Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Evento reúne pesquisadores do Brasil, do Reino Unido e da Alemanha no Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página
Internacional

Evento reúne pesquisadores do Brasil, do Reino Unido e da Alemanha no Câmpus Goiânia

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 16h19 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 11h56

Os estudiosos integram grupos de pesquisa com foco na agricultura familiar e orgânica e produção de biogás

Professora da University College London (Reino Unido), Luiza Campos, falou sobre o projeto  WWEF – Nexus na abertura do evento, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.
Professora da University College London (Reino Unido), Luiza Campos, falou sobre o projeto WWEF – Nexus na abertura do evento, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

Pesquisadores do Brasil, Reino Unido e da Alemanha que integram projeto com foco em modelos integrados para pesquisas com água, resíduo, energia, alimento para a agricultura familiar e orgânica e para a produção de biogás estiveram reunidos na manhã de hoje, 1º de abril, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, na abertura do Workshop WWEF-NEXUS e 7º Encontro Brasil – Alemanha para a Produção Sustentável no Cerrado: Biogás. O evento, que ocorre de 1 a 4 de abril, é organizado por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias de Processos Sustentáveis (Nuptecs) do IFG – Câmpus Goiânia, da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Centro Vocacional Tecnológico Apinajé da UFG, da University College London (Reino Unido) e da Universidade de Ciências Aplicadas de FH Aachen (Alemanha).

O evento é uma das ações que integram o projeto internacional WWEF – Nexus de título: “Modelo de sistema integrado Água-Resíduo–Energia–Alimento para comunidades rurais e orgânicas promovendo sustentabilidade no Brasil (A water- waste-energy-food model for rural communities and organic farming sustainability in Brazil)”. A edição deste ano do evento é uma continuidade dos workshops do projeto, que foram realizados no ano passado, com uma edição em maio de 2018 no Câmpus Goiânia do IFG  e em dezembro, na University College London

Na abertura do evento, a professora e coordenadora da pesquisa na University College London, Luiza Campos, que é brasileira e estudou na antiga Escola Técnica Federal de Goiás, falou sobre a Universidade do Reino Unido e apresentou o desenvolvimento e os resultados do projeto, que tem como foco pesquisas destinadas à promoção da agricultura familiar e orgânica no Brasil.

Segundo a professora Luiza Campos, as pesquisas realizadas no projeto WWEF – Nexus visam reunir pesquisadores de Goiás e do Reino Unido, para a promoção da sustentabilidade rural no Brasil, do agronegócio sustentável junto aos pequenos produtores e também busca contribuir com a Lei Brasileira nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica no país, com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável e alimento para todos. Em sua exposição, a professora Luiza Campos destacou ainda a atenção dos pesquisadores envolvidos no projeto em enfatizar os estudos na atuação de mulheres e jovens, compreendendo-os como sujeitos essenciais para a promoção da agricultura orgânica e familiar no Brasil.

O projeto internacional WWEF – Nexus é fomentado pelo British Council, com recursos do Programa Newton Fund: Institucional Links, e teve início em abril de 2018, com prazo para ser desenvolvido em 24 meses e conclusão prevista para março de 2020. Em Goiás, o gerenciamento desses recursos é operacionalizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

No Brasil, o projeto WWEF – Nexus é coordenado pelos professores do Câmpus Goiânia do IFG, Joachim Werner Zang e Warde Antonieta da Fonseca – Zang e pelo professor da Escola de Agronomia da UFG, Wilson Mozena. Do Reino Unido, participam as pesquisadoras da University College London, Luiza Campos, Aiduan Borrion e Priti Rarikh, Diego Veja, do Leap micro AD de Londres e mais dois professores da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE), em Bristol, Darren Reynolds e Steven Joshua.

Para este ano, os pesquisadores almejam desenvolver um protótipo de uma tecnologia que possa ser aplicada na agricultura familiar, um livreto educativo e um site. Eles pretendem também realizar cursos de treinamento e elaborar vídeos educacionais dentro do projeto.

Produção de Biogás

Professora da Universidade de Ciências Aplicadas de FH Aachen (Alemanha), Isabel Kuperjans, falou sobre as pesquisas com biogás, na abertura do evento.
Professora da Universidade de Ciências Aplicadas de FH Aachen (Alemanha), Isabel Kuperjans, falou sobre as pesquisas com biogás, na abertura do evento.

 

A programação do evento contempla ainda o 7º Encontro Brasil – Alemanha para a Produção Sustentável no Cerrado: Biogás, com a presença de pesquisadores da Universidade alemã de Ciências Aplicadas de FH Aachen. Na abertura do encontro, a coordenadora e professora do Nowun - Institut da Universidade de Ciências Aplicadas de FH Aachen, Isabel Kuperjans, apresentou a universidade alemã e discorreu sobre as pesquisas que envolvem Brasil e Alemanha para a produção de biogás.

No evento, estiveram presentes também os pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de FH Aachen, Kevin Hoffstadt e Svea Paulsen e representantes de empresas teuto-brasileiras e nacionais alinhadas à produção de biogás. A parceria entre pesquisadores da Universidade alemã e do IFG – Câmpus Goiânia é fruto de acordo de cooperação científica firmado entre as duas Instituições em 7 de julho de 2017.

A abertura do evento, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, contou ainda com a apresentação da Banda Sinfônica Nilo Peçanha do IFG, integrada por estudantes de Música do Câmpus Goiânia. Sob a regência do professor Marcelo Labrada, a banda apresentou os hinos do Reino Unido, da Alemanha e do Brasil.


Cooperação Interinstitucional

A diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, Maria de Lourdes Magalhães, saudou os participantes do evento e, em seu discurso, frisou a importância de pesquisas voltadas para a conservação do meio ambiente, a busca pela equidade social, ao atendimento das necessidades e interesses das pessoas e da cultura local. “Acredito que esse evento irá contribuir para trocas de experiências e relatos das realidades vivenciadas pelas comunidades rurais e orgânicas, com objetivo de torná-las mais sustentáveis”, destacou a diretora-geral.

Em nome da organização do evento, o professor da Escola de Agronomia da UFG, Wilson Mozena, em seu discurso, resumiu a importância desse projeto ao possibilitar conexões, reunindo esforços de instituições e de pessoas para o desenvolvimento local: “principalmente pensando numa agricultura sustentável, para agricultura familiar de base agroecológica é uma tarefa interessante. E o Nexus envolve água, resíduos, alimentos e energia, que são temas importantes hoje para o desenvolvimento humano e são grandes desafios envolvendo a questão ambiental, a questão energética e o futuro que a gente pensa para o mundo”, ressaltou o professor da UFG.

A Fapeg, que é uma instituição parceira no projeto, também esteve presente no evento, com a participação do presidente da Fundação, Robson Domingos Vieira. Em seu discurso, o presidente pontuou que é um egresso da Instituição e destacou a relevância das pesquisas aplicadas, como essa realizada pelo projeto WWEF-NEXUS, devido aos resultados com impactos social e econômico, além de promover o intercâmbio de pesquisadores. “Esse projeto é extremamente estratégico para o estado de Goiás. Nós temos que manter esse tipo de parceria. Na última reunião do Confap, essa parceria foi estendida. Então, a gente vai abrir novas chamadas este ano para pesquisadores submeterem novas propostas para essa cooperação internacional", disse o presidente da Fapeg.

Programação

A programação do Workshop WWEF-NEXUS e 7º Encontro Brasil – Alemanha para a Produção Sustentável no Cerrado: Biogás prossegue na tarde desta segunda-feira, 1, com atividades na Escola de Agronomia da UFG, no câmpus Samambaia, em Goiânia.

Ainda na programação do evento, os pesquisadores participarão de visitas técnicas e as atividades seguem até o dia 4 de abril. Consulte a programação.

Saiba mais sobre o evento.

Confira mais fotos do evento na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook.

Pesquisadores do Brasil, do Reino Unido e da Alemanha reunidos no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.
Pesquisadores do Brasil, do Reino Unido e da Alemanha reunidos no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página