Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Uruaçu inaugura segunda usina fotovoltaica do IFG
ENERGIA

Câmpus Uruaçu inaugura segunda usina fotovoltaica do IFG

Reitor da instituição afirmou que mais investimentos em eficiência energética virão em 2018

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 19h04
  • Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 12h12
O reitor do IFG, professor Jerônimo, com professor Ubaldo (diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste), a diretora do Câmpus Uruaçu, professora Andreia, e a engenheira Aline de Melo, que desenvolveu o projeto da usina

A partir de hoje, 30, o Câmpus Uruaçu conta com a capacidade de produzir, de forma independente, cerca de 9.700 kWh (quilo-Watt-hora) de energia, graças à inauguração da usina fotovoltaica instalada no câmpus. Os 260 módulos fotovoltaicos implantados têm capacidade de gerar 70,2 kWp (quilo-Watt-pico) e deverão proporcionar uma economia de, aproximadamente, 30% na conta de energia.

O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, prestigiou a inauguração e saudou a parceria entre o Mec e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que possibilitou a implantação do sistema na Rede Federal.

O edital foi lançado pelo IFSul de Minas e recebeu adesão de outros Institutos Federais, incluindo o Goiás. “Foram investidos cerca de 900 mil reais para a implantação das usinas”, declara Jerônimo, referindo-se à usina de Uruaçu e à do Câmpus Itumbiara, inaugurada no início de novembro.

De acordo com o reitor, os dois câmpus receberam o investimento pela maior necessidade de eficiência energética, observada a relação entre porte físico e consumo energético de cada câmpus.

A engenheira da Mtec, empresa que desenvolveu o projeto, Aline Christina de Melo, lembra que a energia fotovoltaica “é gerada de forma muito independente, você pode deixar as placas ali e quase não há manutenção”. A vida útil dos módulos fotovoltaicos é de, no mínimo, 25 anos, aponta a engenheira, e lembra que a energia produzida em excesso ao consumo é revertida para o câmpus, na forma de créditos com a concessionária de energia do estado (Celg).

A Diretora-Geral do Câmpus Uruaçu, professora Andreia Alves do Prado, ressalta a proximidade do Câmpus Uruaçu com a cultura da sustentabilidade. “Nós estamos estudando a aplicação de várias tecnologias sustentáveis pesquisadas pelos nossos alunos, como a evapotranspiração, o aproveitamento de água da chuva e a compostagem do lixo orgânico”, revela Andreia.

Eficiência energética

O Instituto Federal de Goiás receberá quase 12 milhões de reais em edital da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os recursos devem custear a implantação de mais dez usinas fotovoltaicas nos câmpus do IFG, incluindo a ampliação dos módulos já instalados nos câmpus Uruaçu e Itumbiara.

Também será feita a substituição nos câmpus de lâmpadas comuns pelas do tipo LED, que consomem bem menos energia, além de outras ações visando a eficiência energética. De acordo com Jerônimo Rodrigues, no ano de 2018, estima-se que o IFG economize até 80%.

Em contrapartida ao investimento da Aneel, o IFG deverá aplicar dois milhões de reais em ações de capacitação, pesquisa e desenvolvimento no setor de eficiência energética.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.