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Encontro EJA

Encontro Nacional da EJA aprova proposições para efetivar acesso, permanência e êxito dos estudantes

As propostas serão encaminhadas como Plano de Ação ao Conif e a instituições da Rede e como Recomendação à SETEC/MEC

  • Publicado: Quinta, 24 de Maio de 2018, 08h47
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 17h45
Os participantes da Plenária Final avaliaram as proposições feitas em discussões no decorrer do Encontro
Os participantes da Plenária Final avaliaram as proposições feitas em discussões no decorrer do Encontro

Um Plano de Ação e uma Recomendação foram aprovados na Plenária Final do I Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos da Rede Federal, encerrado nesta quarta-feira, 23. O Plano de Ação será encaminhado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a Recomendação será encaminhada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).

Os dois documentos reafirmam a educação integrada de jovens e adultos e a ampliação dos cursos e das vagas a essa modalidade de ensino, em atendimento ao decreto nº 5.840/2006, que instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), e à Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), cujo preceito é “oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional”.

Dentre os diversos pontos aprovados, visando efetivação dos eixos acesso, permanência e êxito na educação integrada para jovens e adultos, destacam-se a busca ativa de estudantes para efetivação de matrículas, o reconhecimento das especificidades dos estudantes dessa modalidade de ensino na elaboração e efetivação das ações políticas e pedagógicas para EJA/EPT (Proeja) e reafirmar a nomenclatura EJA/EPT, considerando que a identificação da modalidade pela sigla Proeja ainda é também aceita, em função de sua presença em muitos dos documentos vigentes. A diferença está na conceituação da Educação de Jovens e Adultos como política pública ou como um programa governamental.

 

Marco histórico

As proposições são fruto das discussões realizadas em seis mesas-redondas realizadas no Encontro e está incluindo propostas apresentadas pelo grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos presente ao encontro. Para o coordenador do Encontro e coordenador da EJA no Instituto Federal de Goiás (IFG), professor Ghesley Jorge Xavier, o Encontro Nacional realizado em Goiânia representa um marco histórico para a EJA/EPT na Rede Federal. “A percepção clara que tivemos é da  grandiosidade da Rede, da riqueza das experiências compartilhadas, da efervescência das ideias e da renovação das energias, para que, juntos, mais do que nunca, possamos fazer com que a Educação de Jovens e Adultos, tenha cada vez mais seu espaço consolidado dentro de todos os IF's”, declarou Ghesley.

A professora Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro, idealizadora do Encontro, fez uma avaliação muito positiva do trabalho realizado pelas pessoas que participaram das discussões, que ela definiu como um momento de retomada da pauta da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal. O I Encontro Nacional da EJAdultos na Rede Federal foi realizado no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), de 21 a 23 de maio, com a participação de institutos federais de todo o País.

 

Imagens da Plenária Final

 

Comissão Local de Organização do I Encontro Nacional da EJA na Rede Federal / Diretoria de Comunicação Social – IFG/Reitoria

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