Incentivo familiar marca cerimônia de colação de grau do curso superior de Pedagogia
Foram graduadas 17 alunas na solenidade que ocorreu ontem à noite no teatro do Câmpus Goiânia
A solenidade de colação de grau da turma 2022/2 do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi realizada na noite de ontem, dia 15, no teatro do Câmpus Goiânia. A cerimônia, que celebrou a graduação de 17 formandas, iniciou às 19h20 e foi presidida pela pró-reitora de ensino, professora Maria Valeska Lopes Viana, representando na solenidade a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon.
Além da pró-reitora de ensino, compuseram a mesa da cerimônia de colação de grau o Diretor-Geral do Câmpus Goiânia Oeste, professor Cleberson Pereira Arruda; a Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) do câmpus, professora Karinne Machado Silva; o representante da Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (CORAE) do Câmpus Goiânia Oeste , Yuri Oliveira Terra; e a coordenadora do curso superior de Licenciatura em Pedagogia, professora Suzana Lopes de Albuquerque. Estiveram também presentes na solenidade servidores do Câmpus Goiânia Oeste, familiares, amigos e convidados das formandas.
A aluna Larissa Costa Queiros fez o juramento do curso. Já a outorga de grau foi concedida em nome da turma para as discentes Fernanda Fonseca de Melo e Suslaine Alves Sales. O discurso em nome das formandas ficou a cargo da oradora, a estudante Karolline Alves Silva.
Em seu discurso, Karolline enfatizou a formação em pedagogia com ênfase no exercício social nos diversos processos educativos, que vai além das colagens e E.V.As, que proporcionou às formandas reflexões, aprimoramento do senso crítico, acolhimento, questionamentos e participação em pesquisas: “Agradeço aos nossos mestres, que não nos fizeram chegar apenas até aqui, mas ir além dos muros da escola e das nossas próprias barreiras. Como já dizia Rubem Alves ´Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas´. À vocês, professores, nossa eterna gratidão, por nos acolherem e nos fazerem voar”.
Karolline também destacou os desafios enfrentados durante o período pandêmico: “Foi um momento difícil e doloroso. Perdemos parentes, amigos, professores e colegas de classe. Tivemos que nos reinventar e nos adequar ao 'novo normal'". Emocionada, a oradora finalizou seu discurso parabenizando todas as formandas, e, em especial, sua mãe, Suslaine Alves Sales, que estava se formando juntamente com ela.
Após a fala da oradora, o diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste, professor Cleberson Pereira Arruda, dividiu o seu tempo de fala com a chefe do DAA do câmpus, professora Karinne Machado Silva, e com a coordenadora do curso, professora Suzana Lopes de Albuquerque. Na sequência, a pró-reitora de ensino, professora Maria Valeska Lopes Viana, representando na solenidade a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, proferiu seu discurso e encerrou a cerimônia.
Em seu discurso, Maria Valeska ressaltou a coincidência de ter escolhido a mesma citação de Rubem Alves que a feita pela oradora da turma e relembrou os desafios enfrentados para que a formação em pedagogia passasse a ser focada no exercício social, como também foi destacado pela aluna Karolline Alves.
Incentivo familiar
Suslaine Alves Sales e Karolline Alves Silva, mãe e filha, tiveram a experiência de graduar juntas no curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste. Karolline foi a primeira a ingressar no curso. Após um ano, foi a vez de Suslaine começar. “Ela me incentivou não somente a voltar a estudar, como também para não desistir. No primeiro dia de aula eu já quis desistir, estava tanto tempo sem estudar e quando vi o conteúdo das aulas, achei que não conseguiria acompanhar. Mas minha filha não me deixou desistir e me deu força em todo tempo para conseguir terminar”.
Outra parente que também teve um papel fundamental na graduação de mais uma formanda da solenidade de ontem, foi Ana Luíza Nascente. Ana é egressa do Câmpus Goiânia Oeste, formada no curso Técnico em Nutrição e Dietética no ano de 2020, e foi a grande incentivadora para a sua avó, a agora pedagoga Lilia Xavier Nascente, ingressar no curso.
“Eu entrei no IFG no primeiro semestre de 2018, quando fiquei sabendo do curso de Pedagogia, incentivei minha vó a tentar, e no semestre seguinte ela já estava cursando. Na verdade, toda nossa família incentivou a minha avó a retornar aos estudos, a fazer o Enem. Mais de 40 anos depois que ela tinha se formado no Ensino Médio, ela começou o curso superior, com 59 anos. Ela é um exemplo para toda a nossa família, ela não desistiu do curso, mesmo quando precisou passar pela pandemia e assistir as aulas de forma remota. No começo das aulas remotas ela teve muita dificuldade, mas logo pegou o jeito e já conseguia fazer a maioria das coisas sozinha”, lembrou Ana Luiza.
E o incentivo para investir nos estudos foi recíproco, quando chegou a vez da Ana Luiza começar um curso superior, foi a vez da vó, Lilia Xavier, apoiar e motivar a neta: “Com a entrada da minha vó no Câmpus Goiânia Oeste, nós duas nos aproximamos muito, tínhamos muitos professores em comum e muita vontade de aprender. Hoje eu faço Pedagogia na UFG por influência dela. Eu sempre quis ser professora e graças ao contato que eu tive com as matérias dela, com o que ela estava aprendendo, eu tive a certeza da minha escolha. Eu até cheguei a começar outra graduação, mas então decidi trocar de curso e minha vó foi o meu principal apoio, mesmo quando todo o resto da família era contra”.
Nós do Câmpus Goiânia Oeste do IFG parabenizamos todas as formadas, agora licenciadas pedagogas, que vocês possam continuar influenciando e mostrando para seus familiares e comunidade que voltar aos estudos compensa, que a educação faz a diferença.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.
Redes Sociais