Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Mobilidade Acadêmica está com inscrições abertas

Programa de Mobilidade Acadêmica está com inscrições abertas

Programa possibilita que estudantes cursem componentes curriculares em instituições públicas de ensino superior de Goiás

• Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 14h08
  • Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2019, 07h36

O Programa Ipes-GO de Mobilidade Acadêmica, que é resultado de um Acordo de Cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (Ipes-GO), está com inscrições abertas até o dia 7 de outubro. Para participar do Programa, é preciso preencher um formulário disponível na página eletrônica do Programa  e observar alguns procedimentos no ato da inscrição.

O objetivo do Programa de Mobilidade Acadêmica é propiciar aos estudantes de graduação do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), regularmente matriculados, a possibilidade de cursar componentes curriculares, de seu curso, em instituição diferente da sua de origem por até dois semestres letivos consecutivos.

Como participar

O aluno do IFG que desejar participar do Programa precisa se certificar de que a instituição pública participante para a qual deseja ir oferece o mesmo curso que o seu. Além disso, deve observar se as disciplinas que quer cursar são equivalentes, isto é, se elas têm a mesma carga horária e ementa. É importante procurar saber com a coordenação do curso de destino se essas disciplinas serão ofertadas no semestre subsequente ao da inscrição no programa, além de receber da instituição pretendida o ementário previsto no projeto de curso.

O discente interessado tem que se dirigir à coordenação do seu curso no IFG e preencher com o coordenador o formulário de solicitação de participação no Programa. Após a análise da solicitação por parte do coordenador do curso, o processo deverá ser encaminhado, via protocolo, ao coordenador do Pmipes-GO no IFG. O processo deverá estar acompanhado da documentação descrita no formulário. O estudante deverá aguardar resposta da instituição. Tanto em caso positivo como negativo, o aluno e o coordenador serão informados pela Coordenação Institucional do Programa. A Coordenação também informará sobre o período de matrícula a ser realizada na Ipes pretendida pelo candidato, caso ele tenha sua inscrição aceita.

É importante observar que todas as ações têm prazos que, se não cumpridos, acarretarão o indeferimento automático da solicitação.

Estudantes de outras instituições públicas participantes que desejem participar do Programa deverão realizar o mesmo procedimento na coordenação de seus cursos. O pedido será enviado à coordenação institucional da instituição, que o encaminhará, posteriormente, ao IFG. O discente será informado a respeito da resposta à sua inscrição. No caso de ser aceito, o estudante será informado pela coordenação do curso sobre o período de matrícula que deverá ser realizada no IFG.

Saiba mais sobre o Programa: http://ifg.edu.br/projetos-e-programas?showall=&start=3

Outras informações podem ser obtidas com o coordenador institucional do Pmipes-GO no âmbito do IFG, Leonilson Rocha dos Santos, via e-mail: pmipes@ifg.edu.br ou pelo telefone: (62) 3612-2230.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.