Luziânia, com a participação das equipes e das cursistas (mulheres) dos três câmpus (Águas Lindas, Formosa e Luziânia) que estão iniciando a oferta dos cursos. Na ocasião, segundo Marluce Sousa, haverá apresentação cultural e outras atividades de acolhimento das mulheres.

Com o retorno do Programa ao IFG, três câmpus vão ofertar dois cursos: Cuidadora de Idosos (Águas Lindas e Formosa) e Padeira (Luziânia). As inscrições podem ser feitas até 3 de março de forma online ou presencial. Para cada um dos cursos, são ofertadas 35 vagas para mulheres a partir de 18 anos.

Programa Mulheres Mil

Por meio da Portaria nº 725, de 13 de abril de 2023, o Ministério da Educação trouxe de volta o Programa Mulheres Mil. O público-alvo do programa são mulheres com 18 anos ou mais; que se encontram em vulnerabilidade e risco social; vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e/ ou moral. O programa é destinado às mulheres moradoras de zonas urbanas periféricas, mulheres privadas de liberdade, mulheres cis e transgênero. Outras unidades do IFG também ofertarão cursos pelo Programa a partir do segundo semestre deste ano. No âmbito institucional, o Programa está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e às unidades de oferta dos cursos.

Acesse o Canal do YouTube IFG Comunidade.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.