Campanha “Juntos pela Pesquisa”

Mobilidade e infraestrutura formam o campo de interesse do Mob.In

Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 10h54 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 14h58

O grupo do IFG Anápolis é ligado à área da Engenharia Civil e possui nove linhas de pesquisa

O Grupo de Pesquisas em Mobilidade e Infraestrutura (Mob.In) foi criado em 2018 e está classificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dentro da área de Engenharia Civil. Este grupo de pesquisa do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis é composto atualmente por 11 docentes e uma estudante. Seus objetivos principais são promover o estudo, a pesquisa, o ensino e a extensão nas áreas da mobilidade e da infraestrutura.

Membros do grupo de pesquisa Mob.In

Dentre os objetivos específicos do Mob.In, destacam-se os seguintes: promover a aproximação entre professores e pesquisadores, e professores/pesquisadores e alunos; constituir espaços de discussão e reflexão das políticas de mobilidade urbana; favorecer as práticas de pesquisa das áreas específicas; consolidar o Grupo de Pesquisas em Mobilidade e Infraestrutura do mpus Anápolis. Podem participar do grupo: professores internos e externos e estudantes que se interessem pelos objetivos do grupo.

Desde o ano de sua criação, em 2018, a plataforma IFG Produz registra um total de 30 produções bibliográficas realizadas pelos membros ligados ao grupo nos seguintes itens: capítulos de livros, trabalhos em eventos, livros, resumos e artigos. As principais temáticas abordadas nas publicações realizadas foram: infraestrutura e planejamento urbano e de transporte.

O Mob.In possui nove linhas de pesquisa:

1. Sistemas de informação

2. Sistemas Dinâmicos

3. Arquitetura e Urbanismo

4. Construção Civil

5. Estruturas

6. Geotécnica

7. Hidrologia

8. Infraestrutura de transportes

9. Mecânica dos solos

Hoje a principal forma de comunicação dos membros do Mob.In tem sido realizada por meio de um grupo criado no WhatsApp. O grupo planeja alguns projetos futuros e o primeiro passo é justamente a sua reestruturação, incluindo a liderança.

Conheça o espaço destinado ao Mob.In na plataforma IFG Produz, que dispõe sobre os membros atuais e detalhes da produção científica do grupo CLICANDO AQUI

Veja a seguir o vídeo de apresentação do Mob.In na campanha:

Essa reportagem especial faz parte da campanha “Juntos pela Pesquisa”, promovida pela Coordenação de Comunicação Social do IFG Anápolis com o objetivo de divulgar o trabalho que tem sido realizado pelos sete grupos de pesquisa em atividade no câmpus. Saiba mais sobre essa campanha clicando aqui.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis com informações recebidas da liderança do Mob.In