Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Estudante de Engenharia ganha prêmio em evento nacional sobre Matemática Aplicada e Computacional
Início do conteúdo da página
CÂMPUS APARECIDA

Estudante de Engenharia ganha prêmio em evento nacional sobre Matemática Aplicada e Computacional

Canais Hidráulicos e Temperatura de Materiais são temas das pesquisas da aluna do 8º período.

imagem sem descrição.

Jordana Fernandes Costa, 21, aluna do 8º período do curso de Engenharia Civil do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás obteve, no mês de setembro, uma importante vitória para os jovens pesquisadores de Goiás. O XXXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional classificou um dos seus trabalhos como um dos 20 melhores na Sessão Técnica de Painéis de Iniciação Científica, entre os 197 apresentados. A coordenadora do curso de Engenharia, professora Lorrayne Correia Sousa, explica que a aluna viajou para o evento com recursos do Programa Institucional de Incentivo para Estudantes do IFG, para apresentarem trabalhos em Eventos Científicos e Tecnológicos, o PAECT.

O evento, realizado em Campinas (SP), entre os dias 17 e 21 de setembro, é o mais importante da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e reúne professores, pesquisadores e profissionais, de universidades, centros de pesquisa e empresas, das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional, para divulgar e discutir os resultados (conclusivos e em desenvolvimento) das suas pesquisas e da produção científica nas principais instituições nacionais. O orientador do projeto de Iniciação Científica da aluna do IFG, professor Diogo Gonçalves Dias, explica que a aluna levou dois projetos para o CNMAC 2018, e que foi motivo de muito orgulho saber que um deles, o que trata sobre canais hidráulicos, foi tão bem recebido pelos avaliadores desta trigésima oitava edição do Congresso. 

Os dois trabalhos de Iniciação Científica apresentados por Jordana foram: Implementação Numérica da Fórmula de Chézy-Manning para Diferentes Seções de Canais Hidráulicos e Aspectos Computacionais Sobre o Problema de Condução de Calor. 

A pesquisa vencedora foi a que trata sobre canais hidráulicos. Segundo o professor Diogo, orientador de ambos os projetos, o que a aluna fez nesse trabalho foi demonstrar de forma inédita, por cálculos matemáticos, que à medida que se a aumenta a quantidade de lados de um canal hidráulico - que pode ser qualquer um, como uma calha de chuva ou um córrego como o Botafogo -, as propriedades do canal, como vazão e altura, vão se aproximando de uma sessão circular. Com esse propósito, a aluna também demonstrou computacionalmente essa convergência.

Sobre a aplicabilidade prática do estudo, o professor Diogo explica: “Uma das pesquisas tem um impacto e uma consequência na teoria de hidráulica, pra construção de canais, e demonstra de uma maneira bem simples o porque que em geral a gente constrói canais ou com sessão quadrada, ou retangular e depois circular, por conta dessa convergência que ela provou. O outro projeto é um programa de um computador, um código, que permite calcular a temperatura de um ponto de uma barra de ferro, por exemplo, ou de outro material, quando as extremidades estão expostas a outras temperaturas. São pesquisas técnicas, sem uma aplicação imediata no mundo prático, mas que para o universo da matemática, são extremamente relevantes”.

A aluna Jordana, por sua vez, falou sobre sua participação no evento: “Foi muito bom, conheci pessoas de grande importância da área e tive a certeza de que quero continuar na pesquisa. Pretendo continuá-la em meu Trabalho de Conclusão de Curso, se não, com um tema próximo, e quem sabe, futuramente, fazer um mestrado.”

 

Sobre o evento: http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC 

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página