Doutorando em Artes Visuais dirige projeto com estudantes do curso de Licenciatura em Dança
O trabalho de Pedro Simon integra o Projeto de Incubadora Artística, coordenador pela professora Luciana Ribeiro
O curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG) está contando neste semestre com a participação do diretor artístico Pedro Simon em um importante projeto. Intitulado “Corpo, cidade e memória: construindo narrativas na relação com urbano”, o projeto de Pedro parte de uma pesquisa de doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem o objetivo de pesquisar a mútua relação estabelecida entre corpos e os espaços urbanos, buscando uma compreensão de como afetamos e somos afetados pelos lugares a todo tempo. O trabalho de Pedro Simon no IFG está integrando o Projeto de Incubadora Artística (PIA), coordenado pela professora Luciana Gomes Ribeiro e que tem a proposta de se consolidar como um espaço de pesquisa e criação artística para os acadêmicos da Licenciatura em Dança.
O projeto tem a participação de outros professores do curso de Licenciatura em Dança, que se colocam como colaboradores ou provocadores artísticos. A professora Rousejanny Ferreira atuou como mediadora na participação do professor Pedro Simon no PIA e alunos de todos os períodos do curso podem participar do projeto, que é aberto a receber propostas artísticas e de pesquisas de colaboradores convidados externos.
Corpos e lugares
O diretor está se reunindo com acadêmicos da Licenciatura em Dança semanalmente, em encontros que se iniciaram este mês e prosseguem até o mês de junho. A professora Luciana Ribeiro explica que o trabalho que está sendo dirigido por Pedro Simon busca investigar como atravessamentos sofridos pelo corpo afetam a formação de sujeitos e os modos como o corpo reage por meio da dança. Pedro Simon completa que a proposta é de que, por meio de investigações de memórias, lugares e vivências, os alunos que fazem parte do projeto consigam perceber as influências desses atravessamentos na construção dos seus corpos e no desenvolvimento das suas próprias histórias de vida.
Para ele, a experiência tem sido muito positiva. “Os alunos que se inscreveram têm demonstrado claro interesse em investigar suas memórias e trazer para o corpo narrativas corpográficas baseadas nos resgates de lugares e experiências. Tem sido um processo de criação tocante e inspirador”, ressaltou. O diretor informa que o projeto intenta construir um documentário e uma videodança como produto final.
Parceria
A cada semestre o Projeto de Incubadora Artística vai trabalhar propostas diferentes, tendo entre seus objetivos a composição de um catálogo de grupo artístico da Licenciatura em Dança. O acervo poderá ser apresentado em eventos específicos de arte, dança, educação e cultura, entre outros. Para a professora Luciana Ribeiro, a parceria com profissionais externos nesse projeto é importante porque abre o diálogo do curso e do IFG com os especialistas da área de arte e dança, ao mesmo tempo em que os aproxima do perfil de formação artística docente e das especificidades do Instituto Federal de Goiás.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais