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EJA

Ações integradoras no curso EJA - Técnico em Alimentos mostram resultados positivos a alunos e à sociedade

Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 12h44 | Última atualização em Terça, 05 de Outubro de 2021, 12h48

Trabalhos realizados no primeiro semestre pelas turmas de 2º e de 6º período do curso envolveram as disciplinas Seminário e Prática Profissional Integrada e deram origem a produtos informativos e, em alguns casos, inovadores

Produto desenvolvido pela aluna Vanessa Silva Xavier, feito a base de linhaça, para pessoas com intolerância ao ovo, sendo apresentado à banca de professores
Produto desenvolvido pela aluna Vanessa Silva Xavier, feito a base de linhaça, para pessoas com intolerância ao ovo, sendo apresentado à banca de professores

Estudantes do segundo e do sexto período do curso Técnico Integrado em Alimentos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizaram, no final do semestre 2021/1, atividades que deram origem a produtos que, além do benefício didático aos alunos que os criaram, podem ser de grande utilidade às pessoas interessadas nos temas estudados. Em ambas as turmas, os trabalhos foram desenvolvidos nas disciplinas “Seminário” e “Prática Profissional Integrada” e, no caso do segundo período, a atividade foi fundamentada também na disciplina de Língua Portuguesa.

Estudantes do segundo período criaram roteiros e gravaram vídeos com temas relacionados à Indústria de Alimentos, com informações, curiosidades e dicas de produção e conservação. As alunas do sexto período, por sua vez, desenvolveram produtos inovadores para pessoas que tenham algum tipo de intolerância alimentar. Elas elaboraram planos de negócios a partir de receitas substituindo algum item por outro que seja bem aceito à saúde da pessoa alérgica ou intolerante. Os trabalhos realizados podem ser conferidos abaixo em vídeos e imagens.

 

Criação audiovisual

Ao longo do semestre 2021/1, foram desenvolvidas nas disciplinas Prática Profissional 2, Seminário 2 e Língua Portuguesa atividades integradas pelos alunos do curso EJA - Técnico em Alimentos, que tiveram como produto a criação audiovisual com o tema central “Indústria de Alimentos”. O processo de criação envolveu vários encontros conjuntos entre alunos e os professores Josiane dos Santos Lima, Mara Lina Rodrigues e Eder David de Freitas Melo.

A professora Josiane, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa, explica que a primeira parte do projeto teve como objetivo investigar alguns temas dentro dos processos da Indústria de Alimentos. “Simultaneamente, os alunos passaram a pesquisar e conhecer o gênero textual Roteiro. Em um dos momentos do projeto, os alunos assistiram a filmes e realizaram uma roda de conversa com os professores. Ao final do semestre, após alguns encontros de orientação e refacção dos roteiros e vídeos, a turma apresentou o trabalho final, ou seja, um vídeo curto dentro da temática escolhida por cada um”, explicou.

A professora Josiane avalia que a experiência foi muito positiva, pois além de integrar conhecimentos entre as áreas, possibilitou a discussão coletiva e a troca de saberes. O conteúdo dos trabalhos foi avaliado pela professora Mara Lina Rodrigues, que é engenheira de Alimentos.

Vídeos produzidos: por alunos do segundo período 2021/1 do curso Técnico Integrado em Alimentos (EJA):

 

Alunas: Alessandra dos Santos Souza e Luzirene Francisca Barbosa

 

Aluna: Araíde Maria Guedes

 

Aluna: Ediane Santarém dos Santos Pereira

 

Aluna: Gislanya Talia Nunes Alves

 

  • Cerveja – o sabor da bebida e outras informações.

Aluna: Jaine Cruz Ferreira

 

Aluna: Marcilene Rodrigues Nogueira

 

Aluna: Meide Pereira de Miranda Borges

 

  • Café - curiosidades sobre o café mais caro do mundo.

Aliuno: Jhonatan César Resende da Silva

 

 

Inovação em alimentação e saúde

Como resultado dos estudos e atividades das disciplinas Seminário VI e Práticas Profissionais Integradas VI, as estudantes do sexto período do curso EJA – Técnico em Alimentos criaram empresas fictícias, em que, além de elaborar um plano de negócios, elas desenvolveram produtos inovadores, a partir da observação de um problema real na sociedade: a intolerância alimentar. O trabalho foi conduzido pelas professoras Gláucia Rosalina Machado Vieira, na disciplina Seminário, e pela professora Priscilla Prates de Almeida, em Práticas Profissionais Integradas, tendo contado também com a participação das professoras Rejane Maria Gonçalves Maia e Lillian Pascoa Alves.

A observação e diálogos acerca de problemas sociais tinham começado a ser trabalhados pelas professoras com a turma no semestre anterior. Questões relacionadas a alergia e intolerância alimentar com produtos como proteína do leite, amendoim, camarão e outros passaram a ser pensadas para o desenvolvimento de produtos a serem comercializados. “Elas fizeram os testes, elas tiveram que pensar na marca, elas tiveram que pensar na embalagem, tiveram que pensar no rótulo e tiveram que pensar na estruturação de uma empresa fictícia no papel, que é o plano de negócio”, explica a professora Gláucia sobre o trabalho realizado por ela e pela professora Priscila com as alunas do último período do curso Técnico em Alimentos.

O Ensino Remoto Emergencial e a impossibilidade de utilizar os laboratórios do IFG não impediram a qualidade técnica do trabalho. “Foram produtos reais que elas tiveram que fazer na casa delas, testaram lá, se organizaram lá”, conta Gláucia. E o desafio das estudantes não acabou aí. Ao final do semestre, elas apresentaram seus trabalhos a uma banca de professores. Uma demonstração do processo de trabalho e dos produtos lançados pelas então alunas, hoje técnicas em Alimentos, podem ser conferidos abaixo:

 

Problema: Intolerância à lactose

Produto: Cocada sem lactose

Nome do produto: Cocadas Sabores

Aluna: Claudirene Lima Lopes Morais

 

 

   

 

Problema: Obesidade infantil

Produto: Brigadeiro de Inhame (em substituição ao leite condensado)

Nome do produto: Point do Brigadeiro

Aluna: Karine Gomes da Silva

 

   

 

Problema: Intolerância ao glútem

Produto: Massa pronta de tapioca

Nome do produto: Tapioca Nordestina

Aluna: Nadir de Fátima Oliveira e Silva

 

 

   

 

Problema: Intolerância a frutos do mar

Produto: Bolo a base de batata com sabor de camarão

Nome do produto: Delícias da Regina

Aluna: Regina Maria Caetano da Silva Assis

 

   

 

Problema: Alergia à proteína do leite de vaca

Produto: Leite vegetal de coco

Nome do produto: Natucoco

Aluna: Sarah Cristina Ribeiro Olímpio

 

 

   

 

Problema: Alergia ao ovo

Produtos: Gel de linhaça e bolo no pote com linhaça

Nome dos produtos: Jeito Caseiro no Pote

Aluna: Vanessa Silva Xavier

 

 

   

 

Problema: Alergia a amendoim

Produto: Doce / paçoca de baru

Nome do produto: BaruVania

Aluna: Vânia Pereira Brandão

 

 

   

 

Álbum com mais imagens do processo de elaboração e apresentação dos produtos

 

Formação Integrada

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Alimentos (EJA), o eixo de formação integrada, que inclui as disciplinas Seminário e Prática Profissional Integrada, se materializa por meio de metodologias, práticas e instrumentos “que promovem e possibilitam a flexibilidade e a integração curricular, a politecnia, a formação omnilateral, o trabalho como princípio educativo e a dinamicidade à organização curricular, possibilitando maior integração do currículo.” A organização curricular do curso contempla ainda os eixos de formação geral, que agrega as disciplinas inerentes à Educação Básica, e de formação profissional, que reúne as disciplinas específicas da área técnica.

A importância dada pelo Instituto Federal de Goiás à formação integrada foi demonstrada na programação da Semana de Planejamento Pedagógico 2021/1 do Câmpus Aparecida de Goiânia. No primeiro dia da Semana de Planejamento, professores de todos os cursos do Ensino Médio Técnico e também dos cursos de nível superior apresentaram experiências exitosas envolvendo ações integradas.

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

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