Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Anápolis > Notícias do Câmpus Anápolis > Aprovada metodologia para o desenvolvimento do Congresso Institucional do IFG
Início do conteúdo da página
INSTITUCIONAL

Aprovada metodologia para o desenvolvimento do Congresso Institucional do IFG

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 15h17 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 18h25

A metodologia contempla o debate sobre o PDI 2018/2022 e o Estatuto do IFG e a revisão do Regimento Geral da Instituição

 

O Conselho Superior publicou ontem, 21, por meio de resolução, a metodologia que dispõe sobre a realização do Congresso Institucional do Instituto Federal de Goiás. Além de contemplar o debate a respeito do Estatuto e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Instituição (PDI 2018/2022), o Congresso, que deve ser realizado no final do ano, dará continuidade aos trabalhos de revisão do Regimento Geral. Aresolução foi publicada no site da Instituição.

De acordo com a metodologia apresentada, há o desejo de que a construção do PDI 2018/2022 ocorra a partir de uma discussão coletiva em cada uma das unidades do IFG, envolvendo a maior quantidade possível de interessados.

A metodologia aprovada pelo Conselho Superior do IFG propõe a criação de instâncias e de etapas de elaborações que têm por objetivo permitir a participação do debate e eleger os delegados que irão participar dos processos decisórios referentes à criação dos documentos do PDI 2018/2022 e do Estatuto do IFG.

Além de trazer uma visão geral do processo de discussão do Estatuto do IFG e da construção do PDI 2018/2022, de forma a permitir uma análise do conjunto das etapas e instâncias envolvidas na construção dos documentos, a metodologia apresenta o detalhamento das instâncias propostas para a criação dos Cadernos Temáticos IFG 2018/2022 e traz um cronograma de atividades.

Segundo o cronograma proposto, até o dia 1º de setembro, será constituída a Comissão Central Sistematizadora (CCS) e as Comissões Locais de Organização (CLO). São responsáveis por essa fase o Concâmpus, nos câmpus do IFG, e a diretoria Executiva, na Reitoria. Depois dessa data, será iniciada a fase de sensibilização e capacitação, até o dia 15 de setembro de 2017. Nessa fase, a CCS iniciará um trabalho de sensibilização e capacitação em todo o IFG, com vistas a explicar o que são o Estatuto e o Plano de Desenvolvimento Institucional a toda a comunidade acadêmica e a mostrar a importância da participação da comunidade nesse debate. A construção do Documento Base está prevista para ocorrer até o dia 6 de outubro deste ano.

Depois dessa fase de preparação, será realizada a etapa de execução do cronograma. Nela, estão previstas as constituições dos grupos, os debates, o envio dos cadernos contendo as propostas e a publicação desses documentos e do regulamento do Congresso Institucional. Este está previsto para ocorrer em dezembro, entre os dias 11 e 14. Segundo o cronograma publicado, a divulgação das minutas do PDI e do Estatuto enviadas ao Consup deve ocorrer até o dia 9 de fevereiro de 2018.

 

PDI

Previsto no artigo 14 da Lei nº 11.892/2008, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de planejamento e gestão que deve estabelecer os objetivos e as metas institucionais, além de definir as ações estratégicas que devem ser desenvolvidas dentro de um prazo de cinco anos, a partir dos anseios da comunidade acadêmica. A participação da comunidade é assegurada por lei.

 

Estatuto e Regimento Geral

Responsável por definir a Instituição a partir do reconhecimento de suas finalidades, características e objetivos, o Estatuto apresenta aspectos que devem orientar todas as ações institucionais, além de estabelecer a estrutura organizacional básica da Instituição. O Regimento Geral, por sua vez, deve detalhar essa estrutura, apresentando todas as unidades e definindo as atribuições e as estruturas operacionais relacionadas à comunidade acadêmica, aos regimes didático-científicos e ao patrimônio.

 

Todo o detalhamento das ações pode ser consultado na metodologia do documento.

 

Diretoria de Comunicação/Reitoria.

Fim do conteúdo da página