Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Prova de vestibular da UnB faz referência ao curso de Pedagogia Bilíngue do IFG

Prova de vestibular da UnB faz referência ao curso de Pedagogia Bilíngue do IFG

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 12h23

Conteúdo motivador da redação para o curso de Licenciatura em Língua de Sinais incluiu declarações da professora Waléria Vaz Mendes, do IFG, sobre educação inclusiva

A inclusão da pessoa surda por meio da educação bilíngue, com referência ao Instituto Federal de Goiás (IFG), foi destaque na prova do vestibular para Licenciatura em Língua de Sinais da Universidade de Brasília (UnB), realizada no dia 18 de novembro. A redação, que teve o tema “Importância das escolas bilíngues na educação dos surdos” apresentou, entre os conteúdos motivadores da dissertação, um texto com declaração da professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, professora do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, sobre a necessidade da educação bilíngue para que se realize de fato a inclusão.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, professora Aleir Ferraz Tenório, a referência ao Instituto Federal de Goiás feita aos vestibulandos de Licenciatura em Língua de Sinais da UnB é um importante reconhecimento do trabalho que tem sido realizado no IFG Aparecida. “É um grande desafio trabalhar em prol da inclusão num país que ainda precisa rever em muito os seus conceitos acerca da importância e valorização de todos os seres humanos”, afirmou Aleir. Para a professora, a gratificação de ver pessoas surdas inseridas na vida acadêmica e ter alunos ouvintes e surdos sendo preparados para uma educação inclusiva é uma grande honra para os professores e para toda a Instituição.

O texto utilizado na prova teve como fonte publicação feita no portal do MEC, quando a professora Waléria, idealizadora do curso de Pedagogia Bilíngue no IFG, era também coordenadora. A divulgação foi recebida com orgulho pelos professores do Câmpus Aparecida de Goiânia, onde é ministrado o curso. “Os docentes desse colegiado sentem na pele uma responsabilidade nunca vivenciada, mas tem valor humano que me toca profundamente a cada aula dada e objetivo alcançado”, comentou a professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, que no curso de Pedagogia ministra a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências.

Página da prova de redação - Licenciatura em Língua de Sinais UnB

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia