Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG oferece curso a distância na área de Alimentos, em Libras, para surdos e ouvintes de todo o País
Inclusão

As inscrições podem ser feitas de 20 de outubro a 2 de novembro, em processo totalmente on-line

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h28
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 07h44

Serão abertas nesta sexta-feira, 20, as inscrições para o curso de extensão “Sabores em Libras”. O curso, que envolve nove módulos na área de Alimentação, será oferecido na modalidade Ensino a Distância (EaD), por alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras-Português do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Pessoas de todo o País poderão se inscrever e participar das aulas, que serão ministradas diretamente em Libras, com legenda e áudio em Português.

São oferecidas 90 vagas para o curso e as inscrições podem ser feitas até o dia 2 de novembro. O curso Sabores em Libras é totalmente gratuito e as videoaulas serão realizadas no período de 11 de novembro de 2017 a julho de 2018, correspondendo a uma carga horária de 330 horas.  No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o aluno surdo ou ouvinte contará com o suporte de tutores para sanar suas dúvidas em relação ao conteúdo ou às atividades.

O público-alvo prioritário do curso são pessoas surdas, já que o processo de realização, desde a inscrição até a certificação, será todo on-line, mas pessoas não surdas interessadas também podem participar. O único critério exigido é que o aluno tenha concluído o Ensino Fundamental.

Concepção e apoios

O curso Sabores em Libras foi concebido pelo professor Thiago Cardoso Aguiar, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG, com a colaboração das professoras Gleice Alves de Sousa e Camila Botega Aguiar Kogawa, da área de Alimentos dos câmpus Goiânia e Goiânia Oeste, respectivamente. A realização do trabalho tem apoio da Diretoria de Educação à Distância do IFG. As disciplinas serão organizadas por professores formadores, profissionais com experiência da área de Alimentação. Esses profissionais vão passar o conteúdo para atores surdos, que irão ministrar as videoaulas, todas com supervisão do professor formador. Os atores e tutores do curso são alunos do curso de Pedagogia Bilíngue do Câmpus Aparecida de Goiânia.

O egresso do curso terá capacidades culinárias básicas e será capaz de desenvolver um negócio para obtenção ou complementação de renda. O curso terá nove módulos, com uma webconferência por módulo, que, assim como as videoaulas, poderá ser assistida pelo aluno de qualquer lugar e nos dias e horários de sua preferência ou possibilidade, dentro do período de realização do curso. Apenas os momentos de conversa com os tutores terão horários específicos.

Módulos do curso Sabores em Libras:

- Introdução à EaD

- Boas Práticas de Higiene e Controle de Qualidade na Cozinha

- Composição dos Alimentos

- Habilidades Básicas

- Cozinhas Frias

- Cozinhas Quentes

- Confeitaria e Panificação

- Planejamento, Gestão e Marketing

- Plano de Negócio

Acesse abaixo o vídeo com instruções para a sua inscrição:

Clique aqui para fazer sua inscrição

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia.