Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG estuda parceria com a França para intercâmbio

IFG estuda parceria com a França para intercâmbio

• Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 14h38
  • Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 14h45

Em reunião realizada na manhã de hoje, 7, na sala de Reuniões da Reitoria, o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Rede Goiana de Educação Internacional (RGEI) iniciaram diálogo com a adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França, Catherine Pétillon. O intuito é estabelecer parceria para que instituições goianas de ensino recebam professores leitores do país estrangeiro, especializados no ensino de francês como língua estrangeira.

Pelo programa proposto, o professor leitor ficará um ano no Brasil, abrigado no IFG e/ou nas demais instituições que firmarem o acordo, ministrando aulas de francês ou disciplina cujo objetivo será divulgar a cultura francesa para os estudantes brasileiros. A parceria funcionará entre a Instituição e a Embaixada da França.

Atualmente, segundo Catherine, o programa de leitores franceses está em andamento em 11 institutos federais do País e mais 16 universidades brasileiras. As ações começaram há cerca de cinco anos. A previsão, segundo ela, é de que no próximo ano mais 11 institutos se integrem ao programa.

A coordenadora de Relações Internacionais do IFG, professora Suelene Vaz da Silva destaca que as reuniões entre a coordenação de Relações Internacionais do Instituto e a RGEI estão ocorrendo quinzenalmente com o propósito de trocarem experiências e viabilizarem mais possibilidades de cooperação internacionais, tendo em vista o que cada instituição está fazendo individualmente.

A RGEI é representada pelos coordenadores ou assessores de Relações Internacionais das instituições participantes, que estiveram presentes na reunião: professora Suelene Vaz da Silva e a assistente Ingrid Klein - Instituto Federal de Goiás (IFG); Mariana Pirkel Tsukahara - Instituto Federal Goiano (IFGoiano); professora Ofir Bergernann de Aguiar - Universidade Federal de Goiás (UFG); Rodrigo Sobreira, da Universidade Estadual de Goiás (UEG); professor Paulo José Gonzaga Ribeiro, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e professora Marisa Espíndola (UniEvangélica). Participou também a assistente de Cooperação Educativa da Embaixada da França, Elizabeth Speller Trajano.

Internacionalização

Os participantes da reunião foram recepcionados pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Weber Tavares, que deu as boas-vindas e afirmou que a participação do IFG nos acordos internacionais de cooperação têm apresentado resultados satisfatórios.

Além do desejo e de reconhecer a importância do assunto, segundo o pró-reitor, a Instituição está desenvolvendo ações concretas no sentido da sua internacionalização. Weber participou junto com o reitor da Instituição, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) da mais recente missão internacional do IFG.

O grupo foi a Moçambique, no início do mês de fevereiro, para tratar de ações como o desenvolvimento de relações diretas entre a Rede Federal e as instituições afins de Moçambique; o intercâmbio de professores e estudantes de cursos técnicos e superiores de tecnologia; a participação de alunos dos dois países em eventos na área da educação profissional e a troca de material didático. As iniciativas que serão implementadas e a realização da missão à Moçambique foram planejadas a partir de diálogos estabelecidos no decorrer de 2016.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.