Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Novas ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus se multiplicam na Reitoria e nos 14 câmpus
Início do conteúdo da página
Reportagem Especial

Novas ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus se multiplicam na Reitoria e nos 14 câmpus

Fruto de esforço coletivo, mais de 30 novas ações envolvem pesquisas, projetos de extensão, de ensino e de comunicação

Mais de 30 novas ações foram iniciadas nos últimos dias
Mais de 30 novas ações foram iniciadas nos últimos dias

Quando diversas pessoas atuam para o bem comum, com foco no desenvolvimento humano e social, os esforços das ações institucionais são reunidos em um grande projeto coletivo, que inclui a todos. E é justamente esse espírito coletivo que vêm mobilizando a comunidade acadêmica da Reitoria e dos 14 câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG), além de diversos parceiros, no desenvolvimento de projetos e ações de pesquisa, de extensão, de ensino e de comunicação, voltadas para servidores, alunos e para a sociedade em geral. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as ações institucionais se multiplicam. É a ciência sendo usada em benefício da sociedade, mostrando a todos a importância do conhecimento científico e tecnológico, além da inovação, no desenvolvimento de projetos e busca de soluções que façam a diferença.

Com dezenas de novas ações em diversas áreas, sendo algumas delas com foco na inclusão e acessibilidade, o IFG amplia sua relevante contribuição nesse momento de pandemia.

“A presença das unidades do IFG em várias regiões do estado de Goiás permite que as ações institucionais que estão sendo desenvolvidas tenham capilaridade e sejam realizadas em diversos municípios, beneficiando as comunidades locais. É importante ressaltar o protagonismo de toda a comunidade acadêmica nessas ações, o empenho de gestores e dos comitês operativos e as redes estabelecidas com poderes públicos, com outras instituições de ensino e com segmentos da sociedade civil”, ressalta o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva.

Algumas ações são de comunicação, área considerada estratégica e que cumpre papel importante para informar a sociedade. Há também ações voltadas ao suporte e orientação psicológica de servidores e estudantes, outras são de saúde, com orientações e recomendações de prevenção ao novo coronavírus e à Covid-19, sobre bem-estar físico e mental, alimentação, prática de exercícios físicos, meditação, yoga e atividades culturais. Há, ainda, oferta de cursos e arrecadação de alimentos e produtos de higiene e de limpeza. O que movimenta essas ações é o espírito de solidariedade, união e comprometimento de todos com a função social do IFG.

Na lista de ações institucionais, há muitas estão relacionados à produção de materiais saneantes, que são aqueles usados para limpeza e descontaminação, a exemplo de álcool 70%; materiais de proteção individual (EPIs); manutenção e reparos em respiradores hospitalares; mapeamento de ações institucionais; desenvolvimento de protótipos e novas técnicas, dentre outros. As primeiras ações foram reunidas em uma reportagem especial, da Diretoria de Comunicação e com apoio dos setores de comunicação dos câmpus, disponível aqui

Todas as notícias publicadas sobres essas ações estão na página especial disponibilizada no link: www.ifg.edu.br/coronavirus (ao entrar, rolar a página para baixo). Desde então, dezenas de outras ações foram iniciadas. Destacaremos abaixo algumas das novas ações. As demais estão sendo divulgadas nas páginas de cada câmpus, no site do IFG, além dos perfis e páginas específicos de cada unidade. Acesse as páginas dos câmpus: http://ifg.edu.br/campus

 

 

Conheça as novas ações

Reitoria

Campanha de Saúde - A equipe de Promoção da Saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do IFG e IF Goiano, em parceria com a Diretoria de Comunicação Social, iniciou nesta terça-feira, 14, uma campanha informativa, nas mídias sociais. As peças elaboradas serão publicadas às terças e às sextas-feiras e apresentam informações sobre cuidados com a saúde. Nesta semana, a importância do equilíbrio entre alimentação, atividades físicas, sono e manejo de estresse, para reforço da imunidade, é apresentada. No momento em que vivemos uma pandemia, cuidar da imunidade faz-se ainda mais importante.

 

Ação com estudantes - Com o objetivo de divulgar os talentos estudantis e levar um pouco de música e dança às pessoas que estão em casa, contribuindo para o equilíbrio da saúde emocional, a ação “O artista é você, estudante do IFG!” foi lançada na semana passada. A ação tem a parceria do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os estudantes gravam seus vídeos, de celular mesmo, tocando/cantando uma música ou dançando, e enviam para o e-mail da Diretoria de Comunicação Social. A equipe da Dicom compartilha então nos canais de mídia social (Facebook, Instagram e Twitter). Saiba mais clicando aqui.  

 

Vídeos em Libras – A preocupação com a acessibilidade da comunidade surda às informações das autoridades de saúde sobre orientações e recomendações relativas ao novo coronavírus e à infecção provocada por ele, a Covid-19, motivou a elaboração de seis vídeos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os vídeos são uma iniciativa do Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Diretoria de Comunicação Social e do Câmpus Aparecida de Goiânia. Os vídeos são curtos, com mensagens objetivas e em linguagem popular, de fácil compreensão. Possuem, em média, um minuto de duração, todos são legendados e, também, possuem áudios narrando o que está em Libras, contribuindo para que os ouvintes possam compreender o conteúdo também. Saiba mais clicando aqui. Acesse os vídeos no YouTube: https://www.youtube.com/ifgoficial

 

Câmpus Águas Lindas

 

 

Extensão/Rede Solidária – A Rede Social Intersetorial de Águas Lindas de Goiás, formada por membros da comunidade e servidores públicos da região, está realizando a campanha "Rede Águas Lindas Solidária: venha tecer conosco!". A campanha tem como finalidade arrecadar recursos para a compra de produtos alimentícios, de higiene e de limpeza que atendam, aproximadamente, 300 famílias em situação de vulnerabilidade social afetadas pela pandemia no município. O fortalecimento da articulação da Rede é um resultado do curso de extensão “Águas Lindas que Protege”, e possui como objetivo responder às demandas da população de maneira integrada e colaborar para a efetivação de políticas públicas para a boa governança local. A doação pode ser feita por meio do link: https://abacashi.com/p/rede-aguas-lindas-solidaria

 

 

Roda de Conversa (Programa Acolher) - O Programa Acolher, em parceria com a terapeuta Vanessa Cunha, tratou de temas diversos, por meio de uma roda de conversa virtual, no aplicativo Skype. Foram abordados: Aplicabilidade da yoga para ansiedade; Benefícios das posturas psicofísicas para fortalecer o aparelho respiratório e sistema nervoso; Pranayamas (Respiração); Meditação para trazer tranquilidade mental. A ação teve espaço na última segunda-feira, 13.

 

#DesafiodoDesenho – O desafio envolve a comunidade acadêmica para que realize seus desenhos e envie virtualmente para o câmpus. Durante 10 dias, a comunidade poderá se expressar por meio de desenhos, sobre 10 temas diferentes. Na terça-feira, 14, o desafio teve como tema uma árvore. Vários desenhos foram recebidos e publicados nas mídias sociais da unidade, e contou com a participação da comunidade externa também, além de alunos de outros câmpus.

 

Projeto de Pesquisa – Integra, em conjunto com os câmpus Goiânia Oeste e Valparaíso, o projeto “Estudo multicêntrico de avaliação epidemiológica das Infecções Bacterianas Relacionadas à Assistência em Saúde, em usuários da saúde diagnosticados ou não com COVID-19, pelo monitoramento digital no âmbito das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares”.

 

Blog de apoio psicológico – A Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente desenvolveu um blog para oferecer apoio psicológico à distância, voltado para comunidade acadêmica enquanto as atividades presenciais estiverem suspensas. O espaço disponibilizará materiais, vídeos e leituras que tratem de temas sobre saúde mental e socioemocional em tempos de isolamento social.

  

Câmpus Anápolis

Ação “Juntos em Casa” - A campanha Juntos em Casa teve início nesta semana e será veiculada nas mídias sociais da unidade. A iniciativa é do Comitê Operativo de Emergência Local - Covid-19 e conta com a colaboração da Coordenação de Comunicação Social do Câmpus. A campanha possui a participação de servidores da unidade de ensino que se mobilizaram para trazer mensagens de solidariedade e esperança a toda comunidade durante este momento difícil que estamos passando. A primeira mensagem conta com a participação da diretora-geral, Elza Gabriela Godinho, da psicóloga Bárbara Rodrigues de Sousa e da professora Patrícia Santiago. As três compõem o Comitê Local, juntamente com a jornalista Priscylla Dietz.

 

Carro de Som usa a comunicação como estratégia
Carro de Som usa a comunicação como estratégia

 

Carro de som - Inspirado na ideia do Câmpus Itumbiara, a unidade iniciou na quarta, 15 de abril, um serviço de informação à comunidade por meio do carro de som. A circulação do carro de som será nos bairros próximos ao Câmpus Anápolis, às segundas, quartas e sextas-feiras, com mensagens reforçando a necessidade do isolamento e dos cuidados com a higiene para prevenção da doença. A iniciativa em Anápolis também contou o apoio da Diretoria de Comunicação Social, que redigiu os textos e produziu os áudios da campanha.

 

Câmpus Aparecida de Goiânia

Libras – Três ações importantes que visam a inclusão e acessibilidade mobilizam servidores do Câmpus Aparecida de Goiânia. Uma delas é o escalonamento de intérpretes de Libras para atendimento a alunos e professore surdos. A segunda, a gravação e o compartilhamento de vídeo em Libras com informações para o período de suspensão do calendário acadêmico. Outra ação é desenvolvida em parceria com a Reitoria, por meio da Diretoria de Comunicação Social e conta com a participação de uma professora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras-Português em gravações de vídeos em Libras sobre prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Aqui tem os detalhes sobre as ações

 

Câmpus Cidade de Goiás

Dicas para TCC – Foi realizada uma live com o @profedu.geotec, no Instagram, sobre dicas para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso.

 

Aulas de exercícios físicos – Estão sendo realizadas, por meio de aplicativos, aulas de exercícios físicos funcionais e calistenia (técnica que utiliza o peso do próprio corpo) todas as quartas-feiras, às 17h pelo aplicativo hangouts meet. A atividade, conduzida pelo professor de educação física Fabrício Cardoso e pela psicóloga Cláudia Trindade, será contabilizada para os estudantes como horas complementares. Depois da aula, os vídeos estão sendo publicados nas mídias sociais. Acesse aqui uma das aulas

 

Extensão/Apoio Psicológico - O serviço de psicologia da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) está realizando ação de apoio psicológico, com escuta ativa. É voltada aos estudantes da unidade. São diálogos e escuta particular à distância, sobre os anseios vivenciados. O horário deve ser agendado pelo telefone (62) 3371-9003.

 

Ensino/Curso online de ambientação em EAD – O curso de ambientação em EAD foi disponibilizado para servidores e estudantes do ensino médio e superior, conforme orientações do Memorando 60 da Pró-Reitoria de Ensino. A divulgação foi realizada pelo Câmpus Cidade de Goiás nas mídias sociais. Quando acessarem o link de inscrições aparecerá uma página onde terá a opção "Curso de Ambientação para EaD: Conhecendo o Moodle". Clique em "Inscrição e acesso ao curso: Clique aqui!". Em seguida, aparecerá a página de acesso, onde deverá ser realizado o login com a matrícula e a senha que já utilizam no câmpus. Depois de entrarem, aparecerá o curso com os módulos que precisam ser feitos, ao final de cada módulo existem atividades, então fiquem atentos ao conteúdo do curso. Ao final, é fornecido certificado de 20 horas. Link para inscrições: https://moodle2.ifg.edu.br/mod/page/view.php?id=18080

 

 

 

Mostra de filmes - A Mostra de Filmes Livres reúne vinte produções de estudantes e professores do Bacharelado em Cinema do Câmpus Cidade de Goiás que podem ser assistidas no site https://www.mostralivreifg.com/ a partir de hoje, dia 15. A iniciativa da mostra surgiu após o decreto estadual que instituiu o isolamento social por causa da pandemia de coronavírus. Ex-alunos do curso tiveram a ideia de disponibilizar as produções para que o público assista de casa. Conheça os detalhes aqui. 

  

Câmpus Formosa

Ensino/Curso online – A unidade disponibilizou inscrições para um curso online e gratuito. As inscrições serão encerradas nesta quinta-feira, 16 de abril (pelo link: https://forms.gle/zeYFpbAEvNVKESzp9). O Câmpus Formosa tornou-se uma Academia Cisco e está ofertando o curso de 70 horas CCNA R&S - Introduction to Networks (CCNA R&S – Introdução às Redes) gratuitamente aos alunos do IFG. Além deste curso, a parceria também possibilitará a oferta de outros cursos futuramente. Saiba os detalhes clicando aqui.

  

Câmpus Goiânia

Recuperação de equipamentos médico-hospitalares - Em parceria com a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, articulada pelo Governo de Goiás, atua na recuperação de equipamentos de ventilação pulmonar e monitores de sinais vitais em desuso, para utilização no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). Os equipamentos obsoletos pertencem às unidades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e estão em desuso por falta de peças e de manutenção. Saiba mais aqui.

  

Pesquisa/Esteira de descontaminação com luz ultravioleta – Os detalhes estão mais adiante, nas informações das ações do Câmpus Senador Canedo.

 

Apoio psicológico – Os estudantes do Câmpus Goiânia que desejarem conversar sobre questões que os afligem nesse momento de pandemia, podem recorrer ao apoio da psicóloga da unidade, Júlia Andrès Rossi. A profissional está realizando ação de escuta e atendimento psicológico profissional aos alunos. A iniciativa não se trata de uma psicoterapia, mas de um acolhimento e escuta realizados online, por meio do WhatsApp, aos alunos do câmpus, com o uso de vídeochamadas. Os interessados precisam realizar o agendamento para o atendimento online nos dias e horários em que há disponibilidade. Saiba mais: https://bit.ly/3ciQYaO

 

 

Produção de álcool 70% - Um grupo de 10 servidores estão trabalhando na produção de álcool em gel 70% INPM. A primeira doação ocorreu nesta quarta-feira, dia 15 de abril. O produto foi doado para profissionais da saúde de Goiânia e a previsão é que a produção ocorra até junho. Foram produzidos, até o momento, 1.150 frascos (200 ml cada) de álcool em gel 70%. A ação possui o apoio do Conselho Regional de Química da 12ª Região. Leia a notícia aqui

 

Câmpus Goiânia Oeste

Ciência e Informação – O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde do Câmpus Goiânia Oeste (NUPPS) está divulgando, há algumas semanas, diversas informações a respeito do novo coronavírus, formas de prevenção, pesquisas e dados científicos e de saúde. As publicações podem ser acompanhadas pelo perfil do Núcleo no Instagram: https://www.instagram.com/nupps.ifg

 

Projeto de Pesquisa – Integra, em conjunto com os câmpus Goiânia Oeste e Valparaíso, o projeto “Estudo multicêntrico de avaliação epidemiológica das Infecções Bacterianas Relacionadas à Assistência em Saúde, em usuários da saúde diagnosticados ou não com COVID-19, pelo monitoramento digital no âmbito das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares”.

 

Extensão/#ConversAção em Rede – O distanciamento social, em função da Covid-19, não precisa ser sinônimo de solidão e pensando nisso, a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), por meio do serviço de Psicologia, está disponibilizando aos estudantes um espaço/tempo para escuta ativa. Não é psicoterapia, mas um espaço virtual de acolhimento. Para acesso ao serviço basta enviar uma solicitação para o setor de Psicologia da CAE pelo e-mail: aline.ferro@ifg.edu.br. É preciso informar nome, curso e telefone para contato.

 

Câmpus Inhumas

Ação em Libras - Por meio de um projeto de extensão foi elaborada uma série de vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal. Os vídeos são voltados à comunidade surda e estão sendo publicados nas mídias sociais. Reúne servidores dos Câmpus Inhumas e Anápolis. O projeto é intitulado “Produção e divulgação de informações para a comunidade surda: COVID-19 em foco" e os três primeiros vídeos são sobre: requisitos para o recebimento do Auxílio Emergencial; Regras gerais do Auxílio Emergencial e Como ter acesso ao recurso (passo a passo). Saiba mais clicando aqui

 

Bem-estar – A professora de Educação Física Tainã Moreira está ministrando aulas de meditação pelo YouTube, no canal dela. É uma oportunidade de relaxamento, para todos, nestes dias de isolamento social. A ação ocorre às segundas-feiras, às 8h, ao vivo. Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCPxb1poDBuZtrQYk83k5heg/videos

 

Câmpus Itumbiara

 

Apoio Pedagógico Virtual - A Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente disponibiliza atendimento virtual aos estudantes neste período de isolamento social e suspensão do calendário acadêmico em função da pandemia do coronavírus. A proposta pedagógica é chamada de “Super+ Ação” tem o objetivo de disponibilizar conteúdo digital, para informar com mais leveza. Além do apoio on-line, as servidoras disponibilizaram um modelo de planilha semanal com sugestões de dias e horários para os estudantes realizarem atividades de lazer, estudo, alimentação, atividade física, descanso e acesso às notícias do dia. Conheça os detalhes aqui

  

Ensino - O Grupo PET Química, do curso de Licenciatura em Química, está realizando diversas ações no perfil deles no Instagram (@petquimicaifg), sobre temas relacionados ao coronavírus. Um dos vídeos publicados apresenta as explicações sobre a razão do sabão ser eficiente no combate ao vírus. Confira o vídeo: https://www.instagram.com/tv/B-vHOfpDnTJ/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Câmpus Jataí

Acessibilidade – De iniciativa dos professores Kamilla Fonseca (IFG) e Thábio Almeida (UFJ), que possuem um canal no YouTube, estão sendo produzidos vídeos visando a acessibilidade da comunidade surda às formas de prevenção e informação sobre a Covid-19. A ação é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Jataí (UFJ). Até o momento já foram desenvolvidos 16 vídeos para o canal, que pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/channel/UCfXtYwSHxS2omTFYHQ6QSJg

 

Protótipo de respirador - Outra iniciativa é de um grupo, do qual faz parte a professora Kennya Mendonça, e que deve iniciar, nos próximos dias, a construção de um protótipo de respirador para ser doado às instituições de saúde.

 

Câmpus Luziânia

 

 

Ensino - O professor Agenor Andrade voltou a produzir vídeos para seu canal no YouTube, chamado Matemática Aqui. As publicações visam ajudar os alunos a se ocuparem e continuarem os estudos em matemática durante a suspensão das aulas. Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCs7j0aHvWf9GxcU9H4-T_4g/about

 

Ensino - O Departamento de Áreas Acadêmicas publicou comunicado sobre a oferta de aulas extraclasse com atividades de reforço. De acordo com o documento, durante esse período de isolamento, a continuidade das aulas é inviável por uma parte dos estudantes. O Departamento irá encaminhar atividades optativas de reforço dos conteúdos trabalhados até a suspensão do calendário e orientações de outras atividades relacionadas a esse momento de isolamento. O comunicado acompanha as orientações da Pró-Reitoria de Ensino, contidas no Memorando 60/2020. Acesse o comunicado: https://bitlybr.com/ifE0Hylu

 

Produção de máscaras de proteção - O laboratório de robótica, Metabotix, com a iniciativa dos seus integrantes e egressos do câmpus, Giovanna Nogueira e Felipe Bertuol, começou a produção de 60 máscaras de proteção (face shields) em duas impressoras 3D. Os equipamentos serão doados para os profissionais de Saúde de Luziânia. As face shields são feitas com a orientação da professora Christiane Borges. Saiba os detalhes clicando aqui.

 

Câmpus Senador Canedo

Pesquisa/Esteira de descontaminação com luz ultravioleta - Em parceria com o IF Goiano (Câmpus Trindade) e com o Câmpus Goiânia, está desenvolvendo um sistema para descontaminação utilizando lâmpada UV-C germicida. Está é uma das várias ações de combate ao Coronavírus (COVID-19) por meio da Pesquisa, Ensino e Extensão no âmbito do IFG. O projeto reúne servidores dos dois institutos federais em Goiás e, também, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Hospital São Paulo (HSP). Os detalhes serão divulgados em breve pelos setores deomunicação dos câmpus Goiânia e Senador Canedo.

 

Ensino/Sala de Concerto: Estudando Música na Web - Estudar música pela internet durante esta quarentena. Esta é a proposta do projeto do professor Thiago Cazarim. As inscrições estão abertas, para aqueles que querem se dedicar à música mais intensamente. Quem quer apenas acompanhar as aulas, deve ficar atento às datas das atividades abertas ao público. Os encontros serão transmitidos pelas redes sociais. Os detalhes da ação estão aqui

 

Câmpus Uruaçu

 

Protótipo de Máscara

 

Produção de equipamentos de proteção – O Grupo de Robótica Educacional está realizando testes para produção de máscaras reutilizáveis, com proteção similar ao modelo N95, recomendado pelas autoridades de saúde para prevenir o contágio/disseminação do novo coronavírus. O modelo é chamado de “Máscara Nanohack 2.0 com filtro de algodão” e o projeto que está sendo testado por eles foi disponibilizado por um grupo externo (https://copper3d.com/hackthepandemic)

 

Pesquisa/Mapeamento das ações institucionais – O grupo Meninas Cientistas e o Grupo de Robótica Educacional do Câmpus Uruaçu estão atuando em conjunto em diversas ações. Uma delas é o mapeamento de parte das ações institucionais desenvolvidas nesse momento de pandemia do novo coronavírus, a partir do primeiro Boletim de Informações do Comitê Operativo de Emergência Covid-19.

 

Câmpus Valparaíso

Projeto de Pesquisa – Com recursos de mais de 12 milhões oriundos do Ministério da Saúde, a unidade, por meio do professor Geraldo Andrade de Oliveira, coordenará o projeto: “Estudo multicêntrico de avaliação epidemiológica das Infecções Bacterianas Relacionadas à Assistência em Saúde, em usuários da saúde diagnosticados ou não com COVID-19, pelo monitoramento digital no âmbito das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares”. Ao todo, 28 servidores do IFG integram o projeto.  A meta inicial é trabalhar com 10 unidades hospitalares em Goiás e 10 unidades hospitalares em São Paulo. O grupo que atua no projeto disponibilizará uma ferramenta tecnológica que contribuirá para os profissionais médicos, para a gestão hospitalar, incidindo na melhoria da gestão dos recursos médicos e hospitalares junto aos pacientes também. Saiba os detalhes: http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/17662-recursos-combate-a-covid19

 

  • Nota: as informações desta reportagem especial foram mapeadas pela Diretoria de Comunicação Social da Reitoria, que utilizou como base de dados as publicações de notícias nas páginas dos câmpus, e, ainda, as informações disponibilizadas pelos setores de comunicação nas mídias sociais. Aqui estão parte das novas ações que foram realizadas desde a publicação da primeira reportagem especial pela Diretoria.
  • Os que desejarem divulgar as ações desenvolvidas deverão enviar as informações sobre elas aos setores de comunicação dos respectivos câmpus para que as equipes locais possam avaliar a melhor forma de divulgação nos sites dos câmpus e/ou nas mídias sociais.

 

Reportagem Especial da Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página