Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Inclusão do aluno surdo no universo musical será assunto de reflexão no Café Atitude Investigativa
Início do conteúdo da página
Formação de Professores

Inclusão do aluno surdo no universo musical será assunto de reflexão no Café Atitude Investigativa

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2020, 16h22 | Última atualização em Domingo, 25 de Outubro de 2020, 20h11

O evento é um projeto do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e será realizado no dia 13 de outubro

imagem sem descrição.

O desafio da inclusão do aluno surdo no universo musical será abordado na próxima edição do “Café Atitude Investigativa – diálogos sobre pesquisa e formação de professores”, a ser realizado no dia 13 de outubro, no formato online. Com o tema Ensino de Música para Alunos e Alunas Surdas com Auxílio de Tecnologias, a roda de conversa contará com a participação de convidados que desenvolvem trabalho significativo na área que envolve música e educação de surdos.

A temática do evento foi uma proposta do professor de música Germano Lopes, do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Ele conta que ao longo das vivências e experiências na disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino da Arte: Música, que ministra desde 2015, verificou a importância em ampliar discussões e reflexões sobre o assunto, para uma formação mais significativa do pedagogo bilíngue.

“Muitos são os desafios diante desta temática, que vão das poucas pesquisas em torno do assunto até a resistência de que a música faz parte da cultura surda. Contudo, essas barreiras aos poucos vão sendo suplantadas com trabalhos e pesquisas que visam a diminuir essa distância dos surdos e o universo musical”, afirma o professor Germano. Ele destaca que uma importante ferramenta auxiliar nesse processo de aproximação são os dispositivos tecnológicos desenvolvidos por professores e pesquisadores que, a partir de suas necessidades, desenvolveram materiais com o intuito de tornar mais acessível o ensino de música.

 

Convidados pesquisadores na área

Para enriquecer as reflexões sobre o tema, foram convidados dois professores com rico histórico de pesquisa na área. Uma das palestrantes é Sarita Araújo, surda, Mestre em Música pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo tido como tema de seu trabalho final no Mestrado o uso de tecnologias no processo de educação musical do aluno surdo, e professora de música do conservatório de música Cora Pavan Capparelli (Uberlândia – MG). Outra importante participação será a de Magnaldo Araújo, professor de música do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Apodi). Ele desenvolveu um premiado dispositivo que auxilia os alunos surdos e ouvintes no processo de musicalização.

O Café Atitude Investigativa é um projeto do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. A atividade a ser coordenada pelo professor Germano Lopes tem colaboração dos professores Késia Mendes Barbosa Oliveira e Thiago Cardoso.Aguiar.

 

Horas complementares e certificados

A participação é aberta a todas as pessoas interessadas. O evento será transmitido pelo YouTube, através do canal Sabores em Libras, no dia 13 de outubro, terça-feira, das 19 às 21 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento. Os participantes inscritos terão direito a horas complementares e a possibilidade de receberem certificado. 

Inscrições

Acesso à Transmissão

 

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página