Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Colegiado do curso de Pedagogia Bilíngue participa de discussão sobre formação docente
Início do conteúdo da página
Formação de Professores

Colegiado do curso de Pedagogia Bilíngue participa de discussão sobre formação docente

Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 14h30 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 12h33

A reflexão foi proporcionada pela palestra “BNC-Formação: implicações para a Pedagogia”, ministrada no dia 5 de outubro pela professora Lisete Jaehn, da Universidade Federal Fluminense

Print de tela feito durante a palestra da professora Lisete Jaehn
Print de tela feito durante a palestra da professora Lisete Jaehn

A formação docente é tema de grande relevância no Instituto Federal de Goiás (IFG), que oferece cursos de licenciatura destinados à formação de professores para a educação básica e superior. No Câmpus Aparecida de Goiânia, são ofertados os cursos de licenciatura em Pedagogia Bilíngue e em Dança, que frequentemente realizam atividades com vistas ao fortalecimento da formação acadêmica, técnica, científica e cultural de professores em suas respectivas áreas e em articulação com diferentes áreas do conhecimento. Exemplo nesse sentido foi a palestra “BNC-Formação: implicações para a Pedagogia”, ministrada pela professora Lisete Jaehn, da Universidade Federal Fluminense (UFF) – confira currículo no final do texto –, e organizada pelo curso de Pedagogia Bilíngue do IFG.

Realizada no dia 5 de outubro, a apresentação abrangeu o contexto da política educacional contemporânea, partindo de um histórico da internacionalização curricular e do Currículo Nacional desde a década de 1990. Para a coordenadora do curso de Licenciatura em pedagogia Bilíngue, professora Késia Mendes Barbosa Oliveira, a palestra constituiu-se em um rico momento formativo para o colegiado do curso.

A professora Lisete Jaehn discorreu especialmente sobre pontos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), que é recente – homologada pela Portaria n. 2.167/2019 do MEC – e que define as Diretrizes Curriculares Nacionais. Lisete Jaehn fez uma reflexão sobre os impactos da BNC-Formação sobre a formação docente.

 

Projetos em disputa

A apresentação fez um paralelo entre os projetos societários em disputa, que representam diferentes modelos de educação, de escola e, também, de cursos de Pedagogia. Para a professora Lisete Jaehn, a BNC-Formação é uma imposição legal que fere a autonomia universitária e a autonomia pedagógica, ao mesmo tempo em que se omite diante de temas centrais como a inclusão e a pluralidade. Para ela, a previsão de modelos de curso de licenciatura previstos na BNC-Formação ameaça a própria existência dos cursos de Pedagogia.

Lisete Jaehn falou de ações que estão sendo empreendidas pelo Movimento Nacional de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia, além de fóruns e instituições de ensino superior, que envolve, entre outras atividades, a realização de debates e um abaixo-assinado contra o Edital 32/2021 do MEC, que está selecionando instituições de ensino para a adequação da Pedagogia e das Licenciaturas à BNC-Formação.

Para a professora Keith Braga, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, a discussão proporcionada pela palestra “é de suma importância para pensarmos a formação docente, que nesse momento, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de 2019, está ameaçada”. Keith destacou que a formação defendida pelo IFG nos cursos de licenciatura é integral, crítica, plural e inclusiva. “Por isso devemos lutar contra qualquer tentativa de reduzi-la a um currículo universal, que sabemos ser historicamente excludente”. Keith Braga considera que a palestra provocou os professores e alunos dos cursos de licenciatura a pensar em estratégias de resistência diante do cenário “nebuloso” que o currículo da educação tem vivido no país.

 

Breve currículo da professora Lisete Jaehn

Lisete Jaehn é pedagoga e doutora em Educação pela Unicamp. Atualmente professora da Universidade Federal Fluminense e líder de um grupo de pesquisas e estudos sobre currículo e formação de professores. Ela é vice-coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense e integra o Colegiado das licenciaturas da mesma universidade.

É membra associada da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e integra a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia-RJ e a organização nacional do Movimento em Defesa do Curso de Pedagogia.

  

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página