Docentes do IFG Aparecida ministram curso de extensão a professores de escolas municipais
O curso tem foco na Educação de Jovens e Adultos e está sendo ministrado em duas escolas
Cinco professores do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG estão ministrando em duas escolas da Rede Municipal de Goiânia um curso de Formação Continuada a professores em serviço, com temas voltados à realidade educacional da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Coordenado pelas professoras Késia Mendes Barbosa Oliveira, Alciane Barbosa e Aleir Ferraz Tenório, o curso de extensão “Diálogo Formativo: Formação Continuada de Professores em Serviço” está sendo oferecido em cinco encontros, de 16 de novembro a 14 de dezembro.
“Nós entendemos que a instituição de educação básica contribui com a formação dos nossos professores, na medida em que ela abre as portas da escola e das salas de aula pra receber os nossos alunos pra fazer estágio. E nós queríamos deixar para essa instituição uma contrapartida. Vamos até lá para dialogar e contribuir com a formação dos professores dessa escola”, explica a professora Késia sobre o curso. Ela conta que a parceria com as escolas é uma iniciativa pioneira entre o eixo Ensino, por meio da disciplina “Estágio Curricular Supervisionado”, e o eixo Extensão, por meio do diálogo formativo com os professores da rede municipal no espaço da escola. Os primeiros encontros estão sendo realizados na Escola Municipal Vila Rosa e terá ciclo de debates na Escola Municipal Moacir Monclair. A ação terá continuidade em outras escolas de Goiânia e de Aparecida de Goiânia ao longo de um ano.
Os temas que estão sendo trabalhados no curso abordam as questões consideradas mais relevantes pelos professores, envolvendo proposições relacionadas a estudantes da modalidade EJA. O curso será desenvolvido sempre nas noites de quinta-feira e inclui discussões sobre avaliação da aprendizagem e relações étnico-raciais, entre outros assuntos (confira a programação abaixo).
Coautores
A professora Késia destaca que um ponto muito positivo na metodologia do curso é que ele não chega pronto ao público-alvo, que são os próprios professores. “A gente se reúne, problematiza, olha pra realidade escolar, para suas demandas e, a partir disso, é que os professores escolhem quais são os temas mais relevantes, que vão contribuir com a sua prática pedagógica”, afirmou. Dessa forma, de acordo com Késia, os professores são coautores dessa formação.
Para as professoras Alciane e Aleir essa formação contribui no sentido de consolidar o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue como uma das referências no diálogo com a Educação Básica das Redes Municipais de Ensino de Aparecida de Goiânia e de Goiânia, na discussão sobre a formação de professores para temáticas da atualidade. Neste semestre a discussão em foco é a Educação de Jovens e Adultos e todos os desafios que essa modalidade constitui.
O ciclo de debates, ainda como ação da disciplina “Estágio Curricular Supervisionado”, envolve temas voltados à educação de surdos e à Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos (EAJA), sob coordenação da professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes e com participação do professor Thiago Cardoso Aguiar, da professora Josiane dos Santos Lima (coordenadora do curso Técnico Integrado em Panificação - EJA no IFG Aparecida de Goiânia), e da professora Márcia Friedrich (representante da Gerência da Educação Fundamental - SME, do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Padrão). “A contrapartida é um momento importante no Estágio. Nesse tempo destinado à reflexão, é possível propiciar aos agentes envolvidos nos processos de Ensino e Aprendizagem uma oportunidade de apresentar suas diferentes perspectivas e olhares sobre a EJA”, comenta a professora Waléria.
Programação
16/11 – Olhares da EJA sobre Avaliação da Aprendizagem
23/11 - Olhares da EJA sobre as Relações Énico-Raciais
30/11 - Olhares da EJA sobre Produção do Fracasso Escolar
07/12 - Olhares da EJA sobre Teorias da Aprendizagem
14/12 - Olhares da EJA sobre Cultura e Formação Humana
Temas do Ciclo de Debates
EAJA Como espaço de Inclusão.
Márcia Friedrich da Gerência da Educação Fundamental - SME; PNAIC Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa e Coord. Curso de Pedagogia da Faculdade Padrão
EAJA - Limites e Perspectivas
Josiane dos Santos Lima - Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Panificação - EJA / IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia
EAJA - Educacao de Surdos em foco.
Thiago Cardoso Aguiar - professor no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia e coordenador do Curso Sabores em Libras.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
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