Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > Grupo de Mulheres finaliza Oficina de Macramê
Início do conteúdo da página
CAE

Grupo de Mulheres finaliza Oficina de Macramê

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 11h59 | Última atualização em Sábado, 23 de Dezembro de 2023, 17h09

Oficina foi ofertada para alunas e servidoras do Câmpus Goiânia Oeste

imagem sem descrição.

Aconteceu na última sexta-feira, dia 23, a última aula da oficina de Macramê ministrada pela assistente social do câmpus, Clarice Gomes das Neves. Participaram da oficina alunas, servidoras terceirizadas, servidoras técnico administrativas, professoras e até a mãe de uma aluna do câmpus. A oficina faz parte das atividades organizadas pelo Grupo de Mulheres do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG), idealizado e coordenado pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do câmpus.

A oficina teve início no dia 05 de maio e contou com sete encontros, todas às sextas-feiras, das 15h às 17h, para explicar o que é a técnica, como ela pode ser utilizada e as orientações básicas para confecção das peças. “O macramê é uma técnica de tecelagem antiga, que consiste em fios trançados e atados em nós. Várias peças podem ser feitas com a técnica, suporte de plantas, bolsas, painéis, roupas e peças decorativas diversas. O objetivo do curso foi elas entenderem a aplicação do macramê e passar orientações básicas para que elas pudessem aprender a técnica e iniciar suas próprias peças, seja para venda ou para usar em casa”, explicou Clarice.

De acordo com a assistente social, a ideia do curso surgiu da procura de alunas e servidoras que viam os trabalhos de macramê expostos em sua sala e perguntavam como eles eram feitos: “Dentro desse interesse delas eu percebi que o curso poderia auxiliar essas mulheres como uma alternativa de renda”. Apesar das aulas terem sido finalizadas, Clarice continuará auxiliando as alunas do curso na produção das peças que serão expostas em um stand no IFestejo, no dia 08 de julho: “Para auxiliar na aprendizagem, gravei vídeos do passo a passo para elas treinarem e praticarem em casa. Considero que o resultado do curso foi positivo, elas conseguiram entender, pegaram muito bem. Mesmo sem as aulas, continuarei acompanhando as alunas na confecção das peças que serão expostas no nosso IFestejo”.

Cláudia Cristina de Oliveira, servidora terceirizada do Câmpus Goiânia Oeste foi uma das alunas que concluiu o curso e que já está produzindo sua peça para ser exposta no stand. “Eu apaixonei no macramê, já estou fazendo o meu segundo trabalho. Perdeu quem não aproveitou a oportunidade e não fez o curso, porque o curso foi muito bom. Antes eu tinha tentado aprender com outra pessoa o macramê, mas não deu certo. Quando a Clarice falou que ia fazer o curso eu corri pra me inscrever. É uma aula muito interessante e muito boa para quem procura uma coisa diferente para aprender. Eu tenho uma paixão por arte, artesanato, eu faço crochê, tapete de barbante. O tapete de barbante foi a única renda que eu tive durante uma época. Eu passei por uma crise muito forte de depressão e o artesanato me ajudou, eu me interessei pelo artesanato justamente por isso, para me ajudar a sair do quadro que eu estava. Eu aprendi a fazer flores de tecido, animais de biscuit, crochê. Hoje eu não tomo mais remédio, antes eu tomava, mas eu vi que não estava melhorando, então eu tomei uma decisão, eu vi que eu precisava arrumar algo pra eu sair do quadro que eu estava sem precisar tomar mais remédio e foi aí que eu comecei a fazer artesanato e ele me ajudou”, contou Cláudia.

 

Sobre o Grupo

O Grupo de Mulheres do Câmpus Goiânia Oeste do IFG foi idealizado pela Coordenação de Assistência Estudantil do câmpus e iniciou as atividades no segundo semestre de 2017. O grupo tem o objetivo de proporcionar um espaço de diálogo, troca de experiências e pertencimento para as mulheres da comunidade acadêmica do câmpus com a realização de oficinas periódicas no decorrer do ano letivo.

 

Confira aqui algumas fotos da Oficina de Macramê.

 

 Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.

 

Fim do conteúdo da página