Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do IFG conquista prêmio na 24ª Competição Baja SAE Brasil
CONQUISTA

Equipe do IFG conquista prêmio na 24ª Competição Baja SAE Brasil

Única participante do estado de Goiás no desafio, a equipe foi classificada como a melhor da região Centro-Oeste

• Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 13h49
  • Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 14h03
Estudantes apresentaram o veículo para a comunidade do Câmpus Goiânia nesta terça-feira, 27, em frente à biblioteca

A equipe Predadores Baja IFG, composta por estudantes das Engenharias Mecânica e de Controle e Automação do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), conquistou a premiação de melhor equipe da região Centro-Oeste, na 24 ª Competição Baja SAE Brasil, realizada no período de 22 a 25 de fevereiro, em São José dos Campos (SP). Em sua primeira participação no torneio, que envolve o desenvolvimento de um veículo off road , a equipe do IFG foi a única representante de Goiás na disputa e também marcou a primeira vez que o estado teve um time participando de uma edição do desafio nacional.

Havia seis times de instituições de ensino públicas e particulares da região Centro-Oeste na disputa. No ranking geral, a equipe do IFG classificou-se em 51º de 83 equipes participantes. Para celebrar a conquista, a equipe realizou uma exposição do veículo hoje, 27, de manhã, em frente à biblioteca do Câmpus Goiânia.

Para o estudante de Engenharia Mecânica e integrante da equipe Predadores Baja IFG, Matheus Barros, o resultado foi muito positivo. “Por ser nossa primeira competição, nós estamos muito felizes por ter levado o prêmio de melhor equipe da região Centro-Oeste”.

A participação na competição Baja é um projeto de extensão, sob a orientação do professor do Câmpus Goiânia, Ildeu Lúcio Siqueira. Integram a equipe os estudantes Guilherme Augusto Alvin, Luiz Felipe Azevedo, Matheus Mendes, Matheus Barros, Izak Nunes, Muriel Vinhal, Jonathas Ramos, Paula Espellet, Lucas Campos, Pedro Henrique Borges, Thiago Alexandre Santos, Rafael Moura, Sara Gabriela Rodrigues, Vini Marco Vasconcelo, Victor Herzog e Julyelly Roberta de Sousa. Colaboram também com o projeto os professores Sebastião Gonçalves, Vinícius Carvalhaes e o técnico-administrativo Paulo Resende.

Competição
A 24ª Competição Baja SAE Brasil envolveu uma série de etapas, como briefing (apresentação do projeto e do desenvolvimento do veículo), provas de segurança e de dinâmicas, que testaram o desempenho do veículo, até chegar à corrida numa pista para veículos off road. Na corrida, o carro foi pilotado pelo estudante de Engenharia Mecânica, Matheus Mendes.

O estudante de Engenharia Mecânica, Pedro Henrique Borges, revela que o carro custou em torno de R$ 35 mil. Esse valor foi angariado por meio de patrocínios junto a empresas e captado por meio de acordo de cooperação mútua entre o IFG e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) para as atividades desse projeto de extensão.

Sobre as experiências proporcionadas pela participação no desafio, além da disputa por si só, os estudantes enfatizam a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula. “É muito diferente a realização de um projeto, a sala de aula e a realidade. Fica nosso incentivo aos estudantes das engenharias a realizarem projetos de extensão. Isso é um diferencial para o aluno”, enfatiza o estudante de Engenharia de Controle e Automação, Caio Camilo de Sousa.

A equipe Predadores Baja IFG tem por objetivo levar o nome do Instituto e do estado de Goiás para as próximas competições do programa Baja e continuar aprimorando o veículo. O time almeja ainda formar uma regional Centro-Oeste com a participação das equipes Baja no estado de Goiás, que integre estudantes de Engenharias de instituições de ensino superior goianas.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.