Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Formosa seleciona equipe para projeto de pesquisa e aprimoramento tecnológico

Servidores, estudantes do IFG e comunidade externa podem fazer a inscrição como pesquisadores bolsistas no período de 28/2 a 8/3

• Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 17h38
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 13h34

O Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (FUNTEC) lançaram hoje, 28/2, o Edital Nº 001/2024/FUNTEC, que seleciona pesquisadores e estudantes para composição da equipe executora do projeto “Pesquisa e Aprimoramento Tecnológico: uma perspectiva humanista, inclusiva e diligente em benefício da juventude”. As inscrições podem ser feitas acessando o link https://www.funtec.org.br/.

O projeto é proposto a partir de uma parceria celebrada entre o Câmpus Formosa e a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República. O intuito do trabalho é desenvolver pesquisas aplicadas para compreender, investigar e monitorar as estratégias governamentais dos sistemas informatizados Identidade Jovem (ID Jovem) e Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE).

Os selecionados deverão desempenhar atividades de desenvolvimento do projeto de pesquisa, cursos de formação, eventos e demais demandas associadas ao projeto. Cada código de vaga possui atribuições básicas que devem ser consultadas no Quadro II do edital.

Recursos

O recurso destinado ao pagamento de bolsas é da ordem de R$2.605.080,00, já creditado à  Unidade Gestora - IFG (158153) por meio do TED nº 2/2023/SNJ/SG/PR/SG/PR. O período de vigência é de um ano, com possibilidade de prorrogação por até 34 meses. Ao todo, são ofertadas 47 vagas, sendo 17 para pesquisadores graduados do IFG e da comunidade externa e 30 para estudantes de graduação também dos dois públicos.

Servidores docentes e técnicos do IFG, docentes e técnicos da comunidade externa e egressos graduados no IFG receberão bolsa no valor de R$ 2.100,00 mensais. Estudantes dos cursos de graduação Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Ciências Sociais do Câmpus Formosa receberão bolsa de RS 1.430,00; e estudantes de qualquer curso de graduação do IFG e da Comunidade externa serão remunerados com bolsas no valor de RS 1.100,00.

Inscrições

Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar o link https://www.funtec.org.br/, preencher com os dados solicitados e fazer o upload da documentação exigida em um único arquivo .PDF dos seguintes documentos: RG; CPF; Diploma de Graduação relativo ao código de vaga desejado; Comprovante/Declaração de Matrícula vigente e Histórico Escolar do curso atualizado e emitido pela Corae, para alunos do IFG, ou por setor responsável, para alunos das vagas da comunidade; Currículo Lattes atualizado; Redação em .PDF, conforme exigência das vagas; e Portaria de Nomeação, caso seja servidor do IFG.

Seleção

O processo seletivo será realizado em duas etapas: Análise Curricular e Entrevista. A Análise de Currículo tem caráter classificatório e será feita observando-se a pontuação dos candidatos, conforme os critérios de pontuação estabelecidos para os códigos de vagas na Tabela 4 do edital. Os candidatos classificados para a entrevista serão avaliados por meio de questionamento oral, baseado nos requisitos desejáveis, atribuições básicas e habilidades previstas no Quadro 2 do edital, durante 15 minutos.

IDJovem

O Programa Identidade Jovem possibilita os benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual por meio da carteira das juventudes. Ela é confeccionada e disponibilizada em conformidade com o Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015, que beneficia jovens entre 15 e 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos, para fortalecer os direitos dos jovens garantidos pelos Estatuto da Juventude, pela Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013.

SINAJUVE

O Sistema Nacional de Juventude, instituído pela Lei nº 12.852, promove políticas públicas de juventude por meio da cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Dentre os diversos objetivos do Sistema, estão o estímulo ao intercâmbio de boas práticas, de programas e de ações que promovam os direitos dos jovens; a ampliação da produção de conhecimento sobre a juventude; o estímulo, a articulação, a elaboração e a implementação dos planos de juventude dos entes federativos.

Acesse aqui o Edital.

Todas as etapas do processo seletivo podem ser acompanhadas no site da FUNTEC.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa