Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > “Refugiados do Clima”: Curta-Metragem transmitido durante a 21º SNCT, chama atenção para a crise ambiental e reflete sobre futuro
Início do conteúdo da página
Imprensa

“Refugiados do Clima”: Curta-Metragem transmitido durante a 21º SNCT, chama atenção para a crise ambiental e reflete sobre futuro

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2024, 09h29 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 12h52

O curta-metragem já está disponível no canal do YouTube da Bromo Produções

imagem sem descrição.

Na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília, um curta-metragem se destacou por seu impacto e relevância. Durante a tarde de 9 de novembro de 2024, o curta-metragem “Refugiados do Clima“, produzido por estudantes do campus IFG Águas Lindas – GO, ficou exposto no evento realizado no Museu Nacional da República. O curta-metragem explora um futuro onde as consequências do desmatamento e da destruição dos biomas se tornam insustentáveis, criando uma nova classe de desabrigados: os refugiados climáticos. Em um mundo onde a crise ambiental afeta a vida cotidiana e coloca em risco a sobrevivência da humanidade, o curta busca conscientizar o público sobre a urgência de medidas para preservar o meio ambiente.

Para Leonardo, roteirista do projeto, a criação de “Refugiados do Clima” teve importância pessoal e acadêmica. “Nosso campus é voltado para o meio ambiente e a saúde, e mesmo com desafios de estrutura, percebemos a necessidade de abordar essa questão“, explica Leonardo. Inspirado pela realidade alarmante e pelos recentes relatórios científicos que apontam para um futuro de escassez e refugiados climáticos, ele buscou no roteiro transmitir um alerta. “Fizemos pesquisas e vimos que, se nada for feito, em algumas décadas o planeta estará em uma situação tão degradada que será impossível de viver”.

Anne Beatriz, que interpreta Gina no curta, falou sobre a experiência emocional de viver essa personagem. “Foi muito importante para mim. Gina representa uma adolescente em um cenário quase apocalíptico, com medo do futuro, do desconhecido e de perder aqueles que ama. Acredito que isso toca especialmente os jovens, que hoje enfrentam a ansiedade e o medo sobre o futuro do planeta.” A abordagem, segundo Anne, foi pensada para dialogar com o público jovem, despertando empatia e senso de responsabilidade.

A professora Mariana Magalhães, responsável por acompanhar e orientar os estudantes, destacou a importância de apresentar o curta na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Estamos honrados em participar desse evento e em promover uma conscientização sobre a conservação do meio ambiente. Sabemos o quanto é essencial que a sociedade entenda a importância da nossa biodiversidade e busque soluções sustentáveis para a crise climática“. Ela também ressaltou o papel da educação científica na formação dos jovens. “Educação pública de qualidade faz uma diferença enorme na vida das pessoas, e essa produção é uma prova do potencial dos nossos alunos“.

O reconhecimento e a receptividade do curta-metragem têm sido marcantes. O projeto foi exibido no evento da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), no próprio campus de Águas Lindas, em 23 de outubro, e durante a mostra audiovisual do Festival de Artes na Cidade de Goiás, no dia 29 de novembro de 2024. Além disso, o curta está disponível no YouTube, ampliando seu alcance e possibilitando que mais pessoas reflitam sobre o tema. Como um grupo independente dentro do IFG Águas Lindas, os estudantes demonstraram uma enorme capacidade criativa e uma iniciativa admirável em promover a conscientização ambiental por meio da arte.

Refugiados do Clima” tem um oferecimento da Bromo Produções, produtora independente e criada pelos estudantes e é, portanto, mais do que um alerta, é um apelo à ação, especialmente dirigido aos jovens, que são os mais afetados pelo futuro que a humanidade está criando. Em um cenário onde o planeta enfrenta um ponto crítico de degradação ambiental, a produção busca despertar uma nova consciência sobre a preservação do planeta e a urgência em mudar o curso atual antes que seja tarde demais.

 

Confira na íntegra o curta-metragem Refugiados do Clima.

 

Fonte: Site do SNTC com informações do Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página