Experiências femininas na pandemia vão compor documentário produzido pelo Coletivo Mais Mulheres
Imagens serão realizadas pelo celular e enviadas para a página do coletivo
O coletivo Mais Mulheres, formado por alunas, egressas e servidoras do Instituto Federal de Goiás e responsável pelo projeto Leia Mais Mulheres IFG, lançou mais uma iniciativa com o objetivo de dar voz a mulheres de diversos contextos sociais neste período de isolamento provocado pela pandemia de covid-19. Intitulado Falem + Mulheres, a ação visa coletar as experiências vivenciadas por mulheres neste período pandêmico por meio de vídeos curtos com a finalidade de produzir um documentário.
Segundo a equipe responsável, a ideia surgiu da necessidade de se manter um registro das experiências femininas em tempos de isolamento social. Isso porque, de acordo com o projeto, esse momento social tem gerado impacto na vida das mulheres sob vários aspectos: trabalho, família, relações afetivas, saúde física e psíquica, intensificação da violência doméstica em suas variadas dimensões, pressão para a manutenção de padrões estéticos, exigências de produtividade e qualificação para o mercado de trabalho ao mesmo tempo em que, na maioria das vezes, depende dessas mulheres o bem-estar e cuidado familiar.
Para participar do projeto, basta gravar um vídeo registrando sua experiência durante o período de isolamento social, contendo no máximo três minutos e até 10 gigabytes em qualidade alta. As gravações podem ser feitas pelo celular e a captação das imagens deve ser realizada na horizontal. Ao final, a participante preenche formulário, disponível na página do coletivo Mais Mulheres, no qual a autora das imagens também assina a concessão de direito de uso de voz e imagem.
A equipe responsável pelo projeto fará o mínimo de edição para que o documentário seja finalizado e, posteriormente, postado em seu canal no Youtube.
Dentre os temas, serão abordados relacionamentos amorosos em tempos de covid-19; trabalho ou a falta dele; relações familiares; a escola do meu filho; os estudos em tempos de distanciamento social; tenho saudades de; entre outros.
Para saber mais sobre o projeto, acesse a página do Coletivo Mais Mulheres do IFG. São responsáveis pela ação a egressa Cris Ricci Mancini, as servidoras técnicas-administrativas Danielle Morais Pavan e Renata Rosa Franco, além da docente Uyara Ferreira.
Conheça o projeto Leia Mais Mulheres, que produz podcasts sobre leitura de obras escrita por mulheres.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais