Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG participa da organização de seminário internacional sobre água

IFG participa da organização de seminário internacional sobre água

Evento, que discutirá a cultura de paz e o compartilhamento da água entre povos e nações, é preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água

• Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 14h28
  • Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 13h23

No período de 26 a 29 de outubro, será realizado em Brasília (DF), no Museu da República, o 2º Seminário Internacional  Água e Transdisciplinaridade. O evento é organizado pelo Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT) e conta com a presença de oito professores do Instituto Federal de Goiás (IFG) no Comitê Científico, dentre eles o professor Alessandro Silva de Oliveira, do Câmpus Anápolis, como seu coordenador. Além disso, alunos do Câmpus que integram o Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA) também participarão da organização do Seminário.

De acordo com informações do site do CIRAT, o evento "propõe a discussão da cultura de paz e o compartilhamento da água entre povos e nações sob um ponto de vista ampliado, que vai além da ideia que a reduz a mero recurso material, e em perspectiva internacional, intercultural, intergeracional, científica e espiritual". Ele é um dos preparatórios oficiais para o 8º Fórum Mundial da Água e está com o período para a submissão de trabalhos acadêmicos aberto, indo até o dia 10 de setembro. A submissão é gratuita e cada autor pode submeter até dois trabalhos, com o máximo de três coautores. Mais informações a respeito podem ser obtidas no endereço: http://cirat.org/destaques/submissaodetrabalhos/.

O professor Alessandro informa que o CIRAT é um centro de pesquisa que está em processo de constituição de vínculo com a Organização das Nações Unidas (categoria 2 da ONU), mas já possui uma longa história de envolvimento de professores diversos, especialmente da UnB, na pesquisa, inovação e integração de saberes transdisciplinares sobre a água. Qualquer pessoa pode assistir ao seminário, mas a apresentação de trabalhos é restrita a quem tenha suas pesquisas validadas por uma instituição de ensino superior. As inscrições para participar são gratuitas, mas ainda não estão abertas, ou seja, só as inscrições pra submissão de trabalhos estão disponíveis no momento (até 10 de setembro).

Dos oito professores do IFG, sete são de Anápolis e uma de Luziânia. São eles: Alessandro Silva de Oliveira, Cláudia Helena dos Santos Araújo, Elza Gabriela Godinho, Kellen Christina Malheiros Borges, Luís Guilherme Resende de Assis, Paula Graciano Pereira, Rejane Dias Pereira Mota e Regina de Carvalho Oliveira Machado. Também participam do Comitê Científico professores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Brasília (IFB) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), entre profissionais de outras instituições. O Comitê Científico é o responsável pela análise e seleção dos trabalhos a serem apresentados no seminário e sua posterior publicação.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis.