Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Projeto Reitoria nos Câmpus chega ao Câmpus Goiânia para dialogar com a comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página
Gestão

Projeto Reitoria nos Câmpus chega ao Câmpus Goiânia para dialogar com a comunidade acadêmica

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 12h55 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 08h30

Até o dia 27 de setembro, a equipe da Reitoria do IFG promove reuniões com os estudantes e servidores do Câmpus Goiânia

Projeto Reitoria nos Câmpus começou na manhã desta segunda-feira, 25, com reunião com  estudantes dos cursos técnicos integrados do Câmpus Goiânia, no Teatro do IFG.
Projeto Reitoria nos Câmpus começou na manhã desta segunda-feira, 25, com reunião com estudantes dos cursos técnicos integrados do Câmpus Goiânia, no Teatro do IFG.

Nesta semana, de 25 a 27 de setembro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebe o Projeto Reitoria nos Câmpus. A ação, organizada pela Reitoria do IFG, tem por objetivo promover o diálogo entre os dirigentes da Reitoria do IFG e a comunidade acadêmica para uma gestão mais democrática e participativa. O Câmpus Goiânia é a terceira unidade do IFG a receber a visita itinerante da Reitoria nos câmpus neste ano.

A programação do Projeto Reitoria nos Câmpus – Câmpus Goiânia começou na manhã desta segunda-feira, 25, com uma reunião, no Teatro do IFG, entre dirigentes da Reitoria e os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia. Além da reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, participaram também do encontro com os estudantes os seguintes gestores da Reitoria: o pró-reitor de Extensão do IFG, professor Willian Batista dos Santos; o pró-reitor de Administração do IFG, Diego Silva Xavier; a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do IFG, Sandra Abadia Ferreira; o diretor Executivo do IFG, Tauã Carvalho de Assis; o Pró-reitor de Ensino em substituição e diretor de Gestão Acadêmica do IFG, Vinicius Sousa Ferreira; a diretora de Políticas em Educação Básica e Superior, professora Karla Ferreira Dias Cassiano; a diretora de Educação a Distância do IFG, Helen Betane Ferreira Pereira; a Diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Fabrícia Umeno Ferreira; e a Assessora de Relações Institucionais do IFG, Gerley Lopes Cardoso.

Durante três dias, a equipe da Reitoria do IFG realizará reuniões com os segmentos discentes, docentes e técnico-administrativos do Câmpus Goiânia até o dia 27 de setembro. Na primeira reunião com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na manhã desta segunda-feira, alguns alunos apontaram questões relevantes e necessárias, como a criação de um restaurante universitário no Câmpus Goiânia, a maior oferta de veículos para a viabilização de visitas técnicas e também sobre outros assuntos que envolvem a assistência estudantil e o acolhimento aos estudantes e a necessidade de outros espaços de diálogo com a gestão do IFG.

Algumas alunas do curso técnico integrado em Instrumento Musical e integrantes da coordenação-geral do Grêmio Estudantil do Câmpus Goiânia entregaram uma carta à Reitora do IFG em que o coletivo reivindica a criação de um restaurante universitário no Câmpus Goiânia.

 

Orçamento

A respeito do restaurante universitário no Câmpus Goiânia, a reitora do IFG, professora Oneida Irigon, disse que há o projeto de criação desse espaço, cujo valor é de cerca de R$ 10 milhões. Entretanto, ela esclareceu que a Instituição carece de orçamento para investimentos em obras e aquisição de equipamentos, mas há uma expectativa positiva da gestão para a obtenção de recursos financeiros extraorçamentários a serem destinados à obra.

O pró-reitor de Administração do IFG, Diego Silva Xavier, esclareceu que o orçamento 2023 do IFG para investimentos (obras e aquisição de equipamentos), previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), é de cerca de R$ 680 mil reais para atender as demandas dos 14 câmpus do IFG. “É um orçamento insuficiente para a gente atender tudo. O prédio de assistência estudantil no Câmpus Goiânia está orçado em quase 10 milhões de reais. Então, isso é insuficiente e temos também as demandas de outras unidades. São seis unidades do IFG que hoje não possuem essa estrutura tão importante, como é o restaurante. Além disso, temos as demandas das obras inacabadas”, comentou o pró-reitor de administração do IFG. Nesse sentido, ele ressaltou que o orçamento para investimentos nos câmpus do IFG tem sido angariado mediante recursos extraorçamentários junto a parlamentares e ao Ministério da Educação.


Gestão participativa
A reitora do IFG, professora Oneida Irigon, esclareceu que o Projeto Reitoria nos Câmpus é uma das ações, dentre outras, que visa fortalecer o diálogo com a comunidade acadêmica. Além desse projeto, a reitora do IFG disse prever a criação de outros espaços: “Nós temos a intenção de termos outros canais também de comunicação com vocês, com os estudantes, que não sejam só nos momentos de reuniões. Nós estamos discutindo, vamos levar para o Colégio de Dirigentes, apresentar e vamos estabelecer outros espaços, outras ferramentas de comunicação”, destacou a reitora do IFG.

A respeito da maior participação dos estudantes junto à gestão do IFG, o pró-reitor de Extensão, professor Willian Batista dos Santos, acrescentou outras iniciativas já realizadas, como a promoção de eventos e do Seminário de Assistência Estudantil. Além disso, a Reitoria do IFG almeja estabelecer uma maior proximidade com as agremiações estudantis existentes nos câmpus do IFG. “Hoje o que nós temos dedicado a máxima atenção é em fortalecer a autonomia das entidades estudantis nos câmpus. O objetivo é dialogar com vocês, estudantes, para que possam planejar as ações das entidades estudantis”, ressaltou o pró-reitor de Extensão do IFG.

A diretora de Educação a Distância do IFG, Helen Betane Ferreira Pereira, convidou os estudantes a participarem do 1º Ciclo Formativo do IFG com o tema "As relações contemporâneas e a construção de uma cultura de bem-estar na escola". As temáticas a serem abordadas vão auxiliar a comunidade acadêmica do IFG a refletir sobre as questões que circundam os atos de violências nas escolas, com foco na construção de uma cultura de bem-estar nos câmpus do IFG.

A programação do 1º Ciclo Formativo do IFG, que será transmitida pelo canal da EAD/IFG no Youtube (https://www.youtube.com/@EaDIFGoficial), iniciará nesta terça-feira, 27 de setembro, às 15 horas, com a palestra: “O lugar social da escola na formação e na vida dos estudantes”.

As reuniões do Projeto Reitoria nos Câmpus continuam nesta segunda-feira, 25, com os estudantes do Câmpus Goiânia nos seguintes horários:

 Projeto Reitoria nos Câmpus - Câmpus Goiânia

25 de setembro – Teatro do IFG

Tarde

- Reunião com Estudantes dos Cursos Superiores de Licenciatura - Das 14h30 às 16h15
- Reunião com Estudantes dos Cursos de Pós-Graduação -Das 16h30 às 18h

Noite

- Reunião com Estudantes dos Cursos EJA e Cursos Subsequentes - Das 19h às 20h30
- Reunião com Estudantes dos Cursos Superiores- Das 20h45 às 21h45

Até esta quarta-feira, dia 27 de setembro, serão realizadas outras reuniões entre a equipe da Reitoria do IFG e mais professores, técnicos-administrativos e gestores do Câmpus Goiânia pelo Projeto Reitoria do IFG nos Câmpus.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página