Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > 4ª Turweek inicia com celebração aos 10 anos do Bacharelado em Turismo do Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página
EVENTO

4ª Turweek inicia com celebração aos 10 anos do Bacharelado em Turismo do Câmpus Goiânia

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 15h36 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 19h16

Evento da área de Turismo e Hospitalidade recebeu presidente da Goiás Turismo e debateu desafios que o estado enfrenta nessa área

Estudantes e egressos do curso de Turismo do Câmpus Goiânia durante a palestra de abertura da Turweek, ministrada pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral
Estudantes e egressos do curso de Turismo do Câmpus Goiânia durante a palestra de abertura da Turweek, ministrada pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral

A Semana de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, a Turweek, iniciou sua programação na noite da última segunda-feira, 6 de novembro, no Teatro da Instituição. O evento trouxe em sua palestra de abertura o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Borges Amaral, que abordou as tendências do turismo no estado e a importância da formação na área. A Turweek, que celebra também os 10 anos do curso de Bacharelado em Turismo do câmpus, segue até o dia 10 de novembro com diversas atividades para os públicos interno e externo ao IFG. As inscrições ainda podem ser realizadas pelo Sugep.

Em sua fala, Fabrício Amaral recordou sua trajetória, que iniciou enquanto advogado, até chegar à Goiás Turismo, pasta responsável pela área no governo estadual. Ele contou com foi o convite para atuar como co-autor da Lei 11.771 de 2008, considerada a ''Lei Geral do Turismo''. Amaral parabenizou o IFG por ser responsável pela formação na área de Turismo e Hospitalidade e salientou a necessidade desses profissionais para alavancar o mercado em Goiás. Segundo ele, dentro da própria Goiás Turismo, são poucos os profissionais que possuem formação nessa área e agradeceu a presença de estagiários e egressos, formados em Turismo pelo Câmpus Goiânia, que hoje atuam ao seu lado na secretaria.

Amaral falou também sobre a necessidade de Goiás se organizar, em termos de periodicidade e infraestrutura, para que o atrativo turístico não ocorra de forma segmentada e tenha uma continuidade. Como exemplo, ele citou o Caminho de Cora Coralina – trilha de longo curso, em homenagem à poetisa goiana, que liga as cidades goianas de Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás em seus 300 km de extensão.

O evento esse ano tem como tema “Rotas do Turismo em Goiás” e objetiva discutir trajetórias e as principais tendências do turismo no estado, além de despertar um novo olhar do trade turístico e das comunidades interna e externa para os cursos da Área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia. “Os pilares centrais desse evento são tendências do turismo relacionadas às inovações tecnológicas e a construção de roteiros contemplando os atrativos de Goiás. A intenção, a proposição foi criarmos para nosso estado como vendê-lo, priorizando questões de produtos feitos pelo nosso estado, valorizando a área de queijos, vinhos, a própria gastronomia que serão temas das palestras dos próximos dias. Também os aspectos naturais e culturais do nosso estado”, comentou a coordenadora do evento, professora Lisandra Lavoura Passos.

Com foco em reunir as comunidades interna e externa, além de atrair os egressos da área para os debates, a Turweek recebeu elogio da gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, professora Fabiane Costa Oliveira. “Esse evento é fundamental para a integração entre ensino, pesquisa e extensão”, disse a docente.

A programação completa segue até o dia 10 de novembro e pode ser conferida aqui.

 


Mesa diretiva de abertura foi composta pelo coordenador do Bacharelado em Turismo, Leonardo Ravaglia; pela gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fabiane Costa Oliveira; pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas 1, Rafael Borges; e pela coordenadora do evento, Lisandra Lavoura Passos.  

 

Uma década do Bacharelado em Turismo

A abertura da 4ª Turweek foi um momento de comemorar os 10 anos de existência do Bacharelado em Turismo do Câmpus Goiânia. Contudo, a história da Instituição com a área é mais antiga. Ainda nos anos 2000, enquanto Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO), foram ofertados os cursos superiores em Tecnologia em Gestão Turística, Planejamento Turístico, Gestão de Turismo, Gestão Hoteleira, Hotelaria. “Esses cursos começaram a ser extintos justamente para dar lugar ao nosso Bacharelado em Turismo hoje, que neste ano completa 10 anos”, complementou o coordenador do curso, o professor Leonardo Ravaglia.

Como lembrou o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas 1 do câmpus, professor Rafael Borges, o Bacharelado em Turismo do IFG é um dos dois cursos na área ofertados em Goiás, sendo o único na região metropolitana de Goiânia.

O momento foi para relembrar a trajetória da Instituição com a área de Turismo e Hospitalidade e também para agradecer a contribuição de servidores docentes e técnicos-administrativos que se empenharam para que hoje o Câmpus conte com o curso técnico integrado na modalidade educação de jovens e adultos em Gastronomia (antigo EJA Cozinha), com o Bacharelado em Turismo e com a pós-graduação em Gestão de Serviços de Hospitalidade. De acordo com o professor Leonardo Ravaglia, a contribuição do Câmpus Goiânia na formação profissional nessa área ainda se expande com a oferta de cursos de formação inicial e continuada (fic), contemplando a parte de extensão.

Tendo isso em vista, o docente ressaltou ainda que a Turweek não é um evento exclusivo do Bacharelado em Turismo, mas sim de todos esses cursos que, juntos, enriquecem e são responsáveis pela área de Turismo e Hospitalidade no câmpus.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página