Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do 8º Seminário de Iniciação Científica destaca a importância da pesquisa na luta política
Iniciação Científica

Palestrante enfatizou que conhecimento científico é instrumento para a compreensão da realidade e para superação dos desafios encontrados

• Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 13h51
  • Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 09h41

A abertura oficial do 8º Seminário Local de Iniciação Científica (SeLIC) do IFG-Câmpus Inhumas foi realizada na manhã desta terça-feira, 27 de março, com os pronunciamentos do diretor-geral do câmpus, professor Luciano dos Santos, e da gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Lorenna Silva Oliveira Costa. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Rones Paranhos de Deus, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), que falou sobre o tema "A pesquisa como instrumento de luta e formação humana".

De acordo com Rones, o conhecimento científico é um instrumento para que a realidade seja compreendida de forma ampliada. "A pesquisa pode nos fortalecer no campo da luta política. Às vezes, a pesquisa serve para denunciar algum aspecto da realidade. Mas apenas isso não é suficiente. Precisamos apontar perspectivas que possam superar os desafios encontrados", afirmou o professor, que é doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Ele também destacou que o acesso à iniciação científica ainda no ensino médio é um privilégio no país. "É uma oportunidade que muitos estudantes não têm. É um privilégio porque vocês podem vivenciar a construção do conhecimento científico e, assim, ter uma formação muito mais completa", comentou Rones.

Princípio educativo

Em seu pronunciamento, a professora Lorenna, coordenadora-geral do evento, lembrou que os recentes cortes do governo federal nos investimentos destinados à área da pesquisa podem levar o país a um "apagão científico". "Devemos lutar e resistir. Temos que pensar a pesquisa como princípio educativo. Aproveitem o evento, conheçam as pesquisas desenvolvidas no câmpus e valorizem a iniciação científica."

Para o diretor-geral do câmpus, professor Luciano, o 8º Seminário Local de Iniciação Científica contribui muito com os objetivos da instituição, que defende a formação integral do aluno. "É uma felicidade ver esse pátio cheio e perceber a participação de vocês. A pesquisa possibilita momentos formativos para o pensamento científico e para o pensamento crítico", falou.

Antes da palestra de abertura, o público presente conferiu o trabalho do Grupo de Choro do IFG, formado por professores e alunos do curso técnico integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia. Eles apresentaram músicas de Cartola, Pixinguinha e Vinicius de Moraes.

Roda de conversa

O 8º Seminário Local de Iniciação Científica do IFG-Câmpuis Inhumas será realizado hoje e amanhã (27 e 28 de março), e conta com apresentações orais de trabalhos, roda de conversa com alunos egressos do câmpus, mesa redonda sobre a iniciação científica no IFG, palestras, exposição de trabalhos dos Núcleos de Pesquisa e apresentações culturais.

Hoje, às 19h15, será realizada uma outra abertura do evento para os alunos do período noturno e, logo após, haverá a apresentação do grupo Universo Percussivo, com os músicos Kemuel Kesley (professor do câmpus) e Khesner Oliveira. Na sequência, está prevista uma mesa redonda com o tema "A iniciação científica no IFG", conduzida pelos professores Fernando Pereira Sá e Lorenna Silva Oliveira Costa.

Coordenação de Comunicação Social/ Câmpus Inhumas.