Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > III Jornada de Educação Inclusiva de Formosa e II Semana TEA já estão com inscrições abertas
Inclusão

Atividades presenciais serão realizadas no IFG/Câmpus Formosa e na Universidade Estadual de Goiás (UEG/Câmpus Nordeste)

• Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 19h52
  • Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 13h22
Eventos acontecem de 1º a 4 de abril, no IFG e na UEG, em Formosa

TEA, TDAH, superdotação, cegueira, surdez, depressão, ansiedade: termos utilizados frequentemente, mas que ainda geram muitas dúvidas em boa parte da população. Para contribuir com o esclarecimento sobre estes e outros assuntos relacionados à inclusão, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) está promovendo a III Jornada de Educação Inclusiva de Formosa (Jeifor) e a II Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 1º e 4 de abril. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade externa.

No dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data, no Câmpus Formosa, será celebrada com uma mesa-redonda inteiramente dedicada ao espectro autista, com a participação de Ana Beatriz, servidora da Pró-Reitoria de Ensino do IFG; da psicóloga Flaviana Martins; e da vice-presidente da Associação de Pais e Pessoas com Autismo de Formosa (APPAF), Paula Faria. No entanto, o autismo não será o único tema a ser abordado durante os eventos.

Como é possível observar na programação, outras especificidades também serão lembradas, propagando mais informações sobre inclusão e suas relações com a área educacional. Os temas – os mais variados – fazem parte do mundo inclusivo. A exemplo do funcionamento do olho humano e de problemas que afetam o órgão, a serem tratados em oficina ministrada pelo professor do IFG, Daniel Ordine. A literatura, a pintura e a música, possíveis ferramentas no tratamento de transtornos, síndromes e doenças, também farão parte da programação.

Os eventos estarão abertos à escuta: de servidores, com diálogos sobre a educação inclusiva praticada no IFG e em outras instituições de ensino; de famílias, que se relacionam diretamente com pessoas com necessidades específicas; e de profissionais da saúde, que norteiam as práticas inclusivas.

Segundo a coordenadora-geral da III Jeifor e II Semana TEA, professora Gláucia Mendes da Silva, os profissionais de Formosa e região recebem destaque na programação, pois "as famílias buscam atendimento especializado em Formosa e em Brasília para seus filhos". De acordo com a coordenadora, "são profissionais capacitados e não só atuam com atendimento, mas também com pesquisas acadêmicas".

Abertura

Os eventos terão início às 14 horas de 1º de abril, no Auditório da UEG, com a presença da reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; do coordenador-geral de Diversidade e Interseccionalidade do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Raul de Paiva; do diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago Gonçalves Dias; e da gestora pedagógica da APAE de Formosa, Lilian Leal Soares Paschoal.

Apresentações

Além de palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e oficinas, a III Jeifor e a II Semana TEA contarão com espaços para apresentação de pôsteres de trabalhos acadêmicos sobre inclusão e para apresentações artísticas e culturais, como o show de abertura da Banda Baião de 2, formada por estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Brasília), que será realizado no dia 1º de abril, às 15 horas, no Auditório da UEG. "Acadêmicos, estudantes, em geral, que desenvolvem pesquisas com a temática da inclusão, este ano, terão a oportunidade de apresentá-las em formato de pôster e estes resumos resultarão em uma publicação com o ISSN, que valerá para o currículo e também agregará na difusão do conhecimento", explicou Gláucia Mendes.

Primeira edição da Jeifor do IFG

A primeira edição da Jornada de Educação Inclusiva de Formosa foi realizada presencialmente, em 2019, no Câmpus Formosa, e foi sucesso de procura, com cerca de mil inscritos nas oficinas, palestras e demais atividades. A segunda edição, em 2021, durante a pandemia de Covid-19, ocorreu online, o que não foi empecilho para a boa participação da comunidade. A Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista teve início em 2023.

Os eventos contam com recursos da Chamada Pública SNCT 01/2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Edital de Extensão do IFG. O Câmpus Formosa do IFG tem como parceiros o Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e as APAEs de Formosa e Brasília. Sobre a participação das APAEs, Gláucia afirma que "isso vem de encontro à premissa de que 'nada sobre nós sem nós', ou seja, não devemos discutir o mundo da inclusão sem ouvir as pessoas diretamente atingidas pela falta das práticas inclusivas".

Confira aqui a programação.

Faça sua inscrição.

Acesse aqui a página dos eventos.

Notícia relacionada:

Aberto período para submissão de resumos para III Jeifor e II Semana TEA