Deflagrado o processo eleitoral para a CIS e CPPD
Candidaturas para as duas comissões devem ser registradas no período de 1º a 24 de abril

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai realizar eleições diretas para escolha dos representantes dos técnicos-administrativos e dos docentes, respectivamente para a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS) e Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Os editais de ambos os processos eleitorais foram publicados nesta segunda-feira, 24.
Serão duas eleições diferentes, mas com cronogramas semelhantes. Os interessados em integrar as duas comissões devem registrar suas candidaturas no período de 1º a 24 de abril. A homologação preliminar das candidaturas será publicada no dia 25, cabendo recursos. A lista final dos candidatos será dia 29 de abril, iniciando-se em seguida a campanha eleitoral.
A votação será realizada nos dias 13 e 14 de maio, de forma on-line. Na eleição para a CIS votam somente os técnicos-administrativos e, para a CPPD, votam apenas os docentes. A lista de servidores aptos a votar será divulgada no dia 24 de abril.
As eleições para a escolha dos membros da CIS e da CPPD são de responsabilidades das duas Comissões Eleitorais Centrais (CEC), e das Comissões Eleitorais Locais, nomeadas para este fim. A CEC para a eleição da CIS é presidida pelo servidor Evaldo Gonçalves Silva, jornalista do Câmpus Jataí. Já a CEC para a eleição da CPPD é presidida pelo professor Danyllo di Giorgio Martins da Mota, do Câmpus Aparecida.
Compete às CEC elaborar o edital de convocação das eleições; homologar o registro das candidaturas; divulgar a lista de candidatos e de eleitores; supervisionar a campanha eleitoral; divulgar instruções sobre a votação; deliberar sobre eventuais recursos impetrados; e divulgar o resultado da votação. Às Comissões Eleitorais Locais compete coordenar as eleições nos câmpus e Reitoria; e a fiscalização do pleito.
Comissões
A CIS tem como competência acompanhar a execução do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE); orientar a área de pessoal e os servidores do IFG quanto ao Plano de Carreira dos Cargos; fiscalizar e avaliar a implementação do Plano de Carreira no âmbito do IFG; propor e encaminhar à apreciação da comunidade e da Comissão Nacional de Supervisão sugestões de alterações necessárias para o aprimoramento do Plano de Carreira; apresentar propostas e acompanhar a elaboração e a execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoal do IFG e seus programas de capacitação, de avaliação e de dimensionamento de quadros, que apontam as necessidades de pessoal e modelo de alocação de vagas; avaliar, anualmente, as propostas de lotação do IFG; acompanhar o processo de identificação dos ambientes organizacionais do IFG proposto pela área de pessoal, bem como os cargos que os integram; examinar os casos omissos referentes ao Plano de Carreira e encaminhá-los à Comissão Nacional de Supervisão; e conduzir outras questões relativas ao PCCTAE, designadas pelo Conselho Superior da Instituição.
À CPPD, por sua vez, compete assessorar o colegiado competente para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente, no que diz respeito a dimensionamento da alocação de vagas docentes nas unidades acadêmicas; contratação e admissão de professores efetivos e substitutos; alteração de regime de trabalho docente; avaliação do desempenho para fins de progressão e promoção funcional; solicitação de afastamento docente para aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado; e liberação de professores para programas de cooperação em outras instituições universitárias ou não.
Confira os editais:
Edital 01/2025 – CIS (disponível na página da CIS, link "Eleições 2025")
Edital 01/2025 – CPPD (disponível na página da CPPD, link "Eleições 2025")
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais