IFG Aparecida inicia elaboração do Plano Local de Extensão
O Comitê Local de Extensão, coordenado pela Gepex, está buscando propostas de ações junto à comunidade acadêmica
O Comitê Local de Extensão do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia está elaborando o Plano Local de Extensão (PLE), um documento que visa à construção e à consolidação de uma rede de atuação do IFG Aparecida no campo da extensão, que possa impactar na articulação do câmpus junto à comunidade do município. Para o alcance dos objetivos do Plano, o Comitê Local de Extensão está buscando o envolvimento de toda a comunidade na proposição de ações.
Está sendo enviado por e-mail a servidores docentes e técnicos administrativos um formulário (que também pode ser acessado aqui) para indicação de possibilidades de oferta de ações de extensão articuladas a partir dos campos de conhecimento/tecnologias dos cursos/eixos tecnológicos, áreas do núcleo comum e a área da Educação. De acordo com a Resolução CONSUP/IFG n° 24/2019, são consideradas ações de extensão os programas; projetos; prestação de serviços e processos tecnológicos; eventos; cursos de extensão; incubadoras sociais, tecnológicas e associações; mobilidade extensionista; e grupos de extensão. A contribuição dos estudantes e da comunidade externa também será buscada pela Comissão.
As ações sugeridas no levantamento serão confrontadas com o diagnóstico de território que está sendo elaborado e que integra a primeira etapa do trabalho, conforme metodologia proposta pela Pró-Reitoria de Extensão do IFG. A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, informa que o Plano Local de Extensão será elaborado a partir de três etapas:
ETAPA 1: DIAGNÓSTICO - Essa etapa está subdividida em três partes: a) realização do mapeamento e avaliação do perfil da oferta de ações de extensão do câmpus; b) realização do levantamento das demandas do território; c) levantamento das possibilidades de atendimento (Mapa de Possibilidades de Oferta de ações de extensão);
ETAPA 2: DIRETRIZES LOCAIS PARA OFERTA DE EXTENSÃO NO CÂMPUS – Etapa que vai definir diretrizes/parâmetros para a proposição de ofertas de ações de extensão, para acompanhamento e avaliação;
ETAPA 3: PLANEJAMENTO – Etapa de elaboração de Plano de Oferta das Ações Extensão do Câmpus para o período de agosto de 2022 a agosto de 2024.
“Estamos na fase de diagnóstico, que é a Etapa 1, em que nós vamos olhar todas as ações de extensão que já fizemos, fazer uma análise disso e também olhar para o território, para a comunidade, identificar os problemas nas diversas áreas e, também, olhar pra dentro, para as possibilidades de ofertas de extensão”, destaca a professora Gláucia Vieira. Segundo ela, os três relatórios da Etapa 1 estão sendo trabalhados em conjunto.
Composição do Comitê Local de Extensão do IFG Aparecida
Glaucia Rosalina Machado Vieira – Gerente de Pesquisa, Pós- Graduação e Extensão
Douglas Xavier de Andrade - Docente
Elisangela Tavares da Silva – Docente
João Ferreira de Araújo Júnior - Docente
Josiane dos Santos Lima – Docente
Neri Emílio Soares Júnior – Docente
Manuela Alvarenga do Nascimento – Docente
Marco Aurélio da Silva Santos - Técnico-Administrativo
Liliane Dias Rocha Silva - Técnico-Administrativo
Raquel Gusmão Duarte – Discente
Gabriel Meireles dos Santos Barros – Discente
Lucas Eduardo Pereira dos Santos – Discente
Formulário para apresentação de propostas de ações de extensão ao Plano Local de Extensão
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais