Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > Quarta edição da festa atraiu alunos, servidores, familiares e egressos
Início do conteúdo da página
IV IFESTEJO

Quarta edição da festa atraiu alunos, servidores, familiares e egressos

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 18h26 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Festa aconteceu no último sábado e possibilitou a confraternização da comunidade acadêmica no encerramento do primeiro semestre

imagem sem descrição.

A quarta edição da tradicional festa caipira do IFG Câmpus Goiânia Oeste ocorreu no último sábado, dia 06. O IV IFestejo contou com a participação dos discentes, docentes, técnicos-administrativos, terceirizados e também egressos do câmpus. Com início às 18h, a festa encerrou quase às 23h com a venda de praticamente todos os produtos alimentícios ofertados pelos alunos nas barraquinhas do arraiá. Além da confraternização entre os membros da comunidade acadêmica e os amigos e familiares convidados para participar da festança, a festa contou também com a apresentação e animação da Quadrilha Profissional Tradição e Ritmo e da Quadrilha Maluca, organizada pelos discentes dos cursos técnicos em período integral.

“O IFestejo é um importante momento de confraternização, ele permite a integração universitária, o convívio social entre acadêmicos, docentes, técnicos, familiares, a comunidade como um todo. É também o fechamento e a consolidação do trabalho realizado no câmpus no primeiro semestre. Agradecemos todos que organizaram, participaram e também aos integrantes da Quadrilha Tradição e Ritmo. Foi uma linda apresentação que trouxe um significativo resgate cultural com a demonstração de diferentes ritmos e danças brasileiras”, afirmou Ubaldo Eleutério da Silva, professor e diretor do IFG Câmpus Goiânia Oeste.

Para Bianza Zagonel, aluna do terceiro ano do curso técnico em Vigilância em Saúde, a cultura adquirida a cada edição da festa com a apresentação das quadrilhas profissionais convidadas é um grande benefício do IFestejo: “As quadrilhas que eles trazem pra gente são maravilhosas, trazem muitas coisas da cultura nordestina, da cultura brasileira, a vestimenta, as músicas. Todo ano as turmas dos cursos técnicos se organizam e montam também uma quadrilha diferente. O IFestejo é muito bom, ele colabora muito com a nossa formatura e marca a nossa trajetória no IFG. Por meio da festa a gente pode também mostrar para as pessoas, para os convidados, quem somos, porque o nosso curso é um curso recente, podemos mostrar que o curso de vigilância em saúde existe, podemos trazer as pessoas para cá e mostrar que estudar aqui é maravilhoso”.

“O IFestejo é um momento muito esperado pelos nosso alunos, pela nossa comunidade, então o envolvimento da coordenação, dos servidores é essencial. Todos acabam se envolvendo bastante, ajudando, cada um faz uma parte, ajuda no que pode e no final o resultado é esse, essa linda festa. O IFestejo é um momento de integração também, a gente aproveita essa oportunidade para realmente estar mais junto da comunidade, dos nosso alunos e familiares. Além disso, é um momento de respirar o encerramento do semestre. E tudo isso é muito valioso”, comentou Fabiana Lopes dos Santos, professora e coordenadora do Curso Técnico em Vigilância em Saúde.

Para a professora e gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão, Charlise Fortunato Pedroso, o IFestejo é uma festa de extrema importância para marcar o encerramento do primeiro semestre letivo: “Uma vez que a festa reuni todos os professores, discentes, técnicos-administrativos, terceirizados ela é um momento muito feliz e necessário de confraternização com todo mundo, de união, de finalização do semestre. A iniciativa de organizar o IFestejo nesse ano de 2019 foi um desafio, mas na minha opinião um desafio vitorioso porque a alegria do pessoal é notória. Foi uma iniciativa muito feliz ter administrado esse IFestejo, com a colaboração e organização de todos deu tudo certo, a festa foi um sucesso”.

“Eu acho bem importante a confraternização da festa para descontrair um pouco, sair um pouco da rotina, a gente vem aqui, se diverti. Todo mundo trabalha também, as barraquinhas estão bem organizadas, cada um vendendo a sua particularidade, as pessoas têm uma grande variedade de comidas para comprar. Na nossa barraquinha, a gente separou as funções, as mães ficaram responsáveis por fazer o molho, alguns alunos por pesquisar preços, comprar, outros por decorar e divulgar. Todo mundo ajudou financeiramente e cada um fez uma coisa para ficar tudo bem organizado”, contou Thiago Henrique, aluno do primeiro ano do curso técnico em Análises Clínicas, que ficou responsável por fazer a identificação visual do cardápio e da barraquinha.

Mariana Assis de Andrade, aluna do segundo período do curso superior de Licenciatura em Pedagogia, participou esse ano pela primeira vez do IFestejo e considerou a festa como uma oportunidade para conhecer e interagir com os outros discentes do câmpus: “Eu achei extremamente importante para conhecer os outros alunos, porque a gente não tem contato com os alunos do Ensino Médio em tempo Integral e ter esse contato com eles foi bem legal. Em relação as barraquinhas, é uma oportunidade das turmas arrecadarem para a formatura, é um evento maravilhoso”. Outro discente que também participou pela primeira vez do IFestejo foi o intercambista tailandês, Wichaphat Sungcheen. Wichaphat afirmou não ter nada parecido com a festa junina no país dele e achou a festa "muito boa", ele experimentou as comidas típicas e assistiu animado a apresentação das quadrilhas.

Ao contrário do intercambista, o pedagogo Igor Gomes, egresso do IFG Câmpus Goiânia Oeste, participou de todas as edições do IFestejo e retornou após a formatura para prestigiar a quarta edição da festa: “Para mim foi um grande prazer estudar nessa instituição, eu considero esse lugar a minha casa, quando eu venho aqui muitas lembranças afloram. O IFestejo foi uma contribuição que ajudou muito na nossa formatura. É muito importante esse momento de participação e considero muito importante os egressos também prestigiarem”. Celma Cruvinel de Lima, técnica em enfermagem e também egressa do câmpus concorda com Igor: “É muito bom voltar pra rever os colegas, os amigos que ficaram pra trás, os professores. Fico muito feliz de ver a festa só crescendo. O IFestejo é muito importante para a gente arrecadar um dinheiro para a formatura. Agora que já formamos, a gente vem aqui pra visitar o pessoal e também ajudar os colegas que ainda vão formar”.

 

Veja mais fotos no álbum na nossa fanpage. 

 

Coordenação de Comunicação Social /IFG Câmpus Goiânia Oeste

Fim do conteúdo da página