Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Programa de intercâmbio do Ministério da Igualdade Racial, realizado na Colômbia, teve representação do IFG Aparecida
Início do conteúdo da página
Igualdade Racial

Programa de intercâmbio do Ministério da Igualdade Racial, realizado na Colômbia, teve representação do IFG Aparecida

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2024, 14h09 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2024, 09h34

O professor Wellington Cardoso de Oliveira foi um dos 50 docentes brasileiros selecionados em edital e participou de atividades com o objetivo de fortalecer práticas educativas sobre História da Cultura Africana e afro-brasileira

imagem sem descrição.

O Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) esteve representado pelo professor Dr. Wellington Cardoso de Oliveira no programa de intercâmbio Caminhos Amefricanos, realizado na Colômbia no período de 4 a 18 de novembro. Wellington foi um dos 50 docentes de educação básica de escolas públicas brasileiras selecionados em edital pelo Ministério da Igualdade Racial. Os professores foram acompanhados de uma equipe da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, tendo participado de encontros com autoridades, visitas culturais e palestras.

“Foi muito gratificante participar desse intercâmbio, pois me possibilitou trocar experiências com professores de diferentes regiões do Brasil, além de conhecer como a Colômbia lida com a questão do racismo em suas instituições de ensino e os avanços dos estudos afrocolombianos”, afirma Wellington, que é presidente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas, de Gêneros e Sexualidades (NEABI) do IFG Aparecida e coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFG. O professor conta que os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer escolas públicas e museus e dialogar com professores colombianos sobre questões relacionadas ao racismo. A expectativa do Ministério da Igualdade Racial é de que os participantes sejam multiplicadores de boas práticas compartilhadas na viagem, que venham a fortalecer práticas educativas que promovam conhecimentos sobre História da Cultura Africana e afro-brasileira.

O projeto Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul - Edições Cabo Verde e Colômbia é desenvolvido em parceria do Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Secretaría de Educación Distrital da Colômbia. O professor Wellington Cardoso informa que entre os objetivos do edital de seleção do programa Caminhos Amefricanos estava o de fortalecer a Formação Inicial e a Formação Continuada de docentes na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais, conforme previsto pelo “Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana”, por exemplo.

 

FOTOS

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página